06/08/2020 às 22h53min - Atualizada em 06/08/2020 às 22h00min

8 canais de RPG para quem curtiu 'O Segredo na Floresta'

João Martinez - Editado por Bárbara Miranda

No dia 25 de julho, chegou ao fim a série de RPG (Role Playing Game) “O Segredo na Floresta”, mestrado e organizado pelo youtuber Cellbit. A série que contou com a participação dos também streamers, Rakin, Luba, Gabi Cattuzzo, Calango, Guaxinim, LJoga e Leo Santi, durou 16 semanas e dominou as redes sociais, ficando sempre entre os trends topics do Twitter. O projeto possui mais de 60 horas de jogo e já tem mais de 1 milhão de visualizações só no YouTube. Antes de “O Segredo na Floresta”, uma minissérie em três episódios foi lançada, intitulada “A Ordem Paranormal” e foi o primeiro contato de muitos fãs e de alguns dos jogadores com RPG.


O RPG é um jogo de interpretação de personagens, onde um grupo de amigos se reúne para contar uma história. Um dos integrantes do grupo assumirá o papel de “mestre do jogo” e será o responsável por explicar e guiar os outros jogadores durante a história. Responsável por estimular a imaginação, a interação social e o improviso, RPG é um excelente hobby e uma boa opção para a quarentena. Aqui vai algumas dicas de canais e streamers brasileiros para você conhecer e mergulhar ainda mais nesse maravilhoso mundo.

AzeCos


Dono da mais longa e mais antiga campanha de RPG em português no
YouTube e Twitch, o mestre AzeCos conta com diversos jogos diferentes em seus canais, desde o terror de Call of Cthulhu às batalhas de lightsaber em Star Wars. Além do seu carro chefe, a campanha “Rola o Dado” no sistema Dungeons & Dragons, que começou em 2014 e está em andamento até hoje. Além do RPG, ele faz diversas lives jogando games como Darkest Dungeons, Surviving Mars e muito mais.

Conhecido como um dos mais antigos narradores de e-sports no Brasil e atualmente na equipe do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), Gruntar já está no meio do RPG há anos também. Além de participar do “Rola o Dado” como jogador, o líder do “Clã do machado” mestra diversas mesas em seus canais, “Sombras da Guerra” é sua principal campanha e está no ar desde 2015. No YouTube, tem vários vídeos dando dicas de como pintar miniaturas, impressão 3D e muitas gameplays. As lives podem ser assistidas ao vivo na Twitch.

Comandado por Mestre Pedroka e Roxo, o Formação tem muito conteúdo de qualidade para RPG. No YouTube, a série Basic Attack, dá dicas de interpretação e como jogar com as classes de Dungeons & Dragons. Mas é com a criação de SkyFall que a dupla entrou em outro patamar. O cenário criado por Pedroka foi financiado através do Catarse e se tornou um sucesso com a série de lives gravadas e lançada em 2019. Atualmente o canal conta com a série “Mares de Sal e Sangue”, em um dos cenários mais clássicos de D&D. PedrokBasic e Roxo possuem canais individuais na Twitch onde transmitem gameplay e, claro, RPG.

Game Chinchila

Com uma pegada diferente dos demais, o Game Chinchila lança vídeos mais curtos, entre 20 e 30 minutos, com edição, sonorização e ilustrações, além dos jogos serem gravados presencialmente (SkyFall também foi feito presencialmente!). A sua série “Jogando RPG” é excelente para quem quer começar no hobby ou para aqueles que preferem assistir vídeos mais curtos. “Jogando RPG” tem 3 temporadas no YouTube e sua quarta foi garantida através de financiamento coletivo, porém sem data de estreia devido a pandemia do coronavírus. Outro destaque do canal é o quadro “Fala Vinzaum” que apresenta dicas para mestres e jogadores e serve tanto para iniciantes quanto para aqueles mais experientes. Atualmente, por conta da pandemia, eles estão fazendo lives com mestres convidados.
 

RPG Planet

Se você quer conhecer mais sobre os cenários de Dungeons & Dragons, o canal RPG Planet é o seu lugar. No YouTube, Lina e Tchelo, fazem séries de vídeos sobre monstros, personagens e a lore de D&D. Contando desde a criação até como usar estes recursos em sua mesa, eles são uma excelente fonte de informação sobre o cenário de uma maneira leve e divertida. Atualmente, RPG Planet está transmitindo uma campanha oficial da quinta edição, e que, posteriormente, é editada e lançada em vídeos menores.

Casa de Tormenta, o  maior RPG nacional, a Jambô também tem seu canal no YouTube e na Twitch, onde transmitem jogos ao vivo. A série “RPG das Minas”, onde todas as participantes são mulheres, é extremamente divertida e uma boa porta de entrada para aqueles que não conhecem RPG ou o mundo de Arton, já que algumas das jogadoras eram iniciantes. Além disso, temos a, já finalizada, “Guilda do Macaco” que colocou os criadores de Tormenta juntos em uma campanha que durou mais de 3 anos. Algumas lives estão acontecendo no sistema 3D&T, mas com certeza muita coisa vem por aí com o lançamento do novo Tormenta20.

 

Casa Velha RPG

Criado em 2016, o canal tem como atrativo a grande variedade de temas e cenários, além de nomes importantes do RPG brasileiro, como o Mestre Ximu e o Diego Taveira. No Casa Velha você vai encontrar de tudo: Vampiro, a máscara, D&D, adaptações de animes, filmes, jogos de terror e quase tudo que você puder imaginar. As lives acontecem três vezes por semana no YouTube.

 

Perdidos no Play

Com muito conteúdo de RPG como reviews, dicas para mestres e jogadores e indicações de novos games, e claro, muitas lives, o canal Perdidos no Play também possuem um grande número de opções de jogos para os mais diversos gostos, além de muitos convidados especiais. Os jogos são transmitidos no YouTube e na Twitch.

 

MENÇÃO HONROSA

Nerdcast

 

Apesar de não ser stream e nem vídeo, vale dar uma trapaceada e colocar o Nerdcast na lista. O maior podcast do Brasil foi um dos responsáveis por uma nova leva de jogadores de RPG. Com narrativas envolventes e divertidas, um trabalho de edição e tratamento de áudio impecável, o Nerdcast RPG já está em sua terceira temporada, sendo a primeira ambientada na clássica fantasia medieval, a segunda em um futuro Cyberpunk e a terceira e atual, em um mundo repleto dos horrores Lovecraftianos. O último episódio dessa temporada ainda não tem data de lançamento, então dá para correr e maratonar todos outros três.

 

REFERÊNCIAS

SALES, Matheus. "RPG (Role-Playing Game)"; Brasil Escola. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/rpg.htm. >.Acesso em 03 de agosto de 2020.
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »