Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/08/2020 às 18h20min - Atualizada em 23/08/2020 às 18h21min

10 jogos que foram inspirados na literatura

Dos jogos mais antigos aos mais recentes!

Gledys Ramos - Editado por Fernanda Simplicio
Editação: Gledys Ramos

Já parou para pensar de onde saíram as ideias e inspirações dos roteiristas dos games? 

Veja uma lista de 10 jogos e sagas mais antigos até os mais recentes que foram inspirados na literatura. 

ASSASSIN’S CREED RENASCENÇA (2009)



Existem diversos livros lançados por Assassin’s Creed, porém foi com Assassin’s Creed Renascença que a saga fez sucesso, além de ter sido o livro que deu início à saga, inspirou Assassin’s Creed 2, lançado em 2009. 

Renascença, é uma obra de Oliver Bowden, e conta a história de Ezio, um assassino que carrega a linhagem mortal de seus ancestrais e se torna um mestre da Ordem. O livro narra toda a história do jogo, mas com mais detalhes. 

THE WITCHER (2007) 


The Witcher, é um uma saga de jogos muito aclamada pelo público, e foi inspirada em vários contos e romances poloneses do escritor Andrzej Sapkowsk
- O último desejo (1993): Contos 
- A espada do destino (1993): Contos 
- O sangue dos Elfos (1994): Romance 
- Tempo do desprezo (1995): Romance 
- Batismo de fogo (1996): Romance 
- A torre da Andorinha (1997): Romance 
- A senhora do lago (1999): Romance 

Os livros contam a história de Geralt de Rivia, o Bruxo. Os dois primeiros livros contam sobre o passado de Geralt e outros personagens e explicam sobre o universo e ambientação da trama. 

Os cinco romances da saga narram a história de Geralt Ciri, a princesa de um país que fica sob a proteção de Geralt. 

O último livro da saga foi lançado em 2019: Tempo de tempestade. 

SPEC OPS: THE LINE (2012)

Spec ops: the line, não é o tipo de jogo que se destaca pelos gráficos ou sua jogabilidade, mas sim por envolver o jogador em uma história repleta de mistérios, dilemas e surpresas. 

É um jogo inspirado no livro O coração das trevas (1902), do escritor Joseph Conrad. A trama conta a história do marinheiro Marlow, que busca por Kurtz, um mercador de marfim, pela selva africana. O livro também serviu de inspiração para o filme Apocalypse now (1972), e o livro e o filme juntos, inspiraram o jogo. 

METRO (2010) 

O jogo é uma adaptação do livro Metro 2033 (2005), do escritor Dmitry Glukhovsky. A trama do livro e do jogo são bem semelhantes, porém com focos diferentes. Enquanto no livro se trabalha muito as reflexões do personagem sobre a sociedade que se criou nos frios túneis do metrô de Moscou, no jogo temos um foco maior no terror e tensão com lugares muito escuros, monstros enormes e muita ação. 

BIOSHOCK (2007) 


O jogo foi baseado no livro Revoltas de Atlas (1957), de Ayn Rand, que se trata de objetivismo, o conceito de uma cidade liberal embaixo da água é totalmente uma réplica do discurso ideológico do livro. No jogo, também é possível ver alguns personagens do jogo com os mesmos nomes do livro. 

ENSLAVED: ODYSSEY TO THE WEST (2010) 

 


Baseado em um dos grandes clássicos da literatura mundial, A jornada para o oeste (1592), escrito por Wu Cheng’en, é um romance que conta a história de um monge budista chamado Xuanzang, que tem uma difícil missão de retornar ao Oeste para resgatar alguns Sutras que haviam sido perdidos nas terras antigas.  

Acompanhando o monge, estão três discípulos: Sun Wukong (Rei Macaco), Zhu Bajie Sha Wujing. 

O romance chinês também serviu de inspiração para Dragon Ball, de Akira Toriyama

RAINBOW SIX (2015)


É um jogo inspirado no livro Tom Clancy's Rainbow Six (1998), de Tom Clancy, um dos maiores novelistas do mundo, e principal nome do gênero de literatura techno-triller. Seus livros são focados no militarismo e operações especiais e inspirou outros jogos como Ghost Recon e Splinter Celln

SHADOW OF MORDOR (2014)

Esse jogo tem a sua história baseada no livro Senhor dos anéis (1954), obra de J.R.R. Tolkien.  

Além disso, o jogo da Warner mistura Assassin's Creed, Batman da Rocksteady e o Nemesis System para um resultado divertido. 

DANTE’S INFERNO (2010) 



O jogo é baseado na Divina Comédia (1472), livro do autor italiano Dante Alighieri.  
Conta a história de uma jornada espiritual pelos três reinos do além, Inferno, Purgatório e Paraíso. No livro, o guia dentro deste mundo é Virgílio o escritor da obra Eneida. Já o jogo usa a jornada espiritual, porém nele temos a esposa sendo levada para o mundo dos mortos e o personagem vai resgatá-la passando pelos três reinos do livro. 


AMERICAN MCGEE’S ALICE (2000) 

 



O jogo faz uma releitura do livro Alice no País das Maravilhas (1865), nessa adaptação temos uma Alice esquizofrênica internada em um manicômio já com seus 18 anos, ela é visitada pelo coelho que a leva novamente ao País das Maravilhas, que não anda tão maravilhoso assim. 

Aposto que agora, você que é fã desses jogos, quer ler esses livros para conhecer ainda mais sobre o universo do game. 
 
 
REFERÊNCIAS:  
Start. 10 jogos sensacionais que foram baseados em livros. Folha Uol, 26 de mai. de 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/start/album/2020/05/26/10-jogos-sensacionais-que-foram-baseados-em-livros.htm?foto=1> Acesso em 17 de ago. de 2020.  


Gumes, Morgana. 10 JOGOS QUE FORAM INSPIRADOS POR LIVROS! Legião dos heróis, 21 de out. de 2018. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-jogos-que-foram-inspirados-por-livros.html> Acesso em 17 de out. de 2020

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »