Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/08/2020 às 19h02min - Atualizada em 09/08/2020 às 19h00min

Atlético Mineiro estreia no Brasileirão com vitória sobre o Flamengo

Gol contra de Filipe Luís decreta primeira derrota do rubro-negro em casa após mais de um ano

Felipe Sousa - labdicasjornalismo.com
Guilherme Arana e Marquinhos comemoram gol do Atlético Mineiro no Maracanã (Foto: André Durão)
O Atlético Mineiro levou a melhor sobre o Flamengo em jogo que marcou a estreia de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (09), no Maracanã, o Galo contou com um gol contra de Filipe Luís e uma estratégia bem montada do técnico Jorge Sampaoli para impor aos donos da casa sua primeira derrota em seus domínios desde dezembro de 2018.

A partida também marcou a estreia do técnico catalão Domènec Torrent no comando do Flamengo. O rubro-negro chegou a criar boas chances para marcar especialmente no primeiro tempo, mas pecou nas definições. Na etapa final não conseguiu passar pela forte marcação atleticana e passou por apuros nas transições ofensivas.

Primeiro Tempo

Os primeiros minutos foram equilibrados com as duas equipes buscando pressionar o oponente na saída de bola. A primeira chance clara foi do Flamengo: aos 7 minutos, após lançamento de Gerson, Bruno Henrique tira a bola do goleiro Rafael; sem goleiro, o camisa 27 finaliza na trave, mesmo com Gabriel fechando na pequena área. O Atlético Mineiro seguia impondo dificuldades na saída de bola do Mengão, mas aos 19 minutos Everton Ribeiro obrigou Rafael a fazer uma boa defesa.

Aos 23, o gol do Atlético: Guilherme Arana, após pegar rebote do próprio chute rebatido pela defesa, parte para a linha de fundo e cruza para a pequena área. Na tentativa de afastar a bola, Filipe Luís acaba desviando para a própria meta. O Flamengo tentou a resposta logo depois com Arrascaeta, que obrigou Rafael a fazer mais uma defesa após receber lançamento na área.

O Fla, mesmo após sofrer o gol, seguia na pressão sobre a linha defensiva atleticana. Aos 37, porém, Nathan puxa um bom contra-ataque para o time mineiro, leva a marcação dos dois defensores flamenguistas; ele toca para Savarino, que finaliza para defesa de Diego Alves. Percebendo os espaços explorados pelo Flamengo, o técnico Jorge Sampaoli saca Gabriel para a entrada de Jair ainda aos 43 minutos.

Segundo Tempo
Aos 4 minutos, Gabriel recebe ótimo lançamento e fica de frente com Rafael, mas desperdiça. O árbitro assistente acaba marcando impedimento, e o atacante reclama de pênalti cometido por Junior Alonso. Após descartar a irregularidade, o VAR chama o árbitro Raphael Claus para analisar a possível penalidade; ele marca apenas tiro de meta.

A forte marcação do Galo impõe muitas dificuldades ao Flamengo. Aos 10 minutos, após troca de passes, Guilherme Arana arrisca de longe e obriga Diego Alves a espalmar para o lado. Logo depois, Nathan recebe ótimo lançamento e encobre Diego Alves, mas o gol é anulado por impedimento.

Sem conseguir furar a marcação do Atlético Mineiro, o técnico Domènec Torrent tenta mexer as peças ofensivas e leva a campo  Pedro, Michael e Vitinho. Com a falta de ritmo de jogo e de criação, com as saídas de Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gerson, o Flamengo não consegue levar perigo à meta atleticana.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (12). Às 19h15 (de Brasília), o Atlético Mineiro receberá o Corinthians no Mineirão. O Flamengo, por sua vez, viaja até Goiânia para enfrentar o Atlético Goianiense, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »