Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2020 às 14h25min - Atualizada em 13/10/2020 às 14h10min

Obras Pernambucanas se destacam no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020

A premiação deste ano aconteceu de modo online devido a pandemia da covid-19

Fábio Henrique - Revisado por Jéssica Natacha
(Foto: Reprodução/ Informe Blumenau)

No dia 11 de outubro de 2020 ocorreu a 19ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, realizado nos estúdios da TV cultura e transmitido virtualmente devido a pandemia. O evento consagrou o longa-metragem pernambucano, Bacurau, que venceu seis categorias e levou para casa os Troféus Grande Otelo de: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Efeito Visual e Melhor Montagem Ficção.

Além de Bacurau, outra produção pernambucana levou a estatueta de melhor longa-metragem documentário, foi a obra “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”, do cineasta Marcelo Ferreira de Oliveira Gomes.

O filme Bacurau com direção dos pernambucanos Kléber de Mendonça Vasconcellos Filho e Juliano Dornelles de Faria Alves, l
ançado em agosto de 2019 no Brasil, conta a história da cidade fictícia de Bacurau que fica próxima ao sertão de Pernambuco, num futuro “próximo”. A cidade foi abandonada e esquecida pelo poder público, os moradores se veem no meio de bizarrices que estão assolando o pobre município.

A trama ainda relata críticas sociais sobre o descaso das autoridades responsáveis pelos pequenos municípios, mostra a pobreza e xenofobia vivida pelo povoado, além de trazer um tom de realidade para a vida de alguns pernambucanos que enfrentam esse tipo de problema no dia a dia.


(Foto: Reprodução/ Diário de Pernambuco)

Já o documentário "Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar", revela a árdua rotina de trabalho dos produtores de jeans da cidade de Toritama, em Pernambuco, que contam os dias para a chegada do Carnaval, período em que folgam e vão descansar nas praias do estado. 

O evento além de premiar e ressaltar a qualidade de obras exclusivamente nacionais, serve como incentivo e reconhecimento para os produtores e diretores brasileiros, fazendo com que suas obras cheguem a uma maior parcela de brasileiros. Além de concorrerem com produções internacionais.

As inscrições para candidato a representante do Brasil para o Oscar 2021 na categoria Melhor Longa-Metragem já estão abertas, os interessados podem fazer a inscrição no site oficial da Academia Brasileira do Cinema.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »