Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/08/2020 às 20h00min - Atualizada em 04/08/2020 às 19h58min

Após repercussão negativa, Corinthians e Palmeiras definem datas para testes de covid-19

As datas foram definidas em comum acordo com a Federação Paulista de Futebol

Lucas de Almeida Andrade - labdicasjornalismo.com
Rony e Gabriel disputam a bola durante o primeiro clássico de 2020. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Os finalistas do Campeonato Paulista chegaram a um acordo nesta terça-feira (3) sobre os testes de coronavírus nos jogadores. O Palmeiras fará os exames antes do primeiro jogo da final, já o Corinthians fará os exames na quinta-feira (5), um dia após a primeira partida. O imbróglio começou após o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, pedir que o time não realizasse novos testes antes do primeiro jogo. A diretoria palmeirense não aceitou pedido do rival, alegando que ambos os times deveriam passar pelo protocolo de segurança elaborado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Para resolver a situação a FPF decidiu consultar sua equipe médica e definir os procedimentos a serem adotadas por ambas as equipes. Ficou acordado que o Corinthians não precisaria passar por nova rodada de exames antes do primeiro jogo, mas deverá examinar os jogadores antes do segundo jogo. Já o Palmeiras fará testes antes do primeiro e do segundo jogo. O motivo da decisão é pelo fato do Corinthians estar seguindo o protocolo da federação que prevê o confinamento de todos os envolvidos com o futebol. Já o Palmeiras estabeleceu um protocolo próprio que não envolve confinamento dos envolvidos com o esporte.

Segundo Moisés Cohen, presidente da comissão médica da federação, mesmo que os procedimentos dos clubes sejam divergentes, os cuidados adotados por ambos estão corretos e que a polêmica não passa de “falatório pré-jogo”.

A polêmica sobre os procedimentos de saúde a serem adotados começou após a diretoria corintiana alegar que não haveria necessidade da realização de novos testes no elenco da equipe. O motivo é que desde que o torneio recomeçou pós paralização, o time e todos os funcionários envolvidos com o futebol estão em confinamento. O clube ainda alegava que realizou duas baterias de exames durante este período, inclusive tendo testado todas as pessoas para o jogo das semifinais contra o Mirassol no último domingo (2). Por fim o alvinegro afirmou que estava cumprindo o protocolo estipulado pela FPF, mas o rival o estaria descumprindo, por liberar os jogadores do confinamento pós-partida da semifinal contra a Ponte Preta.

Em sua defesa a diretoria do Palmeiras afirmou que o protocolo estabelecido pela FPF é apenas um guia de orientações e que a equipe médica do clube aprimorou este guia. Segundo o clube alviverde o seu padrão de segurança é mais confiável do que o recomendado pela federação. O clube afirma que prefere liberar jogadores, comissão técnica e funcionários do confinamento, mas em contrapartida, realiza uma quantidade maior de análises clínicas para detectar o coronavírus.

O governo do Estado de São Paulo, ao ser consultado pelo jornalista Rodrigo Mattos, do Uol, se posicionou ao lado da federação e alegou que ambas as equipes estão corretas nos procedimentos de saúde. Segundo a Secretária de Esportes do Estado de São Paulo o Corinthians por estar confinado e por ter realizados testes, não precisaria passar por novos exames antes da final. Ainda segundo a secretária o Palmeiras também estaria correto ao liberar o pessoal desde que realize testes de covid-19 ao reintegrar o seu staff.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »