Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/05/2019 às 08h35min - Atualizada em 03/05/2019 às 08h35min

A origem da esquerda e direita

Graciele Carvalho - Editado por Camilla Soares
https://www.s1noticias.com/conheca-a-origem-dos-termos-esquerda-e-direita-na-politica/#axzz5nKvRh247
Desde a revolução francesa, houve essa polarização entre esquerda e direita no âmbito da ideologia política, econômica e social. Em que a esquerda se mostra no sentido de uma intervenção maior do Estado à garantia da igualdade, de direitos de liberdades sociais e ambientalistas.  Enquanto, a direita traz uma acepção mais liberal do ponto de vista econômico, conservadorismo cultural, proteção do nacionalismo, tendo cada um desses polos entendimentos e ideologias mais próximas ou distantes da moderação podendo chegar à extremismos como o  Stalinismo na esquerda e o nazismo na direita.


Porém, no espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros, e, também, uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolida.
 
Dentro dessa visão, ser de esquerda presumiria lutar pelos direitos dos trabalhadores e da população mais pobre, a promoção do bem estar coletivo e da participação popular dos movimentos sociais e minorias. Já a direita representaria uma visão mais conservadora, ligada a um comportamento tradicional, que busca manter o poder da elite e promover o bem-estar individual. Mas, com o tempo, as duas expressões passaram a ser usadas em outros contextos.
 
Hoje, por exemplo, os partidários que se colocam contra as ações do regime vigente (oposição) seriam entendidos como “de esquerda” e os defensores do governo em vigência (situação) seriam a ala “de direita”.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »