Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/07/2020 às 16h12min - Atualizada em 26/07/2020 às 16h35min

Empreendedorismo feminino e o instagram como ferramenta para impulsionar negócios

Gabriella Loiola - Editado por Caroline Gonçalves
Reprodução: Freepik.com

A dupla jornada feminina é evidenciada desde que as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, hoje chega a ser tripla se considerarmos aquelas mulheres que trabalham, estudam, cuidam dos filhos e da casa. A jornada de trabalho semanal das mulheres dura em média 3,1 horas a mais que a dos homens de acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e pesquisa (IBGE), tendo os homens 50,2 horas por semana e as mulheres 53,3 horas semanais. 

Muitas mulheres estão entre o grupo de empreendedores que abriram seus negócios ou tiveram seus empreendimentos impulsionados por causa da crise. O Brasil apresentou no primeiro trimestre mais de 12 milhões de desempregados de acordo com o IBGE. Esse número teve um acréscimo ainda maior com o fechamento de comércios durante a pandemia do Coronavírus. 

Uma das alternativas para muitos brasileiros foi à criação de lojas on-line. De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o consumo on-line cresceu mais de 100% no país, sendo saúde 111%, Beleza e perfumaria, 83% e 80%, respectivamente. 

Ao entrar no Instagram nos últimos meses pode ser observada a variedade de lojas de diferentes setores gerenciadas por mulheres. Entre essas mulheres, quatro delas começaram a empreender por diferentes motivos e utilizam o Instagram como principal forma de divulgação e contato com os clientes. 

Mãe e filha empreendendo
 

Beatriz Bezerra e Ana Clara Bezerra começaram a empreender durante a pandemia. A ideia de criar a Mimos de Doces foi de Beatriz para ajudar a filha e incentivá-la. As duas dividem os afazeres e horários, pois Ana estuda e Beatriz trabalha. Elas tiveram o apoio da família e o negócio cresce a cada dia, resultado da indicação de amigos e familiares. É através do Instagram que mãe e filha propagam seus serviços.

É um veículo de comunicação muito rápido, em questão de minutos, conseguimos ser vistos por muitas pessoas, relata.

Postam fotos e vídeos dos produtos, divulgam o contato, além de sempre acompanhar os dados do perfil para observar o quantitativo de visualizações diárias e sempre visam à melhora do empreendimento. Quando pergunto se elas pensam em expandir, Beatriz me responde que pensam sim, mas com cautela e sem muita ansiedade. “Queremos nos aperfeiçoar e fazer cada vez melhor”, completa. 

Não cresceremos tão rápido e não será tão fácil.  É uma conquista diária. Isso inclui boas fotos, boas legendas, promover sorteios, promoções, promover nossas publicações.

Ambas deixam como dica para as futuras empreendedoras. 

Estudante e empreendedora

Alanna Marques desde pequena gostava desse ramo. Seguindo o exemplo da tia que sempre empreendeu e ao ver a popularidade das lojinhas no Instagram atualmente, tomou a iniciativa de fazer o que sempre desejou sendo incentivada pela mãe, tia e amigos. Além de empreender no Instagram, Alanna é estudante no terceiro ano do ensino médio e tem um “studygram” (conta de estudos).

Confesso que é difícil administrar tudo, mas tento organizar uma rotina pondo um momento pra cada coisa. Nem sempre faço tudo com 100% de sucesso, mas tento sempre compensar no dia seguinte ou em outro momento disponível, diz.

Ela fala sobre a rotina puxada e procura administrar tudo. 

A estudante fotografa as peças e publica com o valor e as principais informações na legenda. Por trás das fotos tem toda uma produção segundo ela.

Preocupação com cenário e iluminação, de forma que a peça possa ser vista da melhor maneira possível, constando todos os seus detalhes, conta a estudante.

Ela pensa em expandir o negocio ao abrir uma loja física futuramente, mas por enquanto continua utilizando a rede social pela facilidade de acesso entre as pessoas. E deixa um conselho sobre a abertura de um negócio próprio de acordo com suas próprias experiências. 

Haverá altos e baixos sempre, nas vendas e em você. É importante ter em mente que nem sempre será um dia de muitas vendas, coisa que eu me preocupava bastante, mas se você gostar do que faz, tudo fica mais leve. É viável saber também a importância dos seguidores do Instagram, pois as suas vendas sairão dali. E que a persistência é algo essencial, pois todos os dias, nós mulheres, devemos lutar pelo nosso lugar, seja ele qual/onde for, diz.

Sendo sua própria chefe

Bruna Costa sempre sonhou em ter seu próprio negócio. Ela começou a empreender devido a insatisfação quanto ao retorno financeiro em trabalhar para terceiros e pela liberdade de ser sua própria chefe. Ao começar a empreender teve apoio dos pais, irmã, namorado e amigos mais próximos. Ela se divide em trabalhar e cursar o ultimo período da faculdade de Publicidade e Propaganda, organizando os horários para que possa se concentrar nas aulas. Pela manhã e a tarde cuida da loja, a noite foca nas aulas e após estudar finaliza o que ficou pendente do trabalho. 

Tem dia que fico até duas da manhã organizando os pedidos do dia seguinte e assim vai, relata.

O Instagram se tornou a principal ferramenta de venda para Bruna. Segundo ela essa rede social é como uma revista on-line para as clientes. A loja Moda Blogger também possui um site, mas muitas das clientes preferem fechar as compras pelo direct ou WhatsApp. 

Busco sempre postar fotos autorais pra ter minha própria identidade, porém isso demanda mais tempo, finaliza.

Bruna se dedica para que a loja tenha uma identidade própria e diz que é necessário estar muito engajada com o público. Ela confessa que teve medo da pandemia afetar as vendas, mas que as vendas continuam tendo uma boa saída. 

Ela não pensa em ter uma loja física por enquanto, mas deseja expandir as vendas para outros estados. A empreendedora explica que nos primeiros seis meses não obteve lucro, pois usou todo o investimento para reinvestir no negócio visando o crescimento. E ainda deixa como recado:

E mais importante, não desista! Muitas pessoas vão dizer que é melhor ter carteira assinada, vão te criticar, e até mesmo muitos amigos não vão ajudar, mas a satisfação de crescer por seu próprio mérito, vai fazer toda dificuldade valer a pena, diz.

Para conhecer mais as empreendedoras:

@lazuli.acess https://www.instagram.com/lazuli.acess/?hl=pt-br

@mimossdeddoces https://www.instagram.com/mimossdedoce/?hl=pt-br

@lojablogger https://www.instagram.com/lojablogger/?hl=pt-br

 

Referências:

Número de empreendedores no Brasil deve atingir ápice em 2020. Exame. 11 de junho de 2020. 

Disponível em: 

https://exame.com/pme/numero-de-empreendedores-no-brasil-deve-atingir-apice-em-2020/. Acesso em 22 de julho em 2020.

BÔAS, Bruno Villas. Dupla jornada faz mulheres trabalharem 3,1 horas a mais que homens. Valor Econômico. 26 de abril de 2019.

Disponível em:

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/04/26/dupla-jornada-faz-mulheres-trabalharem-31-horas-a-mais-que-homens.ghtml. Acesso em 22 de julho de 2020.

DALL’AGNOL, Laísa. Vendas pela internet crescem mais de 100% no Brasil com coronavírus. Agora São Paulo.  21 de março de 2020.

Disponível em:

https://agora.folha.uol.com.br/grana/2020/03/vendas-pela-internet-crescem-mais-de-100-no-brasil-com-coronavirus.shtml. Acesso em 22 de julho de 2020. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »