Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/09/2020 às 10h53min - Atualizada em 21/09/2020 às 18h30min

Esperança e fé: Cia de dança Cisne Negro faz homenagem aos afetados pela Covid-19

“Variações em prece” será transmitido online dia 3 de outubro

Por Tatiane Sampaio - Editado por Alinne Morais
Julio Ricco
A pandemia do novo coronavírus afetou toda a população mundial com prejuízos materiais incalculáveis em diversos setores, mas, principalmente, as perdas que não tem preço, a vida humana. Devido a este cenário, uma das companhias de dança mais importantes da arte brasileira, Cisne Negro, fará espetáculo “Variações em prece”, em homenagem às vidas perdidas e a todos que foram fortemente afetados pela Covid-19. A transmissão será ao vivo e online no dia 3 de outubro, teatro J.Safra, em São Paulo.

“A partir do momento que assinamos o contrato com o teatro, começamos a desenvolver o programa. Não tínhamos esse espetáculo preparado, é especialmente por causa da pandemia. Então já que é necessário um distanciamento entre as pessoas, pensamos numa apresentação completa de solos e duos, de modo que os bailarinos não ficassem aglomerados no palco”, explica a diretora Dany Bittencourt.

Ao todo, 10 bailarinos participam das sessões. Porém, em cena, apenas quatro por vez, divididos em cinco obras com duração de 50 minutos. “No decorrer das apresentações, somente dois artistas se tocam, mas está tudo certo. Antes do evento faremos testes de Proteína C-reativa (PCR) com toda equipe envolvida”, completa.



PREPARAÇÃO
Segundo a diretora, durante os ensaios foram seguidas todas as exigências recomendadas pelas autoridades da saúde, com higienização das salas de aula do estúdio da companhia, controle da quantidade de pessoas, uso de máscara e teste de temperatura. Tudo para garantir a segurança e tranqüilidade.

A companhia Cisne Negro existe há 43 anos e pela primeira realiza um evento no formato digital, um grande desafio na carreira de centenas de artistas que estão se reinventando para continuar a entreter o público. “É minha primeira vez e será desafiador, pois para nós bailarinos, a plateia é nosso filtro. Mas tem um lado positivo diante dessa situação, antes o que era possível ser visto dentro do teatro, agora pode ser assistido em qualquer lugar. A chance de entregar obras tão lindas ao público seja virtualmente, acalenta-me. Além disso, saber que mesmo à distância, a dança segue encantando a todos é muito gratificante”, declara William Gásparo, 30, bailarino profissional há 15 anos e seis na Companhia.



Durante a quarenta, para manter a forma física, William diz que a quantidade de horas em exercícios físicos diminuiu, entretanto, a intensidade da performance continuou dentro do possível, já que a dança requer espaço e teve que adaptar os movimentos para serem praticados em sua casa. “Também dediquei-me às práticas continuas de yoga, mat pilates e exercícios de condicionamento. Normalmente, trabalhamos seis horas por dia, entre aulas e ensaios, tudo para assegurar a técnica, contudo nesse período à entrega corporal foi intensa mesmo num local restrito”, conclui.

SERVIÇO
“Variações em prece”
Data: 03 de outubro, às 20h
Ingressos custam 20 reais e podem ser adquiridos em teatrojsafra.com.br e eventim.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »