Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2020 às 01h02min - Atualizada em 10/10/2020 às 00h44min

Volta às aulas na capital paulista

Governador dá autonomia para prefeitos decidirem se retomarão ou não as atividades escolares presenciais

Gabriela Pereira - Editado por Ana Paula Cardoso
As aulas de algumas escolas da capital paulista voltaram a acontecer de forma presencial no último dia 7. A decisão da reabertura das escolas partiu do governador João Doria (PSDB), seguindo as recomendações do Plano SP. Os prefeitos terão liberdade para decidir se vão ou não seguir a decisão do governador.

As aulas do ensino infantil da rede publica, por enquanto ainda estão suspensas, com previsão de volta para o dia três de novembro, sendo liberadas apenas as aulas regulares do ensino médio e das turmas de jovens e adultos (EJA) nas instituições estaduais.



ENSINO INFANTIL

 

Após sete meses de paralisação, as escolas poderão receber até 20% do total de alunos matriculados em todas as séries. Para Cristiano Nabuco, psicólogo do Instituto de Psiquiatria da USP “essas crianças que estão vindo agora de casa estão trazendo uma dose muito grande de inseguranças, de medos, de inquietudes e agora é o momento delas falarem. Elas precisam ser ouvidas para que todo esse processo de reclusão possa ser aos poucos trabalhado. A partir disso criar uma condição emocional para que elas estejam novamente prontas para o conteúdo pedagógico”, afirmou em entrevista cedida ao G1.

 
Segundo a professora da rede privada, Gabriela Bauerfeldt “as crianças entendem esse momento, a gente trabalha com eles para que os protocolos façam sentido e que eles consigam cumprir com os combinados coletivos de forma assídua”, disse. A professora ainda resalta que existe muito contato com a família das crianças para que o retorno ocorra da melhor forma possível.   

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Segundo o governador, a decisão da liberação da volta às aulas para esses períodos é a evasão escolar que é muito maior nessa fase, o que é prejudicial aos estudantes de classes mais baixas.

O governo irá disponibilizar 12 milhões de máscaras de tecido, 300 mil protetores faciais de acrílico, 10.168 termômetros a laser, 10 mil totens de álcool em gel, 221 mil litros de sabonete líquido, 78 milhões de copos descartáveis, 112 mil litros de álcool em gel e 100 milhões de unidades de papel toalha para as escolas da rede estadual, como forma de garantir a segurança dos alunos.

DESIGUALDADE SOCIAL

É indubitável que a desigualdade social e educacional será cada vez maior com essa diferença nos calendários das redes privadas e publicas. Pesquisas apontam que cerca de 26% dos alunos que estão participando do ensino remoto não possuem acesso a internet.

O retorno às aulas presenciais em escolas privadas apenas aumentaria a disparidade que já existe entre as classes sociais em São Paulo, uma vez que, para muitos o ensino remoto não funcionou como deveria e o ano letivo foi perdido.

Outro fator que vem sendo levantado é a necessidade da vida escolar para muitos jovens que moram em periferias e comunidades. A diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, Claudia Costin, declarou em entrevista cedida ao G1 que "não dá para ficar com alguns discursos que temos ouvido de que só voltaria [as aulas] quando tiver vacina. Não vamos poder deixar as nossas crianças que mais precisam do efeito escola tanto tempo longe da sala de aula".


REFERENCIAS

 
B.BORGES.P PAULO<AULAS REGULARES NO ESTADO DE SÃO PAULO PODEM VOLTAR NESSA QUARTA.G1.7 DE OUTUBRO DE 2020. DISPONIVEL EM <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/07/volta-as-aulas-em-sp-comeca-com-14percent-das-estaduais-abertas-na-capital-reabrem-80percent-das-particulares-e-apenas-uma-municipal.ghtml>

J.GONÇALO< VOLTA AS AULAS: SP REABRE ESCOLAS EM TESTE PARA A VOLTA EFETIVA EM 2021.UOL EDUCAÇÃO. 7 DE OUTUBRO DE 2020. DISPONIVEL EM<https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2020/10/07/sp-reabre-as-escolas-em-primeiro-teste-para-a-volta-efetiva-as-aulas-em-2021.htm> 

P.MENGUE< VOLTA AS AULAS NA CIDADE DE SP EM 2020 É INCERTA E SERÁ DEFINIDA APÓS NOVA TESTAGEM EM ALUNOS> ESTADÃO. 27 DE AGOSTO DE 2020. DISPONÍVEL EM<https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,volta-as-aulas-na-cidade-de-sp-em-2020-e-incerta-e-sera-definida-apos-nova-testagem-de-alunos,70003415080>
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »