Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/08/2020 às 08h43min - Atualizada em 20/08/2020 às 08h39min

Festival Internacional de curta-metragem recebe Claire Diao

Convidada é especialista na cinematografia contemporânea da Africa

Por Tatiane Sampaio - Editado por Alinne Morais
Foto: Reprodução/internet
O Festival Internacional de curta-metragem de São Paulo, organizado pela Associação Cultural Kinoforum, terá exibições online e gratuita entre 20 a 30 de agosto. Na programação, a crítica de cinema e jornalista franco-burquinense Claire Diao participa do webnar “A importância de existir nas telas”, transmitido nesta sexta-feira (21), às 16h.

Considerada uma das mais importantes especialistas na cinematografia contemporânea da África e da diáspora africana, Claire terá a companhia das curadoras Janaína Oliveira, doutora em História e Rayanne Layssa, graduanda em cinema. A atividade visa discutir à relevância de existir nas telas, indiferentemente do gênero, da forma ou temas escolhidos pelos novos cineastas.

"Dos primeiros filmes de Oscar Micheaux, em 1919, até os primeiros filmes da África Subsaariana, na década de 1960, passando pelos da diáspora africana sediada na Europa na década de 1950, foi apenas um passo para representar outros corpos, outras histórias e outras experiências nas telas. Porque a arte e o cinema, ansiosos por renovação e descoberta, não poderiam evoluir sem propostas marginais, minoritárias ou inesperadas que abalam, contestam ou desafiam a norma e a ordem estabelecida", comenta Claire Dião.


Curta Kinoforum
O Festival Internacional de curta-metragem de São Paulo é um dos maiores e tradicionais eventos dedicado ao formato de curta duração no mundo. Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, as exibições serão totalmente virtual, com 212 filmes, representando 46 países dos cinco continentes.

"O grande desafio desta edição do festival foi colocado quando foram estabelecidas as medidas de confinamento social, no mês de março, e a inviabilidade de eventos presenciais. Foi quando tivemos que decidir se iríamos manter suas datas tradicionais em agosto e como seria se não pudesse ser presencial. O resultado está sendo positivo, e acredito a exibição nessas novas telas veio para somar, mesmo quando a crise sanitária tiver passado”, explica criadora e diretora do Curta Kinoforum, Zita Carvalhosa.
 
Serviço:
Link para webnar - “A importância de existir nas telas
Link para filmes, lives e demais atividades do Curta Kinoforum
Ou pelo aplicativo innsaei.tv, disponível para celular, tablet e SmartTv, além das lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »