Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/08/2020 às 14h50min - Atualizada em 22/08/2020 às 14h44min

MEC dará até 40 GB de internet grátis para 400 mil estudantes

Programa auxiliará alunos de universidades e instituições federais de baixa renda a terem acesso às aulas do ensino remoto

Héricson Furtado - Editado por Manoel Paulo
Folha de São Paulo
Foto: Banco de imagens - Governo do Brasil
O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última segunda-feira (17) um programa para levar internet via 4G a 400 mil estudantes universitários e de institutos federais. Quase cinco meses após o fechamento das instituições federais devido à pandemia do novo coranavírus, o projeto permitirá que alunos carentes de baixa renda tenham acesso à internet, viabilizando o ensino remoto.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou da abertura de uma entrevista à imprensa transmitida pela internet e comenta sobre a demora para fornecer internet aos estudantes. “O percurso administrativo que as coisas públicas possuem, toda a nossa burocracia interna, nos torna um pouco mais lentos. Foi uma das causas para que a gente tenha demorado um pouco mais do que seria razoável”.

O projeto tem o orçamento de R$ 24 milhões, envolvendo o pagamento de pacote de internet de 5GB a 40GB para os estudantes. Serão atendidos os alunos de universidades e instituições federais considerados em condição de vulnerabilidade com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita.

Este perfil reúne 900 mil anos da rede federal, os 400 mil que serão beneficiados representa 44% desse público. Segundo o MEC, serão privilegiados os alunos mais carentes com renda familiar até meio salário mínimo per capita.

De acordo com o MEC, o programa vai durar durante todo o decreto de calamidade pública, que possui prazo de validade em dezembro, mas podendo ser ampliado em 2021. As aulas foram interrompidas nas instituições de ensino em todo o Brasil no mês de març
o.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »