Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/07/2020 às 16h05min - Atualizada em 27/07/2020 às 16h04min

Resenha: Desejo Sombrio

Série trata assuntos importantes que são ignorados pelos protagonistas

Luhê Ramos - Editado por Letícia Agata
Capa da série Desejo Sombrio, em espanhol
Desejo Sombrio (originalmente Oscuro Deseo) é um série de língua espanhola. O original Netflix teve estreia em 15 de julho deste ano. Os episódios de Desejo Sombrio falam sobre feminismo e feminicídio, além de traição e desejo. A série mexicana, com classificação 16 anos, conta com violência, sexo e muito mistério. Além da presença de Maite Perroni (ex-Rebelde) no papel principal.
 
A produção tem Alma Solares como personagem principal: uma advogada e professora universitária. Casada com o juiz Leonardo Solares, ela se encontra em um casamento estagnado e no qual não tem seus desejos sexuais supridos. Em certo fim de semana, Alma e sua melhor amiga, Brenda Castillo, passam o final de semana juntas, com o objetivo de se divertir. 
 
Numa festa, Alma conhece Dario Guerra e, mesmo casada, ela entrega-se a seus impulsos e tel relações com o rapaz. Horas depois, a professora deixa a casa da amiga, na qual permaneceu nos dias anteriores. No dia seguinte ela descobre que Brenda está morta. O enredo se dá a partir desse fato e de outras intrigas criadas e apresentadas a partir dessa ocorrência. 
 
Ao longo dos episódios, muitas pessoas se tornam suspeitas, tanto para o espectador quanto para os personagens envolvidos. São apresentadas muitas cenas que vão e voltam ao passado dos personagens, além de devaneios que podem representar o que realmente aconteceu ou não. O uso excessivo desses recursos deixa o espectador confuso.
 
Desejo Sombrio fala de assuntos importantes e muito discutidos na atualidade, como o feminicído. Porém, parece que os personagens insistem em ignorar a importância dos temas sub discutidos na própria trama. A série também mostra como certo estilo de vida e felicidade afetiva, impostos social e culturalmente, podem se tornar perigosos. 
 
Mantendo uma linha parecida com outras produções seriadas de língua espanhola, esta conta com muito mistério e outras intrigas dos personagens da trama. A diferença que se tem é que essa não é voltada para o público teen e não tenta forçar uma aproximação da personagem ao público. 
 
A série entrega muito mistério e erotismo. Apesar de não ter acertado 100%, por conta principalmente do uso excessivo de recursos usados em mistérios e suspenses, a produção agrada o público em geral. A qualidade das atuações contribuem para isso. 
 
A primeira temporada foi roteirizada por Leticia López e dirigida por Kenya Marquez e Pitipol Ybarra. Com seus 18 episódios de 30 minutos cada, o seriado cativa, intriga e prende o espectador até o final. A segunda temporada ainda não foi confirmada pela Netflix. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »