Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2020 às 10h01min - Atualizada em 24/07/2020 às 09h58min

Hackers podem ter roubado informações sensíveis de contas do Twitter

Ataque ainda está sob investigação de organizações federais e da própria plataforma

Thiago Oliveira - Edição: Manoel Paulo
The Verge
Getty Images
O ataque hacker que atingiu 130 contas do Twitter no ultimo 15 de julho, parece ter roubado dados de pelo menos oito delas. Entre páginas de empresas e personalidades como Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos, o ataque conseguiu roubar a senha, alterar o login e publicar como se fosse os reais donos das contas.

As oito contas cujos dados mais sensíveis não pertencem a nenhuma conta verificada, os atacantes baixaram o histórico de atividades dos usuários. Com essas informações eles tem acesso a lista de tweets, seguidores, directs, entre outros conteúdos.

Utilizando de engenharia social, os hackers publicaram mensagens oferecendo dinheiro aos seguidores em troca de que eles depositassem bitcoins nas carteiras dos atacantes. A ação arrecadou o equivalente a US$ 120 mill, mais de meio milhão de reais.

“Estamos cientes da nossa responsabilidade com as pessoas que usam nosso serviço e com a sociedade em geral. Estamos envergonhados, desapontados e, mais que tudo, lamentamos”, diz o comunicado do Twitter.

A ação está sendo investigada por organizações americanas e até o momento a principal hipótese é que funcionários de médio escalão do Twitter tenham repassado informações de segurança aos hackers.

Com isso os investigadores estão mirando a vulnerabilidade nas contas da rede social e os sérios riscos a segurança de dados dos usuários mais importantes da plataforma. Ao mesmo tempo, os legisladores reclamam da pouca transparência da plataforma em relação ao incidente.

Como medida de contenção o Twitter restringiu a publicação de tweets, e em casos mais sérios impossibilitou a atualização de senha dos usuários. Em comunicado a rede social afirma que a medida que as funcionalidades vão sendo liberadas aos usuários.

Em sua conta pessoal, o chefe de produtos da plataforma lamentou: “Nossa investigação sobre o incidente de segurança ainda está em andamento, mas publicaremos atualizações do @TwitterSupport com mais detalhes em breve. Enquanto isso, eu só queria dizer que sinto muito pela interrupção e frustração que esse incidente causou aos nossos clientes.”
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »