Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/08/2020 às 15h36min - Atualizada em 05/08/2020 às 15h26min

Ceará bate Bahia e é campeão da Copa do Nordeste

Alvinegro cearense conquista o bicampeonato de forma invicta

Gustavo Cardozo Moraes
:Equipe do Ceará comemorando o título Foto:" Reprodução/Walmir Cirne/O Povo online"
 O Ceará bateu a equipe do Bahia nesta terça feira (04), no estádio do Pituaçu em Salvador-BA e sagrou-se campeão da Copa do Nordeste. O alvinegro cearense venceu a partida por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Cléber. O título foi conquistado de forma invicta, assim como na sua primeira conquista em 2015. O Vovô, como é chamado carinhosamente pela torcida, chegou ao bicampeonato da competição. Assim como em 2020 o rival foi o mesmo Bahia de 2015.

A campanha de 2020 na Copa do Nordeste começou um pouco conturbada. Na primeira rodada, o time ficou no empate com o modesto Freipaulistano em 2 a 2. O segundo foi o Clássico-Rei, partida disputada entre o Ceará e o Fortaleza. O jogou terminou em empate por 1 a 1. No terceiro confronto, o vovô enfrentou o ABC-RN e empatou novamente, só que dessa vez sem gols. A quarta rodada foi uma prévia da final, Ceará e o Tricolor baiano empataram em 2 a 2. A quinta partida ficou marcada por mais um empate da equipe Alvinegra, dessa vez o confronto foi diante do Botafogo-PB e terminou em 2 a 2, tendo uma sequência de cinco empates consecutivos.

A virada na competição começou no confronto com o River-PI, a equipe cearense aplicou uma goleada de 4 a 0. Na sétima rodada o Ceará recebeu o Sport, o confronto terminou em 2 a 1 para os mandantes. O oitavo confronto o vozão venceu a equipe do CRB fora de casa, resultado que classificou a equipe para as quartas de final da competição.

Na fase de “Mata”, o vozão enfrentou a equipe do Vitória, venceu pelo placar mínimo e avançou para semifinal. O Alvinegro tinha pela frente novamente seu arquirrival Fortaleza. A equipe de Guto Ferreira bateu o time de Rogério Ceni por 1 a 0 e avançou para final contra o time do Bahia. A grande decisão foi disputada em dois jogos. As duas partidas foram realizadas no estádio do Pituaçu, a primeira teve mando do Ceará, que acabou vencendo por 3 a 1. O segundo jogo teve mando do Tricolor baiano, porém, quem saiu vencedor novamente foi o Vozão. Com o placar agregado em 4 a 1, o Alvinegro cearense sagrou-se bicampeão da “Lampions League”, como é chamada carinhosa mente pelos fãs. 

Não foi só a equipe cearense que chegou ao bicampeonato. O treinador Guto Ferreira, também atingiu essa marca. O técnico havia vencido a competição em 2017, quando treinava o Bahia. Guto é o primeiro treinador que conseguiu vencer o torneio duas vezes na fase moderna, que acontece desde 2013. O “Gordiola”, como a torcida o apelidou, igualou o feito de Arthurzinho que conquistou o bicampeonato de 2001 e 2002 pelo tricolor baiano. O treinador chegou para comandar o Ceará em março, logo no início da pausa da pandemia. Além de vencer a Copa do Nordeste, o técnico classificou o Vozão para a final do campeonato cearense e enfrentará o Tricolor de aço.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »