Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/07/2020 às 15h55min - Atualizada em 30/07/2020 às 15h43min

Palmeiras bate Santo André no apagar das luzes e avança às semis do Paulistão

Verdão novamente sofre com a falta de criatividade do meio-campo e faz partida de poucas emoções no Allianz Parque

Wesley Bião
Palmeiras chega a sua sétima semifinal de Paulistão consecutiva – Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras
O Palmeiras venceu o Santo André  na noite desta quarta (29) no Allianz Parque por 2x0, gols de Felipe Melo e Marcos Rocha e garantiu presença nas semifinais do Campeonato Paulista. Agora o Verdão espera os demais jogos das quartas  para conhecer o adversário da próxima fase.

Ambas equipes chegaram em formas distintas para o jogo. Os donos da casa vinham de uma derrota, contra o Corinthians e uma vitória, no sufoco, contra o Água Santa na última rodada, que garantiu a classificação e a liderança do grupo ao Alviverde. Os visitantes empataram com o Santos e perderam para o Ituano. A derrota no Canindé custou aos andreenses a liderança do grupo e a geral, que já havia perdido na penúltima rodada para o Bragantino.

1º TEMPO

Não seria nenhum exagero dizer que foi quase um jogo de ataque contra defesa. Quase porque o ataque do Palmeiras não funcionou. A equipe chegou a ter mais de 70% de posse de bola no primeiro tempo, mas não soube aproveitar tanto volume de jogo. O time de Vanderlei Luxemburgo encontrou problemas para furar a defesa do Santo André. No único lance de perigo dos donos da casa, aos 26 minutos, o goleiro andreense Ivan fez ótima intervenção. William recebeu de Gabriel Menino e tentou limpar o goleiro, sem sucesso. Na sobra Rony bateu, mas o goleiro fechou bem o ângulo do atacante.

Em contrapartida, o Ramalhão, que tinha uma proposta clara de jogar nos contra-ataques levava muito mais perigo. Ramon, de cabeça, Branquinho, depois de roubar a bola da defesa e Douglas Baggio, de fora da área, obrigaram Weverton a fazer boas defesas. Os lançamentos na direita para Branquinho achavam brechas na defesa palmeirense. Mesmo com muito menos posse de bola que os adversários, o time do ABC terminou a primeira etapa com mais finalizações: 8x7.

2º TEMPO

Na volta do intervalo, Luxa promoveu duas mudanças: Lucas Lima e Gustavo Scarpa entraram nas vagas de Rony e Gabriel Menino. A ideia do treinador era dar mais mobilidade e criatividade ao meio-campo para conseguir quebrar as linhas de defesa do Ramalhão.

Não funcionou como o treinador esperava, mas diferentemente da primeira etapa, em que o Palmeiras trocava passes na frente da área enquanto a defesa adversária ficava estática, a equipe buscou o gol nas jogadas aéreas. As viradas de jogo faziam a defesa do Santo André se movimentar mais, dando espaço para as infiltrações dos atacantes. O treinador da equipe alviverde percebeu e mexeu na defesa. Luan entrou e Felipe Melo voltou para o meio, tendo mais liberdade para entrar na área. O Palmeiras continuou martelando até que conseguiu marcar já no final do jogo. Aos 42 minutos, depois do escanteio batido da esquerda, o volante subiu mais que a defesa e cabeceou. A bola ainda desviou no ombro do zagueiro Rodrigo antes de entrar, tirando qualquer chance de defesa do goleiro.

Com o placar a favor dos donos da casa, os ABCdistas abriram mão da postura defensiva e saíram para o jogo. Os palmeirenses, vencendo, ficaram com o campo aberto para puxarem o contra-ataque – e assim chegaram ao segundo gol, aos 49 minutos. Luiz Adriano, sozinho, foi lançado. Dominou e tocou para Zé Rafael que bateu de primeira na entrada da área, obrigando Ivan a fazer ótima defesa. Na sobra, Marcos Rocha dominou, limpou a marcação e bateu no canto para fazer o segundo dos palmeirenses e dar números finais a partida.

PRÓXIMA RODADA
Assim como o Mirassol, que se classificou ao bater o São Paulo em pleno Morumbi, o Palmeiras espera os resultados dos confrontos restantes, entre Bragantino x Corinthians e Santos x Ponte Preta para descobrir quem será o adversário na semifinal. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »