Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2020 às 11h51min - Atualizada em 28/10/2020 às 11h02min

4 jogos assustadores

pra você sentir um arrepio nas costas

Lucas Moreira - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: TechTudo
O mundo dos games teve um salto gigantesco tratando se de jogos de terror. Os primeiros eram, para a época, assustadores e muito divertidos, apesar de serem simples e de com pouca jogabilidade e pouco dinamismo. Atualmente os games são mais elaborados e os sustos são mais realistas. Os games de terror serão sempre lembrados por quem jogou pois foram feitos para assustar e nos deixar com uma pontinha de medo. Ou com o medo inteiro. Se tratando de jogos de terror antigos e a evolução deles trago aqui 4 jogos assustadores do mundo dos games. Dois antigos e dois atuais.

Resident Evil 3 Nemesis



Conhecido no Japão como "Biohazard 3: Last Escape" foi desenvolvido pela clássica Capcom, no ano de 1999. Não há jogo melhor para iniciarmos nossa conversa a não ser Resident Evil 3, a continuação do 2. O segundo game da saga também é assustador e divertido por sua vez, no entanto, não há coragem que encarava o Nemesis de frente sem ter que fugir dele. Aquele rosto desfigurado, os sustos espontâneos, os gráficos, a jogabilidade fazia a cabeça da galera.



Era um game singular para a época, uma realidade onde o mundo dos jogos estava estourando com as novidades do Playstation original. A história é a clássica: um tipo de arma biológica totalmente desconhecida é solta em uma cidade chamada Raccon City, através da Umbrella Corporation e assim se inicia o mundo dos infectados.



Você é uma agente da Umbrela e tanta sobreviver e realizar as missões que o game te dá. Bateu saudade, né. Se bem que, quem se lembra deste jogo ou tem mais de 20 anos ou é um jovem gafanhoto amante de games antigos. É caro amigo, o tempo voa...

 

 

Dead Space 2



Dando um salto gigante no tempo, não podemos deixar de falar de Dead Space 2. O jogo foi desenvolvido pela Viseral Games e distribuído pela fábrica de loot boxes EA Games em 2011, para Playstation 3, Xbox 360 e PC.
Você joga com o Isaac Clarke, um engenheiro que trabalhou na nave Ishimura, onde se passa o primeiro jogo da franquia. O protagonista não tem memórias sobre o que houve há três anos atrás, em Ishimura.



O enredo é complexo e vale muito a pena jogar para entender todo o contexto. Se tratando de jogos assustadores, Dead Space usa exemplos de pessoas mortas de diversas formas para então aplicar no jogo. Usa gritos reais e a forma com que a violência é explicita assusta e causa um terror psicológico muito forte em quem joga, a ponto de sonhar com o mesmo.



O desespero do protagonista, a forma com o game faz com que você sobreviva, o cenário e a forma de matar os inimigos é perturbador. Quem gosta de uma pitada de terror ele perfeito para te deixar com um trauma psicológico.


 
Silent Hill Downpour




Downpour é oitavo da franquia Silent Hill, desenvolvido pela Vatra Games e publicado pela Konami Digital Enterteniment para Xbox 360 e Playstation 3. Apesar dele ter recebido diversas críticas de até ter sido um dos piores da franquia, ele tem seu lado bom.
Você é Murphy Pendleton, um homem que foi preso e transferido para outra prisão por matar supostamente um policial na cadeia por ordem de outro policial mas ônibus acaba caindo de uma ribanceira e ele se encontra perdido na cidade de Silent Hill.



Murphy é perseguido por um homem que chamam de bicho papão e na cidade tudo parece estar errado enquanto alguns moradores acham tudo normal, há monstros querendo mata-lo.



A forma com que você é introduzido na história, a maneira do entretenimento do jogo prende sua atenção faz do enredo ser ótimo pela vontade saber o que acontece pois tudo é um mistério ao redor do protagonista. Não há violência se você não quiser, o jogador pode jogar sem derramar uma gota de sangue, sem se quer tocar em um inimigo. O cenário, os personagens e o gráfico prende sua atenção por ser tudo muito bem elaborado e linear. Por mais criticado tenha sido, Downpour vale muito a pena jogar. Se você gosta se sentir pressionado, o game inteiro dá a sensação de terror iminente.


 
Dino Crisis



Lançado em 1999 para Playstation pela Capcom, é o mesmo criador de Resident Evil, mas ao invés de seres zumbis são dinossauros. A história se passa em uma ilha repleta de dinos que vieram ao mundo atual através de uma máquina do tempo inventada por um cientista chamado Edward Kirk, um especialista em pesquisas energéticas. Acharam que ele estava morto e estavam errados. Ele estava escondido em uma ilha desenvolvendo uma fonte de energia chamada “Third Energy”. Entretanto o governo descobre e então enviam agentes a ilha para busca-lo. Chegando lá descobrem que a ilha é repleta de dinossauros.



O terror psicológico do jogo é um dos fatores que mais tocam o jogador pois o barulho deles podem ser ouvidos antes mesmo deles aparecerem e isso causava uma angústia pois não sabíamos o momento de um susto e se aconteceria. Isso o game inteiro, até o final. Era assustador e se assustar era inevitál. Os dinossauros eram realistas para a época. Chegaram a lançar outros da franquia mas nada se compara com o primeiro, esse é assustador. Vale a pena baixar um emulador ou quem tem, jogar novamente.

 

REFERÊNCIAS:
MONTEIRO, R. Dino Crisis 20 anos: veja curiosidades da franquia da Capcom. TechTudo, 02 de set. 2019. Disponível em:
. Acesso em 07 de out. 2020.  

BLAKE, P. Silent Hill: Downpour Review. Game Revolution, 27 de mar. 2012. Disponível em: <https://bit.ly/36XnXSV>. Acesso em: 07 de out. 2020. 
 
Finishgames. Deadspace Curiosidades: os 12 segredos que te dão um brinde. Youtube, 22 de set. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3jPo2eH>. Acesso em 07 de out. 2020. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »