13/08/2020 às 23h01min - Atualizada em 13/08/2020 às 23h02min

Mundo Mistério | Castanhari leva fórmula do seu canal do YouTube para a Netflix

Série estreou no dia 4 de agosto na Netflix

William Santos de Souza - Editado por Fernanda Simplicio
Divulgação / Netflix
Mundo Mistério, a mais nova série da Netflix, protagonizada pelo o ícone do YouTube ,Felipe Castanhari, estreou no último dia 4 de agosto. Ao longo dos 8 episódios, a produção procura explicar temas da humanidade e da natureza, explorando mistérios da Ciência e da História. Mas apesar do nome de peso e sua proposta, será que a fórmula trazida pelo youtuber para o serviço de streaming funciona?
 
Felipe Castanhari já é um nome conhecido do YouTube brasileiro. Com o Canal Nostalgia, o youtuber apresenta muitos dos assuntos que fizeram parte da infância de muita gente. De início, tratava bastante de produções de entretenimento, mas com o tempo evoluiu de forma significativa. Essa evolução o tornou uma referência no ensino por meio da plataforma, principalmente com os quadros sobre história e ciência.
 
A ida de Castanhari para a Netflix é cercada de polêmicas, primeiro com a decisão do youtuber em deixar de produzir conteúdo apenas para o YouTube; e em seguida, discussões levantadas por internautas sobre Felipe tomar o espaço de historiadores e outros profissionais em seus vídeos, já que não teria formação para exercer esse papel de discurso.
 
Mais do que ser historiador, geólogo ou coisa parecida, é necessário ser um comunicador para que um canal cresça e tenha sucesso, feito de Castanhari com o seu canal no YouTube, trabalho que não foi conquistado sozinho, já que os vídeos sempre contavam com a colaboração de especialistas de diversas áreas. Ao levar seu conteúdo à Netflix, acaba atingindo um público ainda maior que o de seu canal, tendo em vista que o serviço de streaming deixará Mundo Mistério em destaque para seus mais de 15 milhões de assinantes. Felipe deixa de ser um simples youtuber e torna-se produtor, apresentador e idealizador de um programa de destaque do maior serviço de streaming do mundo.
 
Com 8 episódios curtos, a série foca em temas com maior apelo popular como o Triângulo das Bermudas, Pestes, Apocalipse Zumbi, Viagens no Tempo e Inteligência Artificial, os quais são apresentados com dados científicos e com uma pitada de humor.
 
Castanhari não está sozinho na apresentação da série, o elenco ainda conta com Lilian Regina (Drª Tayane), Bruno Miranda (Zelador Betinho) e Guilherme Briggs (inteligência artificial BRIGGS).
 
Mas é justamente na interação entre os personagens que está seu ponto fraco, uma série que se propõe a tratar de ciência, utilizando termos e linguagens informais, não acertou ao associar o personagem do zelador a uma pessoa com poucos estudos, como estudante do supletivo. Se a mensagem que a série queria passar seria de que nunca é tarde para uma pessoa voltar a estudar e buscar conhecimento, falhou na transmissão da mensagem.
 
A qualidade visual da produção é digna de respeito; surpreendente e riquíssima. A série aborda os temas de forma didática, usando uma linguagem simples e abrangente. Durante cada episódio, é possível acompanhar o raciocínio dos narradores com animações envolventes e fáceis de se acompanhar. Há um ótimo trabalho de edição feito aqui, qualidades estas que já apreciamos no Canal Nostalgia.
 
Os episódios de Mundo Mistério têm duração entre 25 e 28 minutos, tempo ideal para um vídeo do YouTube, mas que passa voando no serviço de streaming, sinal que o conteúdo é bom e prende a atenção do espectador. Se por um lado o conteúdo apresentado visa ao entendimento do conteúdo por diversos públicos, por outro, aparenta que o programa apenas arranhou a superfície de temas que poderiam ser mais explorados, mas nada que não possa ser ajustado em uma nova temporada.
 
Por fim, vemos que a série é um exemplo incrível de como podemos aprender ciência e história sem nenhum esforço. Ela impressiona e satisfaz completamente todas nossas dúvidas. Uma ótima fonte de informação confiável.
 
Contando com visual que fala diretamente com o público jovem, informações claras, dinâmica bem humorada e conteúdo educacional, o programa se sustenta de maneira satisfatória, sendo um alento (principalmente) aos jovens que gostam de curiosidades e conteúdos históricos e que, por conta da pandemia, encontram-se em isolamento social numa rotina de estudos online que nem sempre é tão divertida assim.
 
Se Mundo Mistério continuar mantendo-se além da superfície dos conteúdos abordados, poderá entrar no radar de um público ainda maior, provando-se um ótimo programa de conteúdo informativo para jovens de todas as idades.
 
REFERÊNCIAS:
 
MUNDO Mistério. Direção: Felipe Castanhari. Produção: Felipe Castanhari. Roteiro: Felipe Castanhari. São Paulo: Netflix, 2020. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81020977. Acesso em: 9 ago. 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »