Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/08/2020 às 18h11min - Atualizada em 24/08/2020 às 18h05min

Mulher e empreendedorismo: Conheça a história da designer de moda Laura Amaral

Cerca de 34% dos empreendimentos no país foram criados por mulheres nos últimos anos

Myllena Ferreira - Editado por Larissa Barros
Arquivo pessoal / Laura Amaral
Cerca de 24 milhões de mulheres são empreendedoras e responsáveis por aproximadamente 34% dos empreendimentos criados no Brasil, em 2018, segundo dados do Monitoramento de Empreendedorismo Global (Global Entrepreneurship Monitor). A designer de moda do Rio Grande do Sul, e fundadora da loja Campana, Laura Amaral, 28 anos, faz parte desse grupo. 

Em entrevista ao Lab dicas de jornalismo, ela contou que decidiu ser empreendedora e criar a loja Campana em 2016 para vender bolsas artesanais feitas com materiais sustentáveis e reutilizáveis, como lona, tapeçaria, sarja, jeans. 

De acordo com Laura, ela escolheu este ramo por ser mais feminino, leve, natural. Além de  ter uma forma de organização diferente do mercado que ainda é dominado por homens. “O empreendedorismo é um território que vai se tornar cada vez mais feminino, vejo que este é o futuro e tende a ser menos desafiador para nós”. 

O estudo realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, em 2019, apontou que os principais motivos para o crescimento da abertura de negócios por mulheres são a flexibilidade de horário e tempo para a família. No entanto, elas ainda possuem pouco espaço na agenda para se dedicarem aos negócios, em comparação com os homens. Pois, uma das prioridades femininas continua sendo os afazeres em casa e o cuidado com filhos.
 
Ainda segundo a pesquisa, as mulheres que entram no ramo do empreendedorismo acabam gerando empregos e oportunidades para outras mulheres. Para Laura, decidir sair de um emprego formal e abrir uma loja de bolsas foi algo desafiador, e fez com que ela se adaptasse a uma nova rotina.
 

“Desafios de certa forma sempre vão existir, hoje eu entendo, se não houver desafio, não estamos fazendo do jeito certo” disse. 

 
Por conta da quarentena alguns projetos da marca precisaram ser desmarcados. No entanto, apesar dos planos para este ano terem sido prejudicados, a designer manteve os pensamentos positivos, e percebeu que não vai precisar desistir do seu empreendimento.
 
Segundo Laura, o mundo dos negócios passará por uma situação complicada daqui para frente, e que dar um passo de cada vez em seus planos para o futuro vai impedir que em um momento seu trabalho não dê certo, e ela precise desistir.

 “A pandemia prejudicou muita gente e acabou também me prejudicando de certa forma. Mas acredito que quando isso passar, aqueles que estão persistindo nesse momento ou começando algo, serão mais valorizados”, diz Laura. 


Por fim, a empreendedora deixa claro que o que a motiva a continuar neste ramo é o fato de que a moda pode ser uma grande ferramenta de posicionamento, de demonstrar a nossa personalidade e o que queremos dizer com a forma que nos vestimos.”A moda tem todos estes elementos”, conclui.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »