Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/10/2020 às 23h44min - Atualizada em 07/10/2020 às 23h25min

Quebra da quarta parede

Técnica ajuda a aproximar o personagem do espectador

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
A nova produção da Netflix, “Enola Holmes”, trouxe novamente a discussão sobre a “quebra da quarta parede”. Essa expressão tem origem no teatro e supõe-se que as peças acontecem entre quatro paredes imaginárias. Quando o personagem decide se comunicar com o público, ele está rompendo essa barreira. Mas Enola não é a primeira obra que utiliza essa técnica, ela está presente no cinema e na televisão a mais de 20 anos.Por isso, selecionamos 10 séries e filmes que ficaram famosos por romperem a quarta parede:

1 – Curtindo a Vida Adoidado (1986)
 
Fonte : Paramount Pictures

Fonte : Paramount Pictures

 
O jovem Ferris Bueller deseja matar a aula para aproveitar o dia com sua namorada e seu melhor amigo. Para isso, ele precisa despistar o diretor do colégio e sua irmã. Ao longo do filme, Ferris compartilha todos os seus planos com o público.

2 – Os Bons Companheiros (1990)
 
Fonte : Warner Bros

Fonte : Warner Bros


 
Filme sobre a máfia do diretor Martin Scorsese, onde um jovem é criado em meio a mafiosos de Nova York. Ele trabalha para impressionar o padrinho e seus companheiros. Acostumado a muito dinheiro e luxo, começa a sofrer com a dependência química e suas consequências.
 
3 - Violência Gratuita (1997)

 
Fonte : Filmfonds Wien

Fonte : Filmfonds Wien

 
Dois rapazes invadem uma casa de campo enquanto uma família passava suas férias. Os garotos, completamente perturbados, decidem torturá-los e, ao falar diretamente com a câmera, promovem um verdadeiro exagero de violência. O diretor Michael Haneke realizou uma nova versão da obra, praticamente igual, em 2007.
 
4 – Clube da Luta (1999)
 
Fonte : Fox 2000 Pictures

Fonte : Fox 2000 Pictures


 
Jack é um executivo que trabalha como investigador de seguros. Incomodado com o rumo de sua vida e enfrentando uma crise de insônia, encontra uma solução para a sua falta de sono. Ele começa a frequentar grupos de autoajuda, onde conhece Marla Singer e Tyler Durden,o qual leva Jack para um grupo secreto que se encontra para fazer brigas entre os membros.
 
5 - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002)
 
Fonte : Union Générale Cinématographique

Fonte : Union Générale Cinématographique


 
Amélie, uma menina do interior, muda-se para Paris para começar a trabalhar como garçonete em Montmartre. Um dia, em sua casa, encontra uma caixinha escondida no banheiro. Amélie descobre que o objeto pertencia a um antigo morador. Ao devolver para o dono, ela descobre histórias e começa a ter uma perspectiva diferente do mundo e das pessoas a sua volta.
 
6 - A Grande Aposta (2015)
 
Fonte : Paramount Pictures

Fonte : Paramount Pictures


 
O empresário Michael Burry decide apostar na falência do mercado imobiliário dos EUA, investindo um bilhão de dólares dos seus investidores. A aposta atrai outros empresários, entre eles o corretor Jared Vennet que passa a oferecer a proposta aos seus clientes.Eles começam a lucrar em cima de uma das maiorias crises dos Estados Unidos.
 
7 – Deadpool (2016)
 
Fonte : Marvel

Fonte : Marvel


 
Wade Wilson é um mercenário com câncer em estado terminal. Para tentar se curar, ele aceita fazer parte de uma experiência científica. Após tudo dar errado, e perceber que sua namorada corria perigo de vida, ele se transforma no anti-herói Deadpool e sai em busca vingança. A quebra da quarta parede é usada frequentemente para Deadpool fazer suas piadas.
 
8 – House of Cards (2013)
 
Fonte : Media Rights Capital/Netflix

Fonte : Media Rights Capital/Netflix


 
Frank Underwood é um congressista dos EUA vítima de uma traição de um candidato que ele ajudou a eleger. Com a ajuda da esposa, Claire Underwood, inicia uma série de ações para arruinar seus adversários políticos e concorrer à presidência dos Estados Unidos. Ao longo da série os personagens “interagem” com os espectadores.
 
9 – Mr. Robot (2015)
 
Fonte : Anonymous Content

Fonte : Anonymous Content


 
Elliot é um jovem que realiza uma jornada dupla: durante o dia, é um programador e à noite um hacker. Elliot é recrutado por outro hacker, conhecido como Mr. Robot, para destruir a empresa E Corp. Isso gera um conflito na mente de Elliot, o qual terá que fazer uma importante decisão. É importante ressaltar que Elliot sofre de fobia social e ao longo da história usa o recurso da quebra quarta parede para explicitar seus pensamentos.
 
10 – Fleabag (2016)
 
​Fonte : Amazon Prime Video

​Fonte : Amazon Prime Video


 
Phoebe Waller-Bridge interpreta a jovem Fleabag e a quebra da quarta parede é presente nos momentos onde a personagem faz suas observações sobre situações do seu cotidiano. Morando em Londres, Fleabag tenta superar o luto após perder sua melhor amiga. A série foi a sensação do Emmy 2019 e foi encerrada após duas temporadas (não foi cancelada, Phoebe Waller-Bridge planejou a história para apenas duas).

 
REFERÊNCIAS
 
COLETTI, Caio. Quebrando a quarta parede: 8 séries em que os personagens falam direto com os fãs. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2018/05/quebrando-a-quarta-parede-8-series-em-que-os-personagens-falam-direto-com-os-fas>.Acesso em 07 de outubro de 2020.
 
FIAUX, Gus. 10 Filmes Que Quebram A Quarta Parede! Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-filmes-que-quebram-a-quarta-parede.html>. Acesso em 07 de outubro de 2020.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »