Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/08/2020 às 12h54min - Atualizada em 21/08/2020 às 12h48min

Dance2Star e a cultura da dança no Rio Grande do Sul

Para além dos Centros de Tradições Gaúchas

Bárbara Adelle Dalamaria - Editado por Letícia Agata
Jazz, contemporânea, twerk, hip hop e break são os principais estilos apresentados pelos dançarinos do grupo Dance2Star, fundado há quase dois anos, em outubro de 2018. O projeto surgiu por conta da necessidade de profissionalizar bailarinos da região de Porto Alegre e incentivar o consumo de outros estilos dessa expressão artística, que não só as danças tradicionais gaúchas, gerando mais visibilidade a dançarinos locais, além de um repertório cultural mais abrangente.

 O Dance2Star trabalha com um público de 12 à 25 anos. Atualmente, cerca de 38 pessoas, entre bailarinos e direção, fazem parte do grupo. A rotina de ensaios, antes da pandemia de coronavírus, costumava ser presencial, ocorrendo toda sextas-feira, das 19h às 22h. Entretanto, o modelo de ensaios teve de ser alterado para seguir as medidas de isolamento social. “Toda quarta-feira é entregue o material didático aos alunos e proposto que seja devolvido em três dias, mantendo, toda sexta-feira, uma chamada online para conversar e propor dinâmicas”, explica a dançarina, Ana Lauren.
 
Ana e mais quatro integrantes do grupo representaram o Dance2Star esse ano na 3ª Edição do Seminário de Danças Negras do Rio Grande do Sul, que busca tanto a visibilidade do artista negro quanto atentar o público sobre a dificuldade destes artistas dentro do meio. “É de extrema importância que existam pessoas negras fazendo parte da produção cultural do nosso Brasil, pois por muito tempo fomos privados disso. Espero que cada vez mais existam mulheres e homens negros sendo representados culturalmente no país”, afirma Ana.
 

 
O 3º Seminário de Danças Negras do Rio Grande do Sul foi realizado no final de julho deste ano pela Universidade Federal de Pelotas e teve como tema principal: Narrativas e Performatividades de Mulheres Negras na Cena, que busca apontar as produções de conhecimento e contribuição intelectual, assim como a luta contra o racismo e a misoginia, enfrentados diariamente por mulheres negras. Este ano, por conta da pandemia, o evento foi realizado online através de lives no Youtube.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »