Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/08/2020 às 14h00min - Atualizada em 06/08/2020 às 14h41min

Edith Head: Estilista inspirou a criação de Edna de 'Os Incríveis'

A figurinista marcou décadas e é lembrada até hoje por suas produções memoráveis

Giovanna Bassi - Editado por Haylane Santos
Divulgação
Quando falamos de Hollywood logo vem à cabeça atrizes glamorosas com os seus figurinos icônicos, mas poucos se lembram de seus designers e produtores por trás de tudo isso. Edith Head foi uma figurinista que marcou décadas e é lembrada até hoje pelas suas produções memoráveis; vestindo estrelas como Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Audrey Hepburn. Além de ser a figurinista que mais ganhou Oscar na história, conquistando oito estatuetas de melhor figurino. 

Nascida em 1898, na Califórnia e filha de pais judeus, Edith Claire Posener se formou na faculdade de Letras e fez mestrado em Línguas, onde lecionou francês por um bom tempo na escola “Hollywood School for Girls”. No ano de 1923, ela se casou com Charles Head, a quem adotou o sobrenome e mesmo depois do casamento já ter acabado, ela continuou sendo reconhecida profissionalmente como Edith Head.

Em busca de um salário melhor, ela começou a dar aulas de Artes também, mas isso não foi o suficiente. Em 1924, ela viu um anúncio no jornal informando que Howard Greer, figurinista chefe do estúdio de cinema Paramount Pictures Corporation, estava precisando de um auxiliar no departamento de figurinos e ela não teve medo de se arriscar, mesmo sem ter experiência na área. Segundo o documentário “Edith Head: The Paramount Years (2002)” produzido pela companhia Light Source & Imagery, Howard Greer ensinou ela a desenhar tão bem quanto ele, e logo se mostrou útil no departamento de figurinos.  

Na década de 30, ela já começara a se tornar uma figurinista de respeito, tendo como destaque o seu trabalho em um vestido usado pela atriz Doroty Lamour no filme “The Hurricane” (1937).


 

Quando a categoria de melhor figurino foi incluso na cerimônia do Oscar, Edith já estava entre as indicadas. Sua primeira conquista foi em 1950, pelo filme “The Heiress” (“Tarde Demais”), o figurino era um vestido branco bufante usado pela protagonista Catherine Sloper, interpretada pela atriz Olivia de Havilland.
No ano seguinte, ela conquistou outras duas estatuetas, uma pelo filme “Samson and Delilah” (“Sansão e Dalila”) e outra pelos figurinos de “All About Eve” (“A Malvada”). 
Em 1951, ganhou sua quarta estatueta pelo figurino muito aclamado usado pela estrela Elizabeth Taylor, em “A Place in the Sun” (“Um lugar no sol”), com um vestido que marcavam bem sua cintura e deixavam a mostra seus lindos ombros, sendo referência para muitas jovens naquela época.
No ano de 1954, foi a vez de “Roman Holiday”, conhecido como “A Princesa e o Plebeu” no Brasil, estrelado pela deslumbrante Audrey Hepburn. Edith ganhou a estatueta pelo figurino incrível que compunha o guarda-roupa da princesa Ann. No ano seguinte ganhou outro Oscar pelo figurino do filme “Sabrina”, no qual também contava com Audrey no papel principal. 
As outras duas estatuetas foram pelo filme “The Facts of Life” (“O Jogo Proibido do Amor”) de 1961 e em “The Sting” (“O Golpe de Mestre”) de 1974, onde foi responsável por figurinos masculinos.
Edith era muito requisitada por diversos diretores e estrelas de Hollywood, um de seus parceiros favoritos foi o diretor Alfred Hitchcock, com quem ela fez diversos trabalhos. Alguns dos figurinos mais conhecidos desses trabalhos foram os do filme “To Catch a Thief” (“Ladrão de Casaca”) estrelado por Grace Kelly no papel principal, em 1955. Foi exigido à Head que o guarda-roupa da personagem fosse de uma heroína com elegância fria, e a estilista entendeu bem o recado, já que os resultados foram de figurinos admiráveis.  

 

Além de ser extremamente talentosa, Edith tinha uma personalidade franca e um estilo único, usava sempre óculos de aro preto, às vezes de lentes escuras, pois queria ser “impenetrável” e roupas com cores conservadoras, como preto, bege, marrom e branco. 

Em 1974 ela ganhou uma estrela na calçada da fama, e até hoje é referência no cinema e no mundo da moda, sendo uma inspiração na criação da personagem icônica Edna Moda, figurinista da família Pêra, super-heróis do filme “Os Incríveis” (2004) da Disney.
Referências

LUNELLI. Edith Head, a figurinista que mais ganhou Oscars na história. 2016. Disponível em: <http://lunelli.com.br/blog/edith-head-a-figurinista-que-mais-ganhou-oscars-na-historia/>. Acesso em: 23 jul. 2020.

FASHIONISTAS DE PLANTÃO. Edith Head: Biografia e Oscar. 2018. Disponível em: <https://www.fashionistasdeplantao.com/2018/03/edith-head-biografia-e-oscar.html?m=1>. Acesso em: 23 jul. 2020.
FASHIONISTAS DE PLANTÃO. Conheça Edith Head | Figurinista de Hollywood. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=87M5K30fbG0&feature=emb_title>. Acesso em: 23 jul. 2020.
WIKIPÉDIA. Edith Head. 2020. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Edith_Head>. Acesso em: 23 jul. 2020.
LEAL, Carla Marinho. Edith Head, a mulher que vestiu Hollywood. 2017. Disponível em: <https://cinemaclassico.com/figurinos/edith-head-mulher-que-vestiu-hollywood/>. Acesso em: 23 jul. 2020.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »