Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/08/2020 às 21h54min - Atualizada em 12/08/2020 às 22h00min

Projeto Força BR: a HQ nacional que tem tudo para ser um grande sucesso

O quadrinho traz um universo de Super Heróis totalmente brasileiros

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Personagens da Força BR. Foto/ Divulgação: Editora Pindorama
A nova HQ nacional intitulada Projeto Força BR – “Falso Monarca”, traz um universo de Super Heróis totalmente brasileiros. Contando uma história cheia de ação e aventura, com muitas referências de cultura e folclore nacional, de uma forma bastante envolvente e divertida, e que não perde em nada para os famosos quadrinhos norte-americanos.  

Não é nenhuma novidade que criar conteúdo original não é uma tarefa nada fácil, ainda mais em um mercado tão monopolizado e dominado pelas grandes editoras. E quando isso acontece no Brasil a dificuldade é ainda maior.

Portanto, a intenção de fazer um universo de Super Heróis unicamente brasileiros se torna ainda mais ambicioso. E o Projeto Força BR é um claro exemplo de que isso pode sim ser feito, e com muita qualidade.

Existem muitos criadores de conteúdo de conteúdo nerd pelo país, verdadeiros amantes da cultura Geek que se esforçam muito para alcançar a maior quantidade de pessoas através da sua arte. E um dos meios usados para chegar a esse público e conseguir apoio para o seu projeto, - já que infelizmente não se tem muitos incentivos disponíveis, é o Catarse, (Primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos no Brasil). E foi através desta plataforma, e muito trabalho duro, que o Projeto Força BR começou a ganhar corpo no ano passado.




Criado pelo empresário Chris Pereira, em meados da 1990, os personagens foram desenvolvidos e aprimorados para um jogo de tabuleiro. Mas a existência da HQ já estava nos planos de Chris, que logo depois desenvolveu uma série de revistas em quadrinhos para acompanhar o jogo. A equipe envolvida em toda essa produção é formada por brasileiros com experiência internacional.

Entre os desenvolvedores da trama estão: George Wolf que trabalhou no mercado de quadrinhos estrangeiros por seis anos, e atualmente atua no cenário nacional de quadrinhos. Vinícius Townsend coloristas de profissão a quase dez anos. Já trabalhou em títulos de editoras como Dynamite, IDW entre outras. O desenhista Marcio Abreu, que está no mercado a 30 anos e possui diversos títulos publicado dentro e fora do Brasil.

Além deles, o empresário Jorge Vieira que já trabalhou em projetos como Nina e Arial (Ed Benes); Gaspar Vianna (Ruy José e Joe Bennett) entre outros está no jrojeto, assim como, Patrícia Régia revisora e tradutora que já trabalhou para o Ed Benes Studio. O experiente ilustrador e colorista Fred Marinho, que já prestou serviços a inúmeras produções ao redor do mundo inclusive para games da Marvel Comics no Facebook. E o designer gráfico Erik Placido, que tem experiência em editoras de referência internacional, incluindo a Mauricio de Sousa Produções.

O PROJETO FORÇA BR
O universo do Projeto Força BR narra uma grande saga envolvendo um grupo de heróis em formação, que se uni com uma equipe de inteligência para tentar impedir que um “nobre” ganhe forças e se torne o monarca do Brasil. Com essa importante missão eles aprenderão como trabalhar e equipe e lidar com as limitações de cada um, além de demostrar seu valor como heróis para população e ao governo.
 
A cada nova edição mais elementos serão agregados ao enredo da trama principal, amarrando todos os rumos da aventura, tudo isso enquanto o leitor pode conhecer mais sobre cada personagem e a motivação de cada um deles.



O 1º volume da nova HQ foi lançado em setembro de 2019 através de uma campanha de Financiamento Coletivo com sucesso na plataforma Catarse. O projeto total conta com 20 edições separadas em quatro capítulos com cinco revistas cada. Em todo capítulo novo será abordada uma ameaça diferente ligada a trapa principal. As revistas estão projetadas para uma vereação de 40 a 20 páginas de história, sendo os volumes 1, 6, 11 e 16 levando maior número.  


Sinopse da história 
Força BR é uma força tarefa especial, criado a partir de uma aliança pública/privada através da iniciativa de um rico empresário conhecido como Morubixaba com o Governo Federal do país. Após o desaparecimento da princesa Imperial, que desencadeia todo um plano maléfico de proporções nacionais, esse grupo de super-humanos se reúne. Agora, junto, eles podem neutralizar toda e qualquer ameaça que as autoridades competentes não seriam capazes de impedir. Agora a super-equipe vai tentar impedir os planos de conquista de Dom Ferdinando, o nobre bastardo que quer a monarca do Brasil.

OS PERSONAGENS DA TRAMA




Heróis
Fernando Pereira - O.R.D.E.M. (Otimizador Robótico de Durabilidade Energética Momentânea): Fernando sofreu um grave acidente enquanto trabalhava em um projeto secreto do governo sobre energia sustentável. A partir disso seu corpo passou a emitir uma alta quantidade de energia, que pode ser muito leta. Então ele desenvolveu a armadura que tem a função de conter e manipular essa energia como bem intender.

Amanari: É uma índia pajé, descendente de uma antiga linhagem mágica que possui grande poder de vidência, cura e proteção. Apesar de lutar ao lado da Força BR Amanari é uma pacifista, e vive tentado evitar o confronto.

Jaguaruna: Um misterioso guerreiro selvagem, especialista em guerrilha e sobrevivência na selva. Esse personagem é muito agressivo e está sempre à procura do próximo inimigo.

Jequitibá: Ser orgânico-vegetal com um elo muito poderoso com as forças da natureza. Ele é uma espécie de entidade antiga e extremamente primitiva. Existe uma lenda de que ele é na verdade o espírito de um antigo cacique de uma tribo indígena que morreu na floresta, e que por algum motivo, depois de anos renasceu na forma desta “arvore” viva para proteger seu antigo lar.

Muzenza: É um exímio lutador, mestre dos mestres da Capoeira, que tem o dom de invocar o espírito guerreiro de Ogum de para aprimorar suas habilidades. Além de ser o alívio cômico do grupo, por estar sempre fazendo “piadinhas”.   

Ipupiara: Uma criatura anfíbia que comanda as águas e pode literalmente devorar homes, o que a torna extremamente perigosa quando está com fome. Essa personagem é amplamente inspirada nos mitos da do folclore nacional.


Equipe de Apoio
Além da equipe de super-humanos o grupo conta com o apoio de inteligência formado por: Morubixaba (líder tático); Apoena (inteligência avançada); Baquara (pesquisa e desenvolvimento); Urutu (combate de campo) e Guaranis (soldados de elite operacionais).

Vilões
  • Dom Ferdinando (Nobre bastardo com poderes de controle mental);
  • Lúcia Lobo (Assessora de Dom Ferdinando que se transforma em uma fera incontrolável);
  • Bugio (Batedor e infiltrador); 
  • Pedroso (Indestrutível segurança pessoal de Dom Ferdinando); 
  • Kibungo (Espião e conselheiro sombrio);
  • Queimado (Misterioso homem capaz de projetar labaredas de fogo).

Multiverso Força BR
Para o futuro: O universo do Projeto Força BR vai muito além das histórias em quadrinhos. Na medida em que o projeto crescia, tanto em relevância quanto em número de apoiadores, outras mídias foram incorporadas. Como grande jogo de tabuleiro (board game); Jogos de RPG (interpretação de mesa); Card game (jogos de cartas colecionáveis).

E recentemente a equipe começou a desenvolver um jogo de videogame para computador e celular. De acordo com Chris, essa é uma estratégia de aproximação com o público mais jovem, que pode se interessar pela narrativa e pelos heróis a partir do jogo eletrônico e não pelo caminho dos quadrinhos ou do jogo de tabuleiro.



Mas apesar de tudo isso, o projeto ainda não pode se manter com as próprias pernas. Portanto está aberto no site APOIAse uma campanha de apoio ao ForçaBR, lá você pode ajudar essa promissora história nacional a chegar mais longe. Contribuindo com qualquer quantia que puder, o apoiador recebera em troca diversas recompensas do Projeto Força BR, incluindo miniaturas: camisetas, bonés, adesivos, miniaturas, próximas edições e muito mais, Além do prazer de saber que faz parte de um projeto tão ambicioso feito exclusivamente aqui.

EXPLORE O PROJETO NAS REDES:

FACEBOOK.COM/PROJETOFORCABR

INSTAGRAM.COM/PROJETOFORCABR

YOUTUBE.COM/ PROJETOFORCABR

APOIAse



 
REFERÊNCIAS: 

LOKIA, M. Nem Marvel nem DC: Novo Universo de heróis é aqui do Brasil. MIGUEL LOKIA – YOU TUBE. 29 de mai. de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4HfNDLXu_Pc&feature=emb_title> Acesso em: 10 de ago. de 2020.

Segundo dia do HQweek propõe discussões sobre narrativas transmídia e adaptações. UFJF. 27 de mai. de 2020. Disponível em: <https://www.ufjf.br/midiadigital/2020/05/27/segundo-dia-do-hqweek-propoe-discussoes-sobre-narrativas-transmidia-e-adaptacoes/> Acesso em: 10 de ago. de 2020.

PEREIRA, C. Projeto Força. BR. APOIA.se. 23 de mar. de 2020. Disponível em: <https://apoia.se/projetoforcabr> Acesso em: 10 de ago. de 2020.

PEREIRA, C. Projeto Força. BR. CATARSE. 28 de nov. de 2019. Disponível em: <https://www.catarse.me/projeto_forca_br_1baa> Acesso em: 10 de ago. de 2020.


ABDERSON. Chegou a mais nova HQ nacional! NERDSTRAIDO. 13 de jan. de 2020. Disponível em: <https://nerdistraido.com/2020/01/13/chegou-a-mais-nova-hq-nacional/>Acesso em: 10 de ago. de 2020.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »