Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2019 às 19h26min - Atualizada em 24/04/2019 às 19h26min

Moda Slow: marcas brasileiras que aderem a esse conceito para você ficar de olho!

Por: Haylane Santos
Google

O Slow fashion (moda lenta), é um movimento de moda sustentável que tem como objetivo conscientizar para a questão da ética e da consumação de produtos que tenham maior qualidade, produção em menor escala, e que se oponha a moda fast fashion (moda rápida). Que traz como consequências rapidez no consumo, mão de obra escrava, e má qualidade dos produtos - o que acaba gerando pouca durabilidade das peças.

 

Pensando nisso, trouxe algumas marcas brasileiras que reúnem beleza, consumo consciente, respeito pelo nosso planeta e reconhecimento do trabalho de cada indivíduo.

 

ENVIDO

 

A Envido é uma empresa do interior do Rio Grande do Sul/RS, idealizada pelas irmãs Lívia e Mariana Duda. O grande diferencial da sua marca é que ela não lança coleções conforme as estações do ano, ela é intuitiva ao desejo do que elas querem vestir no momento. E principalmente com foco no fairtrade (comércio justo), que compõe projeções das modelagens autorais que gerem o menor índice de desperdício possível, respeitando os colaboradores e buscando trabalhar alinhado a projetos e causas sociais.



Reprodução/Site: Envido

 

KARMEN

 

Karmen é uma marca intitulada para pessoas que gostam de roupa, porém não querem consumir dos recursos do planeta de forma desenfreada - sem pensar nos pilares da sustentabilidade.

A marca traz como proposta a utilização de tecidos de qualidade que o mercado não consome, ou seja a matéria prima que é descartada nos estoques das indústrias têxteis. Sendo assim, as roupas tem edições limitadas, tendo como foco a exclusividade já que muitas delas são peças únicas.



Reprodução/Site: Karmen

 

VINCI SHOES
 

A Vinci Shoes é uma marca de sapatos quem tem como diferencial o trabalho artesanal - já que boa parte da sua produção é feita a mão. Dando prioridade a cada detalhe, tendo cuidado com cada etapa do processo de criação, e principalmente por não trabalhar com estoque evitando assim o desperdício de matéria-prima e colaborando com a diminuição dos impactos ambientais.



Reprodução/Site: Vinci Shoes

 

CRUA DESIGN
 

Crua Design é um estúdio criativo que é engajado na criação de acessórios a partir de materiais descartados e incomuns. Que através do design simples busca a sofisticação, valorizando simultaneamente o trabalho local e a qualidade da matéria prima utilizada em suas peças.

Compreendendo que a partir do uso de materiais descartados e o exercício da criatividade, pode ser produzido novos produtos.



Reprodução/Site: Crua Design

 

SIMPLE ORGANIC
 

Através da mudança de estilo de vida da fundadora da marca Patrícia Lima que começou a se incomodar pelo ritmo ditado do mercado de consumo, assim surgiu a Simple organic.

Empresa que preza pela popularização da beleza natural através de produtos orgânicos, direcionado para pessoas que acreditam na beleza individual e buscam produtos que são a tradução da natureza.



Reprodução/Site: Simple Organic

 

CATARINA MINA


Formado por 70 mulheres e 2 homens, a  Catarina Mina é uma marca cearense que desenvolve um lindo trabalho através das mãos de artesãs que criam bolsas e acessórios de crochê feitos com muito amor, destreza e primor.


Reprodução/Site: Catarina Mina
 

Com o intuito de levar uma moda que gere questionamentos como: quem fez? quem desenhou? ou como ela chegou até as mãos do consumidor final. A Catarina Mina preza pela autenticidade e cada bolsa, acessório é enviado junto com um cartão assinado pela artesã que confecciona o produto.

“Menos esforço financeiro investido na exposição da marca e mais dedicação a quem realmente faz a Catarina Mina. Isso se concretiza na escolha da matéria-prima, no valor pago às costureiras e artesãs e também através do respeito ao seu modo específico de produção.”



Reprodução/Site: Catarina Mina

 

Gostou? Comente e compartilhe!

 

Haylane Santos/ Redatora
Instagram: @focanajornalista


Editado por: Luana Bastos
Ins
tagram: @xluhbastos

 


 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »