Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2020 às 14h26min - Atualizada em 24/07/2020 às 13h57min

Na semana que o homem pisou na lua, relembre os grandes filmes espaciais

Gustavo Domingos - Revisado por Renata Rodrigues
Essa semana completou 51 anos que a tripulação do Apollo 11 chegou à lua. Com certeza a memória mais marcante desse feito é a fala do americano, Neil Armstrong. Quando o astronauta pisou no satélite e disse a inesquecível frase “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para humanidade”. A princípio, citaremos um filme que se passou antes do grande feito. Entretanto, o cinema só produziu vários filmes sobre o espaço, seja relatando histórias reais ou ficção, depois do ocorrido. Dessa forma, vamos relembrar alguns longas que se passa nesse ambiente imenso.

Destination Moon - Destino à Lua (1950)

                                                      

 
Foi o primeiro filme de ficção científica dos Estados Unidos a apresentar o tema de viagem espacial de forma realista. De certo modo, o longa se compara muito com a realidade, pois os primeiros testes falham, o governo começa a ver com maus olhos esse investimento, mas a corrida espacial contra outros países, gera o entusiasmo para as tentativas de pousar na lua. Ademais, os recursos visuais obviamente estão datados e ultrapassados, porém não tira o valor que a obra abrangeu na época. O filme venceu o Oscar de melhor efeito especial e marcou aquela década de muita tensão entre americanos e soviéticos.

2001: A Space Odyssey - 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

                                                      

Considerado a obra-prima do diretor Stanley Kubrick, o longa é celebrado tantos por críticos como pelos fãs do diretor. No entanto, o meu conselho para quem vai se aventurar nesse filme é que esteja descansado e disposto a ver. Uma vez que o filme é longo, com poucos diálogos, ficando o show para os efeitos especiais e sonoros impecáveis. Ademais, é baseado no livro homônimo de Arthur C. Clarke, na obra consta temas como, exploração espacial, vida extraterrestre, descobrimento das suas origens, evolução da humana, paralelo de tempo e inteligência artificial, tudo isso em uma viagem pelo espaço, na qual, leva o espectador da pré-história até um infinito universo. 

Alien - Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

                                                        

À primeira vista, o terror crescia na década de 70 com grandes filmes como "O Exorcista" e "O Massacre da Serra Elétrica", mas fazer um filme dessa tema no espaço era inovação. Diante disso, as chances de ser um fracasso eram grandes, porém o diretor Ridley Scott levou para o público um excelente trama. O suspense percorre todo o longa, há uma atmosfera claustrofóbica pelo fato de estarem no espaço, ou seja, não há para onde ir. Além disso, cortes secos e ótimos efeitos sonoros acrescentaram muito na obra. Vale ressaltar, as boas atuações dos atores, especialmente da Sigourney Weaver, fazendo seu nome como a eterna Tenente Ripley.

Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back - Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca (1980)

                                                       

Talvez a franquia com o maior número de fãs do cinema. De antemão, Star Wars é sem dúvida um grande marco na história da sétima arte, por isso não poderia falta nessa lista. Os filmes se passam no espaço, vários planetas, seres diferentes e a clássica luta do bem contra o mal. Por fim, deixou salientado o capítulo V, pois vejo como o ápice do universo Star Wars, nele os confrontos entre as forças tomam novos rumos, envolvendo questões familiares. 
 
2010 - 2010: O Ano em que Faremos Contato (1984)

                                               


Para aqueles que ficaram com muitos questionamentos em relação ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, existe uma continuação. Logo, algumas explicações são dadas de forma mais claras, outras nem tanto, mas é um bom filme para tentar entender um pouco mais o antecessor. Por outro lado, Stanley Kubrick não retornou como diretor e prefere não ter relação com a obra, porém o filme é válido já que continua a história de Arther C. Clarke. Em suma, pelo pouco sucesso, muitas pessoas não sabem nem da existência dessa continuação, no entanto, considero um filme a parte bom, o clima é de guerra fria e a nave parte com americanos e soviéticos, talvez desviando um pouco o foco, mas gerando diálogos constantes, o que pouco teve no longa anterior.

Aliens - Aliens, O Resgate (1986)

                                                       


Normalmente as continuações de filmes descem o nível, porém se tratando desse filme, pode-se dizer que o segundo é tão bom quanto o primeiro. Dessa vez a direção fica para James Cameron, agregando demais em aspectos de efeitos especiais e sonoros. Fazendo um comparativo entre os dois filmes, um fica mais no suspense e terror, já no citado agora tem muitas cenas de ações, explosões e sentimentos a mil.  Sigourney Weaver retorna como a Tenente Ripley e de quebra ganhou uma indicação ao Oscar. Ademais, o longa recebeu sete indicações, vencendo duas de efeitos especais e edição de som.

Total Recall - Vingador do Futuro (1990)

                                                      


Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone no espaço, especificamente em Marte, lutando contra a corporação que domina o planeta vermelho. Ação, ficção científica e um pouco de humor, faz esse filme uma delícia para ser visto. Vale lembrar que, na época foi dos filmes mais caros a serem produzidos, por aí já percebemos o quanto o astro austro-americano estava em alta e com moral. Por fim, o longa recebeu três indicações ao Oscar, vencendo a de melhores efeitos visuais.

Alien 3 - Alien 3 (1992)

                                                       


A missão de continuar a saga ficou para o diretor David Fincher. Como resultado, não chegou perto dos dois primeiros filmes, apesar de manter uma mistura entre ambos, uma vez que suspense, terror e ação são constantes no filme. Ao mesmo tempo, o alien produzido em CGI ficou péssimo, diminuindo bastante a qualidade do filme e o medo em relação à criatura. No entanto, ainda é um bom filme a ser visto, além de contar com a Sigourney Weaver no papel principal, há algumas revelações sobre o trama e cenas épicas.

Apollo 13 - Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995)

                                                       


Na década de 90, o governo dos Estados Unidos estavam sem motivos para continuar investindo em viagens especiais. Entretanto, em 1995 é lançado um filme sobre a NASA, tendo grande impacto no público. O longa conta com Tom Hanks no papel principal, o ator vinha de dois Oscars como melhor ator e chamava muito o público, facilitando a venda do filme. Ademais, é um ótimo filme, na época foi um grande feito retratar um história real e emocionante nas telas, não foi a toa que recebeu nove indicações ao Oscar, vencendo a de melhor edição e melhor som. Outro detalhe é a apreensão durante todo o filme, mas o título em português da um certo spoiler para o telespectador, além claro da inesquecível frase de Tom Hanks "Houston, we have a problem".

Contact - Contato (1997)
 
                                                       


Com Jodie Foster e Matthew McConaughey dando show de atuação, excelentes efeitos visuais e grande mistério durante todo o filme, Contato deve ser visto. O longa é uma adaptação do livro homônimo de Carl Sagan, na qual, leva ao público questões de comunicação e existência de vidas extraterrestres. Ademais, um grande trunfo do filme é o questionamento que o final deixa em seus espectadores, além de prendê-los até o último minuto para descobrir a verdade sobre o trama.

Starship Troopers - Tropas Estelares (1997)

                                                         


Além de ação, terror, suspense e histórias reais, não poderia faltar uma boa comédia no espaço. “Tropas Estelares” mistura ação, romance e uma boa comédia, na qual, soldados precisam derrotar grandes aracnídeos que causaram a destruição de Buenos Aires. De fato os críticos detestaram o filme, no entanto, os anos em Home Video o tornaram um filme cult, repleto de fãs e um clássico a ser visto em qualquer tempo.

Armageddon - Armageddon (1998)

                                                       


Perto da virada do milênio, virou uma febre fazer filmes de desastres naturais e o fim do mundo. Em “Armageddon” a lógica passa longe, mas é um grande filme com Bruce Willis no papel principal e um bom elenco sendo sua equipe. Sem dúvida alguma a emoção faz parte do filme, com a eterna música do Aerosmith “I Don’t Want To Miss a Thing”, o longa é uma daquelas obras que a música é tão lembrada quanto o filme. Foi indicado a quatro Oscars, incluindo melhor canção original.

Galaxy Quest - Heróis Fora de Órbita (1999)

                                                       


Voltando para comédia, esse longa é ótimo para dar risadas, considerado uma paródia de “Star Trek”, “Heróis Fora de Órbita” é um clássico da década de 90. Basicamente no filme, Os integrantes de uma série de sucesso de ficção-científica são confundidos por alienígenas como heróis de verdade e, a partir daí, uma sequência de ação e comédia une um elenco excelente em várias aventuras engraçadas pelo espaço.

Star Trek - Star Trek (2009)

                                                       

Após anos de série e pedidos de fãs para torna-se um filme, em 2009, com direção de J.J. Abrams, o sonho foi realizado. Abordo da nave Enterprise, a tripulação explora os mistérios do universo com muita ação, efeitos sonoros e visuais fantásticos e uma grande aventura. Ademais, para quem falava que não ia dar certo, o longa foi um sucesso de bilheteria e rendeu continuações, sem dúvida uma boa ficção no espaço.

Moon - Lunar (2009)

                                                      


“Lunar” é o filme que se mostra simples do início e depois começa um grande suspense, e um ótimo plot twist. O longa retrata um homem que terá que trabalhar por três anos no lado escuro da lua e sua única companhia é um robô. Ademais, o filme é intrigante e questionador, deve ser assistido pois é um grande filme não só de espaço, mas de como o ser humano consegue-se manter mentalmente bem estando sozinho.

Prometheus - Prometheus (2012)

                                                        


Ridley Scott retorna para franquia Alien, porém, dessa vez faz um prequel. Contando as origens dos xenomorfos e da própria humanidade, o longa é repleto de questões filosóficas interessantes. De modo geral, foi um sucesso de bilheteria, no entanto em relação aos fãs da série, não chegou perto dos dois primeiros. Mesmo assim teve uma continuação anos depois, fechando até o momento o universo Alien.

Gravity - Gravidade (2013)

                                                           


Com dez indicações e vencendo sete categorias, “Gravidade” foi um enorme sucesso tanto na crítica, quanto na bilheteria. Sandra Bullock e George Clooney estão fantásticos no longa, como astronautas sobreviventes de um ônibus espacial danificado. Literalmente é o filme que te deixa sem fôlego e apreensível do começo ao fim. Além disso, é considerado um dos melhores filmes da década de 2010, com ótimos efeitos visuais, especiais e sonoros, sem dúvidas tornou-se um filme obrigatório.

Interstellar - Interestelar (2014)

                                                       


Com o sucesso de “Gravidade”, seria difícil algum filme no espaço torna-se um sucesso apenas um ano depois. Porém, Christopher Nolan caprichou na obra e levou ao público um filmaço, além de viagem espacial, há também viagens no tempo, tempo e espaço em diferentes locais, fins dos tempos na terra e questões familiares. Com certeza o filme da um nó na cabeça dos espectadores, mas quando é visto novamente, analisado, observado direito, é visto a genialidade da obra. Não teve o sucesso no Oscar como “Gravidade” no ano anterior, no entanto, é válido suas cinco indicações e seu prêmio na categoria de efeitos visuais. Vale ressaltar o elenco de peso, que estão ótimos nas personagens e grande bilheteria.

The Martian - Perdido em Marte (2015)

                                                      

Matt Damon como protagonista, Ridley Scott dirigindo e um conceito nunca abordado, tornou “Perdido em Marte” um sucesso crítico e público. Imagina ficar perdido em um local com poucos recursos? Agora imagina ficar perdido e sozinho no planeta vermelho, onde não há nada além de areia e um vasto caminho vazio. O filme torna-se agoniante, visto que o resgate vai demorar bastante tempo e o astronauta terá que utilizar todo seu conhecimento para manter-se vivo em Marte. O longa foi indicado a sete Oscars.

Ad Astra - Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019)

                                                         

Brad Pitt chama a responsabilidade do filme e entrega uma atuação digna de Oscar. O longa mais recente sobre viagens espaciais, foi recebido bem pelos críticos. Por outro lado, a bilheteria não foi tão grande como os sucessos espaciais anteriores, mas agradou o público. Ademais, o filme é intrigante, uma vez que o protagonista vai até o final do sistema solar em busca do pai, porém no caminho há vários questionamentos sobre a sobrevivência humana e a ameaça que está a torna sobre a terra.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »