Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/08/2020 às 23h22min - Atualizada em 20/08/2020 às 23h19min

Geração Canguru e o adiamento da independência

Por que a casa dos pais tem sido a melhor escolha?

Isadora Lassi - Editado por Camilla Soares
Fonte: Veja
Sair da comodidade dos pais, buscar independência e obter sucesso com o próprio esforço. Antigamente, isso era visto como comum e acontecia, por vezes, de forma prematura, porém essa situação vem mudando e originando uma nova visão de mundo. A visão de ser independente ficou para trás, e vem dando lugar à chamada “Geração Canguru”.

Esse nome é dado ao grupo de jovens entre 25 e 34 anos que adiam a saída da casa dos pais. Atualmente, somente um em cada cinco jovens nessa faixa etária já conquistou sua independência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, a maioria dessa geração é composta por homens (60,2%).

Diversos fatores contribuem para o aumento desse grupo no Brasil, um deles é econômico. A alta qualidade de vida faz com que os jovens permaneçam por mais tempo com os pais. Além de comodidade, acabam por investir numa melhor formação profissional.

Também, a mudança social de comportamento faz com que esses jovens priorizem mais suas realizações pessoais do que a constituição de família ou casamento, por exemplo.

Entretanto, o emocional também conta na tomada de decisões. A comodidade financeira acaba por criar pensamentos de não ser capaz de se manter sozinho. “Os custos precisam ser compartilhados. Os pais que sustentam os filhos adultos acreditam estar fazendo um ato de amor, quando na verdade estão prejudicando o amadurecimento dos jovens, que continuam ligados a família através de um cordão umbilical financeiro”, afirma a psicóloga Branca Marques Thóme.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »