Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/05/2019 às 22h32min - Atualizada em 03/05/2019 às 22h32min

“Todo mundo é uma ideia”

O maior festival de criatividade do Brasil, Festival Path, irá ocorrer em junho na Avenida Paulista

Daiana Pereira - Editado por Thalia Oliveira
Imagem do Festival Path em 2016
Falta menos de um mês para o festival Path, o maior festival de criatividade do Brasil. O evento será realizado nos dias 1 e 2 de junho, dessa vez, na Avenida Paulista em São Paulo. O festival consiste em apresentar Workshops, palestras, entrevistas, oficinas e muito mais para fortalecer a criatividade no país. O intuito é abranger diversas áreas da saúde, tecnologia, inovações para Startups, e até mesmo no mundo dos games.

Para a disseminação de informação e criatividade, irão haver mais de dois mil palestrantes, 100 artistas e um público estimado de 20 mil pessoas. O ingresso, no primeiro lote, está 149 reais e pode ser comprado pelo site do Festival Path. E já que “todo mundo é uma ideia” o evento irá motivar a criação de grandes ideias em diversos setores.

A criatividade
A criatividade é um fator que pode assombrar a muitos jovens e adultos atualmente. Cada vez mais é exigido pelo mercado de trabalho o comportamento proativo e inovador. Entretanto, a criatividade não é apenas um elemento presente no trabalho e estudos, é um elemento natural de todos os seres humanos. Por mais que seja difícil tê-la em alguns momentos.

De acordo com cientistas, o segredo da criatividade está na presença de massa branca e cinza no cérebro. A massa branca é composta por células responsáveis pela transmissão da informação no sistema nervoso central e agilizar o contato entre os neurônios. A massa cinzenta é a principal responsável pelo divagar em ideias e associações. Além disso, pesquisas divulgadas pela revista Nature, mostra que cientistas comprovaram, por meio de testes e análises, que a massa cinzenta também está associada à inteligência e ao QI de uma pessoa.

De acordo com estudos científicos, a criatividade também está relacionada a personalidade de cada indivíduo. Cada ação faz parte da individualidade de cada um. Isso significa que não existe pessoa não criativa, mas sim, pessoas que não a veem em seu dia a dia e possuem dificuldades de acessá-la em momentos específicos.

Como ser uma pessoa mais criativa
Segundo estudos realizados por cientistas, a criatividade está relacionada com o lóbulo frontal do nosso cérebro. Essa região do cérebro tem como função controlar os movimentos voluntários e cognição. Ao focarmos muito em algo ou uma situação, faz com que as chances de ser criativo sejam menores. Segundo eles, com o cérebro mais “livre”, é possível termos Insights com mais facilidade.

Portanto, a chave para uma melhora na criatividade está na realização de atividades não muito difíceis, mas tarefas simples, que nos permitem divagar em ideias com mais facilidade. Tarefas simples que fazem parte do nosso cotidiano como limpeza ou organização, podem ser bons auxiliares para o destravar criativo. Além disso, é importante que tenham a mente aberta para coisas novas e se desafiem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »