07/08/2020 às 11h50min - Atualizada em 07/08/2020 às 11h44min

“ Roi!, Donald Trump, né? “

Por que a decisão de Donald Trump de proibir o Tik tok nos Estados unidos gerou tanta indignação?

Débora Roberta - Editado por Alinne Morais
Foto: Revista Veja
Recentemente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que proibirá o aplicativo Tik tok em território americano. Autoridades de segurança do país temem que o app esteja sendo usado para coleta e transferência de dados de americanos para o governo chinês. Em defesa, a Bytedance, startup chinesa responsável pelo app, nega as acusações de espionagem e conversa com a Microsoft sobre uma possível compra do Tik Tok.

O pronunciamento do presidente americano repercutiu negativamente ao redor do mundo e gerou diversos movimentos que expressam  o descontentamento de usuários e não usuários do app. Além das manifestações em redes sociais, usuários do aplicativo uniram-se aos fãs do gênero musical K-pop e organizaram um boicote à um comício do presidente Trump.

Para entender tamanha indignação e descontentamento pela decisão do presidente americano basta entender o que está por trás desse aplicativo. Trata-se de uma plataforma de vídeos curtos e de rápida produção que tratam de assuntos do cotidiano de jovens e adolescentes ao redor do mundo.

Olhando dessa maneira parece algo bem simples e sem nada de muito especial por trás. Mas, assim como toda rede social, o Tik tok deu o espaço e a oportunidade que as pessoas precisavam para expressarem-se  Ao passo que o app e suas produções iam viralizando, em partes graças ao isolamento social que manteve as pessoas em casa e um pouco entediadas, outros tipos de conteúdos iam sendo criados e compartilhados em diversas redes sociais. 

Tutorias, dicas sobre temas variados e até mesmo um espaço de debates sobre questões mais sérias como desigualdades sociais. O app tornou-se algo muito maior do que apenas uma distração. A fama do Tik tok alcançou famosos e revelou figuras ilustres como o brasileiro Mario, famoso por seus vídeos galanteadores, divertidos e com o intuito de ajudar pessoas que sofrem com a depressão. Tamanha repercussão fez com que usuários com grande quantidade de acessos e seguidores fizessem disso uma profissão e conseguissem até monetizar essa atividade.

Outro tipo de conteúdo recorrente no Tik tok são os de pessoas que usam o espaço para divulgar seus trabalhos. Músicos, desenhistas, pintores, estilistas e outros tipos de profissionais que aproveitam a popularidade do app como uma janela para o público. 
 
O novo Corona vírus limitou nossos contatos físicos com o mundo e as pessoas a nossa volta, mas encontramos um meio de nos manter humanos mesmo que dentro de um vídeo de um minuto e alguns segundos.  Diferente dos vídeos do Mario, esperamos que a decisão de Donald Trump não viralize e se torne parte desse tal “ novo normal “. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »