Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/08/2020 às 22h32min - Atualizada em 31/08/2020 às 22h17min

A educação infantil em tempos de pandemia

Dia Nacional da Educação Infantil (25) ocasiona reflexões sobre os principais desafios e soluções do ensino remoto para as crianças

Eunice Peixoto - Editado por Letícia Agata
Foto: (Reprodução/Revista Crescer - Globo.com)
Não é novidade que o atual cenário de pandemia e isolamento social surpreendeu aos mais diversos setores da sociedade. A educação, principalmente na ramificação da Educação Infantil, se encaixa como um dos aspectos que mais tiveram que se adaptar. Diante desse contexto, a última terça-feira (25), foi marcada pelo Dia Nacional da Educação Infantil, data essa que sugere reflexões em torno do tema, como a maior vulnerabilidade infantil diante dessas transformações e o questionamento de quais seriam as possibilidades de enfrentar esse desafio.  
 
Crianças e jovens tiveram que deixar o espaço presencial na escola para destinar o aprendizado apenas ao modo remoto, em que as atividades passaram a ser realizadas na frente da tela, enquanto os professores deveriam cumprir a missão de deixá-las o mais dinâmicas possível. Por um lado, esse aspecto é marcado por possíveis dificuldades no desenvolvimento de habilidades cognitivas, intelectuais e emocionais no público infantil, que podem vir a ter prejuízos pela falta de atividades presenciais e coletivas. Por outro lado, profissionais da educação precisaram agir, ressignificando todo o ensino a partir da transformação do que era presencial em digital, e da reinvenção de formas dinâmicas para a produção das aulas.

Além disso, em decorrência da pandemia do novo coronavírus e tendo em vista a necessidade de readaptação por parte de alunos e educadores, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabeleceu alterações temporárias acerca do ensino, como a não obrigatoriedade do mínimo de dias efetivos, desde que aplicada a carga horária mínima  que é necessária ao calendário escolar, inserido assim a medida provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020.
 
Nesse sentido, a professora auxiliar e graduanda em pedagogia, Denise Morais, enfatizou a importância de um ensino dinâmico no período remoto:

“Apesar de estar afastada do local onde trabalho, pude ver de perto a situação dos professores responsáveis. Percebi que, nesse momento, há a necessidade de os professores usarem da sua criatividade para deixar a aula remota atrativa. A aula precisa ser lúdica, devem ser usados aplicativos da internet, e nesse meio termo, ainda há outro desafio: o professor tem que conhecer muito bem esses aplicativos para deixar a aula o mais leve possível.”

 
O papel da família
 
No contexto de ensino remoto, outro aspecto notório e que vem sendo muito discutido é o papel da família, que não só é essencial como uma parte responsável dessa educação diária, como também passa a assumir uma presença fundamental nos momentos escolares e na contribuição da aula. Segundo Denise, nesse momento a família deve criar uma rotina escolar com a criança, assim como reservar um tempo destinado à outras atividades e brincadeiras. Isso se deve ao fato de que o acompanhamento é necessário para que a própria criança compreenda que o momento é da aula.
 
Nesse aspecto, a psicóloga Jeanine Duarte considera que a nova atividade de educação intelectual da criança pode ser um grande desafio para os pais: “Ainda que os pais tenham suporte, eles realizam o papel do professor em casa, o que não é comum. Portanto, esse dever se torna difícil para ambos, que precisaram se adaptar em conjunto”. Já no caso das consequências para o público infantil, ela afirma: “A ansiedade pode ser um dos principais resultados desta nova rotina, considerando que as crianças não estão se relacionando socialmente no momento, tampouco frequentando lugares que costumavam ir anteriormente.”
 
Jeanine ainda completa que apesar de não haver o afeto de outras crianças nas atividades presenciais da escola, é um momento de maior participação dos pais na vida dos filhos, e essa presença é essencial para o desenvolvimento infantil. Por isso, uma boa solução para os pais e as crianças neste momento seria a realização de atividades mais voltadas para a rotina familiar, juntamente com os conteúdos que devem ser adquiridos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »