Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2020 às 14h22min - Atualizada em 29/08/2020 às 14h02min

MEP-VR realiza painel eleitoral com pré-candidatos à prefeitura de Volta Redonda-RJ

Movimento Ética na Política de Volta Redonda-RJ (MEP-VR) promoveu nas últimas três quintas-feiras do mês de agosto painéis de discussão com nove pré-candidatos à prefeitura da cidade sobre temas revelantes para a população local.

Lucas Mathias - Editado por Caroline Gonçalves
Foto/Divulgação: MEP-VR
Nas últimas três quintas-feiras do mês de agosto, o Movimento Ética na Política de Volta Redonda-RJ (MEP-VR) realizou painéis eleitorais com nove pré-candidatos à prefeitura da cidade. Representado pela figura do José Maria, o Zezinho, o movimento obteve a liberação da Justiça Eleitoral para realizar o encontro virtual com os pretendentes a ocupar a cadeira do poder executivo de Volta Redonda.

Todos pré-candidatos anunciados pela mídia local até a data da organização  foram convidados a participar do painel, porém apenas nove aceitaram o convite. Para promover um quadro político com seriedade e comprometimento com a população, representantes de diversos segmentos da cidade foram convidados para debater temas importantes. Foram discutidos assuntos sobre: Planejamento Urbano; Saúde e Meio Ambiente; Cultura, Educação e Esporte; Cidadania e Direitos Humanos; Trabalho, Emprego e Desenvolvimento.

A ordem de participação dos pré-candidatos foi realizada mediante a um sorteio, sendo os convidados avisados previamente. Além disso, a ordem de fala, bem como os assuntos tratados também foram sorteados pelo mediador do painel, José Maria.  

Participaram do painel os pré-candidatos:

Dia 13/08: Professora Juliana Carvalho (PSOL) e Dr. Alex Martins (PSB);



Dia 20/08: Benevenuto Santos (Avante), Cida Diogo (PT) e Antônio Francisco Neto (DEM);



Dia 27/08: Dayse Penna (PROS), Washington Granato (Solidaridade) e Gerson Antunes (PDT).



O pré-candidato Alexandre Habibe (PCdoB), que havia sido sorteado para o 1º painel do dia 13/08, não pode comparecer e justificou sua ausência devido a outros compromissos. 

Em nota divulgada na última sexta-feira (28), o MEP-VR disse que está planejando realizar outra rodada de debates mais dinâmicos, além de um painel com os pré-candidatos às cadeiras de vereador do município.

“O Conselho do Movimento realizará reunião sábado (29) para avaliar o Painel Eleitoral, na perspectiva da realização algo mais dinâmico, que envolva debates e aprofundamentos das questões emergenciais da cidade. Também se pensa algo relacionado ao legislativo, sinalizou a equipe organizadora”, disse o MEP em nota oficial.

Segundo José Maria, representante do MEP, o juiz da 131ª zona eleitoral de Volta Redonda, Dr. Marcelo Dias da Silva, valorizou a iniciativa do movimento com a criação dos painéis eleitorais, além de sinalizar uma discussão de colaboração mais expressiva do MEP no processo eleitoral. Ademais, o movimento irá apoiar a campanha de incentivo à sociedade para a inscrição de mesários durante as eleições, fortalecendo a fiscalização e a observação no processo eleitoral.
 
“O MEP-VR irá atuar como um observador”, manifestou ele em entrevista exclusiva ao LAB Dicas de Jornalismo.  

Entenda o período de pré-campanha e campanha eleitoral

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no artigo 36, da Lei nº 9.504/1997, os pré-candidatos podem somente fazer menção a pré-candidatura, exaltar qualidades pessoais, mas não poderão, de forma alguma, pedir votos, estando sujeitos à penalização por se configurar propaganda eleitoral antecipada. As oficializações dos candidatos ao legislativo e executivo só poderão ocorrer entre os dias 31 de agosto e 26 de setembro. 

O período de campanha começará dia 27 de setembro e vai até 12 de novembro. Nos meios de comunicação, rádio e TV, a propagandas eleitorais obrigatórias serão do dia 9 de outubro até 12 de novembro, sendo estas datas referentes ao 1° turno.

As eleições municipais em todo o Brasil estão marcadas para o dia 15 de novembro (1º turno), e para 29 de novembro em um eventual 2º turno.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »