Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/08/2020 às 23h50min - Atualizada em 06/08/2020 às 23h47min

Isolamento social causa mudanças no calendário cinematográfico

Estreias e produções de grandes filmes são prorrogadas devido à pandemia de coronavírus que mantêm os cinemas fechados

Giuliana Holiscki - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: The Walt Disney Company/ Reprodução: Cinema com Rapadura

A indústria cinematográfica também sofreu consequências devido à pandemia de COVID-19. Como o distanciamento social é imprescindível, igualmente ao restante dos comércios, os cinemas foram obrigados a deixarem de prestar seus serviços durante este período. Em consequência, filmes tiveram suas datas de lançamento adiadas e produções foram paralisadas.
 
A Disney foi uma das produtoras mais afetadas pelo ocorrido. O filme “Mulan” estava previsto para o final de maio ou início de abril, assim como “Os Novos Mutantes”. O lançamento passou por dois adiamentos até a última terça-feira, na qual a produtora anunciou a data de estreia para dia quatro de setembro, mas somente no Disney Plus e em cinemas selecionados pelo mundo. Na China e na Europa, as premières de “Mulan” já haviam sido canceladas, pois foram o primeiro e segundo epicentro da doença respectivamente.       

Também exclusivo na Disney Plus, as séries “Falcão e Soldado Invernal”, “Loki” e “Wandavision” do universo Marvel tiveram pausa na produção.
 

“Viúva Negra” teve sua estreia igualmente adiada pela Disney, será em 6 de novembro de 2020; “The French Dispatch” estreia em 16 de outubro de 2020. “Eternos” será para 12 de fevereiro de 2021; “Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis” vai para 7 de maio de 2021; ; “Thor: Amor e Trovão” vai para 28 de fevereiro de 2022 nos Estados Unidos; “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” vai para 25 de março de 2022 e “Indiana Jones” estreia em 29 de julho de 2022.
 
As sequências de “Avatar” serão somente para dezembro de 2022 e as continuações de “Star Wars” que já estavam datas foram transferidas para a partir de dezembro de 2023.
 







A Sony começaria a pré-produção de “Uncharted” no mês de abril deste ano, porém interrompeu as atividades. Sua estreia está prevista para 16 de julho de 2021. ”Morbius” que sairia este ano teve a data alterada para 19 de março de 2021. A produtora anunciou que “Homem-Aranha 3” sairá da data previamente anunciada de 5 de novembro de 2021. Confirmou o título nacional do filme “Venom: Tempo de Carnificina” com estreia adiada para 24 de junho de 2021 no Brasil.

















A segunda temporada de “The Witcher” produzida pela Netflix esta temporariamente paralisada assim como a série O Senhor dos Anéis da Amazon Prime Video.
 
As gravações de “Jurassic World: Dominion” foram paradas segundo a Universal. A produção da animação “Minions 2: A Origem de Gru”, que tinha data prevista para 3 de julho deste ano, não foi finalizada devido a pausa das atividades da Illumination por conta da pandemia. O filme será lançado em 2 de julho de 2021, um ano depois da sua data original.  
 
Com todas as mudanças no mundo do entretenimento, “Animais Fantásticos 3” teria inicio das gravações em 16 de março nos estúdios da Warner Bros, mas não será possível por enquanto e sem data definida para inicio, assim como “The Batman”, “Matrix 4” e o episódio especial da série “Friends“ para o streaming HBO Max.


 

















Uma solução encontrada para o filme “Scooby! O Filme” pelo estúdio foi lançar a obra direto em vídeo nos Estados Unidos em 15 de maio por serviços streaming. O live-action “Tom & Jerry” foi adiado para ser lançado somente em 5 de março de 2021. Entre outras grandes estreias da Warner, mudaram de datas também, “Mulher-Maravilha 1984” (2 de outubro de 2020) na qual sofreu duas alterações de data de lançamento e “Godzilla vs. Kong” (21 de maio de 2021).
 
“G.I. Joe Origens: Snake Eyes” sairá de sua data inicial prevista e agora deve estrear em 2021, embora um anúncio oficial ainda tenha sido feito pela Paramount. A produtora anunciou também o adiamento da data de “Dungeons & Dragons” que chegará aos cinemas em 19 de novembro de 2021.
 
A Lionsgate realizou alteração na data de “John Wick 4” em um ano, colocando o filme em 27 de maio de 2022.
 
Dois filmes da DC tiveram suas datas alteradas no calendário. “Shazam 2” será adiado para 4 de novembro de 2022. Já “The Flash” foi adiantado em um mês, saindo de julho de 2022 e indo para 3 de junho de 2022.
 
A única grande estreia geek deste ano que os brasileiros puderam aproveitar foi “Sonic: O Filme”, que já estava em cartaz nos cinemas antes que o surto de COVID-19 ocorresse no país. Na China, o filme já havia tido data de lançamento adiada pelo de fato de ter sido o primeiro epicentro da doença no mundo.

Segundo a Abraplex (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex), somente o cinema brasileiro terá um prejuízo de R$ 1,2 bilhões de reais. Em contra partida, os serviços de streaming estão faturando alto durante o isolamento social. Para não perder a bilheteria dos grandes lançamentos, somente a Warner e a Paramount permitiram-se exibir suas novas animações via serviços streaming, os restantes das produtoras preferiram adiar suas estreias garantindo assim o faturamento e a emoção dos espectadores.


REFERÊNCIAS:
ELISE, J. Todos os filmes adiados e produções paralisadas por conta da pandemia do coronavirus. CINEMA COM RAPADURA. 06 de ago. de 2020. Disponível em:< 
https://cinemacomrapadura.com.br/noticias/573283/todos-os-filmes-adiados-e-producoes-paralisadas-por-conta-da-pandemia-do-coronavirus/>. Acesso em: 06 de ago. de 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »