Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/08/2020 às 17h18min - Atualizada em 10/08/2020 às 15h45min

A origem da Schützenfest e seu adiamento na cidade Jaraguá do Sul

Eduarda Caraça - Luhê Ramos
Wikipédia - Schützenfest
Nosso Brasil é recheado de culturas diversas e, dentre elas, temos a cidade de Jaraguá do Sul. Localizada em Santa Catarina, a localidade é muito acolhedora para pessoas de outros estados e cidades que têm interesse em investir numa nova vida por lá. Os alemães foram um dos habitantes pioneiros da cidade e, com ele, trouxeram seus costumes e culturas alemãs, como a Schützenfest – originário do noroeste da Alemanhã –, hoje que se tornou patrimônio de Jaraguá. 

As Sociedades de Atiradores, Schützenverein, hoje conhecida como Sociedades Recreativas de esporte e lazer, foram Corporações de Atiradores, originadas na Bélgica, Holanda e norte da França e, mais tarde, no século XIV, na Alemanha. Tinham por finalidade a defesa, e preparavam os seus membros para a manipulação correta de armas caso ocorresse guerra.

Durante as duas grandes guerras, os atiradores disputavam para o título de melhor atirador, o Rei dos Atiradores. Essas competições tornaram-se festas populares, desenvolvendo novas modalidades de tiro. Com a perda de seu caráter militar, as sociedades passaram a atuar como entidades esportivas e recreativas. As festas de Rei do Tiro se perduraram, transformando-se em grandes eventos em cidades alemãs.

Porém, graças ao novo coronavírus, a 32a Schützenfest, que era para acontecer entre os dias 5 e 15 de novembro deste ano, ocorrerá apenas em novembro de 2021. Segundo a NSC Total, houveram três fatores que pesaram na decisão de adiamento: priorizar a saúde (investimentos nos leitos etc); a impossibilidade de licitações que envolvem um grande evento e tempo hábil e a proteção da saúde, respeitando todos os protocolos possíveis de prevenção contra o coronavírus.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »