Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/10/2020 às 14h59min - Atualizada em 02/10/2020 às 14h55min

Wikipédia vai atualizar design depois de dez anos

Mudanças devem acontecer aos poucos, com finalização prevista para o final de 2021

Thiago Oliveira - labdicasjornalismo.com
CNN Business
GameCollective
Próximo de completar seus 20 anos, um dos sites mais usados da internet receberá uma nova interface. Depois de uma década, a Wikipédia recebe sua primeira atualização de design.

A enciclopédia online colaborativa mais conhecida do mundo, tem atualmente 1.044.237 artigos, dispostos em 5.078.496 páginas, que receberam mais de 59 milhões de edições. Na gerência disso tudo, 75 administradores, 7 verificadores e 219 robos que fazem o trabalho de edição e correção dos artigos postados na plataforma.

O site que está disponível em 293 línguas diferentes recebe em média 300 milhões de acessos diariamente. Em setembro o Brasil figurou como o país que mais acessou a pagina no mundo inteiro, somando 273 milhões acessos.

 “Embora o conteúdo da Wikipédia tenha crescido rapidamente, nossa interface não acompanhou o ritmo, o design para desktop não sofreu nenhuma mudança significativa nos últimos 10 anos, deixando certos elementos da navegação do site parecendo desajeitados e opressores”, escreveu a gerente de projetos da Fundação Wikipedia, Olga Vasileva.

Dentre as principais mudanças apresentadas para a plataforma estão: a reconfiguração do logotipo, a função de pesquisa aprimorada e a possibilidade de recolhimento da barra lateral esquerda para aumentar a área de leitura.

Ainda que as mudanças ocorram para a modernização da interface, a Wiki expressa uma preocupação em se manter fiel a sua identidade histórica. A intenção é criar "uma experiência semelhante à de nossos usuários de longa data, mas simples e intuitiva para pessoas novas", escreveu Vasileva.

A mudança a principio atinge apenas a navegação para desktop e deve acontecer de forma gradual, com pequenas correções ao longo do ano e com finalização prevista para o final de 2021.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »