Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/10/2020 às 05h06min - Atualizada em 21/10/2020 às 05h58min

Homem-Aranha: o único com o superpoder de atravessar universos cinematográficos

Como o 3º filme do cabeça de teia pode dar início ao Live-action do Aranhaverso

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland. (Foto: Reprodução/ Sony/ Marvel/ Disney)

A internet há muito tempo vem pedindo, e os fãs sempre sonharam em ver algo semelhante ao que rolou na premiada animação “Homem-Aranha no Aranhaverso (2018), feito pela Sony Pictures Animation, só que desta vez com atores reais, especificamente os que já viveram o cabeça de teia nas telonas. E nas últimas semanas esse sonho parece cada vez mais tangível, devido a inúmeras notícias e especulações que começaram a pipocar pela Web, mas... Será mesmo?

Quando se fala de cinema, e especialmente de Marvel Studios é preciso ficar muito atento, já que apesar do estúdio sempre deixar inúmeras pistas sobre o futuro de seus filmes, eles também têm um longo histórico de tramar algumas “pegadinhas” para o público. Assim como foi com a aparição do Hulk no trailer de “Vingadores Ultimato” (2019), e como o Vilão Mistério, no segundo filme do teisoso feito em parceria com Sony, isso só para dar uma centelha das vezes que a Marvel deu a volta no público.

Mas então, por que os fãs do amigão da vizinhança, criado em 1962 pelos mestres Stan Lee, Jack Kirby e Steve Dikto, estão mais fiéis que nunca, de que o momento derradeiro realmente  de ver um live-action do teioso nos cinemas chegou?

Talvez por quê: “O Homem-Aranha é um ícone poderoso, cuja história atravessa todas as idades e públicos ao redor do globo. Ele também é o único herói com o superpoder de atravessar universos cinematográficos. Então, à medida que a Sony continua desenvolvendo seu próprio Aranhaverso, você nunca sabe quais surpresas o futuro pode guardar”, como disse Kevin Feige, chefão do UCM e produtor dos filmes, em setembro do ano passado, quando declarou que a Sony e a Marvel finalmente entraram em um acordo sobre os direitos do Aranha nos cinemas.



Desde então, diversas pistas começaram a ser esfregadas na cara dos fãs, que aos poucos estão travando um complexo jogo de detetive com os responsáveis pelos filmes do UCM. Primeiro veio "Homem-Aranha: Longe de casa", responsável por fechar a vase três e dar o ponta pé oficial na fase 4 nos cinemas. E com ele a palavra, Multiverso foi dita pela primeira vez no UCM – Claro que foi uma trolada no final das contas, mas algo iria mudar...

Já que a pista verdadeira estaria neste mesmo filme, mais especificamente na cena pós-crédito dele. Com a aparição de J.K. Simmons como J. Jonah Jameson, retomando seu papel na trilogia “original” do teioso dirigida por Sam Raimi, e protagonizado por Tobey Maguire, entre 2002 e 2007.

Além disso, o personagem abutre vivido por Michael Keaton em "Homem-Aranha de Volta ao Lar", apareceu no trailer do vindouro filme “Morbius, que será protagonizado por Jared Leto, e que em tese deveria se passar em outro universo. Nesta mesma prévia uma imagem do próprio cabeça de teia aparece, sob uma pichação chamando o Aranha de assassino, termo remete diretamente ao último filme em que Tom Holland viveu o amigão da vizinhança, porém a imagem no muro, é do aranha vivido por Maguire.



Alguns meses depois, e com a poeira já um pouco mais baixa, começaram a sair informações muito interessantes sobre o elenco da terceiro filme do Homem-Aranha co-produzido pela Marvel. Começando com a confirmação do inesperável retorno de Jamie Foxx na pele do vilão Electro, papel que fez em O Espetacular Homem-Aranha 2” (2014). Este já pertencente a segunda tentativa da Sony de estabelecer uma franquia do Cabeça de teia nas telonas, dirigido por e Mark Webb e desta vez com Andrew Garfield debaixo da máscara vermelha. 

Pouco mais de uma semana depois desta informação já estar quebrando a internet inteira, por conta do hype de ter uma nova ligação com os outros universos do Aranha, veio a peça que faltava para os fãs começaram a juntar dinheiro para assistir ao Homem-Aranha 3 na estreia. O Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch, que está no centro das tramas envolvendo multiverso no UCM também foi confirmado no filme, especificamente como uma espécie de "mentor" do jovem Parker. 


WHAT IF?

Não foi preciso mais nada, e os fãs, [nos quais eu me incluo] logo fizeram as contas: Tobey Maguire e Andrew Garfield podem aparecer no filme, retomando as suas versões de Peter Parker/Homem-Aranha, e mais do que nunca, tudo começou a fazer sentido. Para os fãs mais atentos, o fato do próximo filme do Mago Supremo da Marvel ter escolhido Sam Raimi como diretor - Isso aí, o mesmo dos primeiros longas do Aranha, mais o fato do filme se chamar “Doutor estranho no multiverso da loucura”, já se tornou uma forte pista do que estaria por vir.

Além disso Homem-Aranha 3 e Dr. Estranho 2, parecem estar conectados por uma janela de três meses de diferença, já que sempre que um filme é adiado o outro pula para frente junto, e o mesmo não acontece com os outros filmes da fase 4.



Talvez para compensar a falta de um filme dos Vingadores na nova fase, a Marvel esteja realmente planejando chutar o balde e apresentar o início do que será um live-action do Aranhaverso... Fazendo uma espécie de trilogia multiversal que começa em “WandaVision”, a série que vai reunir Feiticeira Escarlate e Visão vai abriria essa narrativa em dezembro deste ano, dando início a história que vai levar a “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", previsto para março de 2022. Já o Homem-Aranha 3 é previsto para dezembro de 2021 e cabe perfeitamente nessa timeline. O certio é que isso realmente marcaria para sempre a história deste gênero cinematográfico, talvez até mais que a batalha final de Ultimato.


A “CONFIRMAÇÃO” DAS ESPECULAÇÕES

No meio de todo esse burburinho sobre o Aranhaverso, um site norte-americano chamado Fandom Wire soltou uma bomba, e alegou que as três versões do aranha estariam confirmadas no terceiro filme, com contrato assinado e tudo. E mais que isso, que eles se uniriam em uma grande batalha no novo longa, e não só em uma breve aparição na cena pós-credito como vinha se especulando anteriormente. E isso provocou inúmeras reações empolgadas nas redes sociais.

Porém, estamos na era das notícias falsas, e portanto sempre é muito cedo para celebrar. Já que nada foi oficializado até o momento pela Sony ou pela Marvel, por maior que seja a vontade de ver Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland interagindo nos cinemas, é sempre bom olhar duas vezes antes de acreditar. 

Mais ainda de acordo com a publicação do site, além da dupla outros atores que já participaram da franquia do super-herói poderiam retornar aos seus papéis, como Kirsten Dunst, que foi a personagem Mary Jane na primeira trilogia, e Dane DeHaan, que viveu Harry Osborn na segunda franquia.



Mas mesmo sem nem uma confirmação oficial, as peças parecem se encaixar perfeitamente, o que dá muita margem, tanto para que os fãs acreditem nesta noticia (que não foi dada por nem um outro veículo mais “confiável”), quanto para os sites especular em cima do que já sabemos.

E já que a história da nova adaptação de Homem-Aranha 3, ainda não foi revelada pela Marvel Studios, só restou as especulações. E elas também apontam que o filme terá diversos vilões, com o intuito de formar uma versão do Sexteto Sinistro nos cinemas. E entre os personagens mais cotados estariam o Duende Verde, Kraven, Scorpion, Abutre, Electro e até mesmo o Morbius. Sendo que destes, o único que ainda não teve sua versão adaptada dos quadrinhos é o vilão Kraven.

Outra especulação forte é sobre a presença do Venom de Tom Hardy no filme. Essa notícia foi dada por um jornalista chamado Daniel R.P.K, através do site Gruntstuff. E como se ter Dr. Estranho, Aranhaverso, Sexteto sinistro e Venom juntos no mesmo filme já no fosse o suficiente, ainda surgiram rumores de que o Miles Morales (que é o Homem-Aranha do Universo Ultimate das HQs, e foi o protagonista da animação do Aranhaverso) também estará no longa...



Desta vez o site que deu a notícia foi o MCU COSMIC (que assim como o Fandom Wire, não é reconhecido por ser muito assertivo em suas publicações), porém o que deu mais credibilidade para o rumor foi a reprodução dele pelo site Comic Book, que tem sido uma fonte bastante confiável no meio do entretenimento.

Essa informação afirma que além do Miles aparecer no filme do Homem-Aranha 3, a Marvel já até teria escolhido o ator que o fará. Além disso o jovem Miles já “existe” no UCM, pois apesar de não aparecer nos filmes, em “Homem-Aranha de volta ao lar” o personagem Aaron Davis, (Donald Glover) que é tio do Miles nas HQs, apareceu interagindo com o cabeça de teia, e na ocasião ele comentou que tem um sobrinho que vive naquela região, esse sobrinho só pode ser Miles.

MAIS RÁPIDO QUE FLASH

Mas infelismente, nada disso foi oficializado ainda, e a única palavra que a Sony deu a respeito de toda essa boataria foram: “Esses rumores de escalação não estão confirmados” afirma a curta declaração oficial da produtora ao site ET Canada. O curioso, é que a o comunicado não deixa claro que os rumores são falsos. E é lógico que a resposta completamente evasiva e pouco satisfatória da empresa só deixou os fãs com as orelhas mais de pé ainda.

Segundo o próprio Kevin Feige, o multiverso será o grande evento da Fase 4 do MCU. E como em outros momentos os rumores já apontaram que Feige está procurando atores de alto calibre para fazerem pontinhas como versões alternativas dos heróis da Marvel em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, personas como o Homem de Fero feito por Tom Cruise ou a Viúva  Negra de Emily Blunt.

E tudo isso pode acontecer agora, bem diante dos nossos olhos, graças à vontade que Feige tem de ganhar a corrida cinematográfica da DC Universe, e iessa não seria a primeira vez. Pois assim que a DC anunciou o filme “Batman Vs Superman: A origem da Justiça” (2016), para começar o seu próprio universo compartilhado, o chefão da Marvel mudou todos os planos de última hora, e anunciou "Capitão América Guerra Civil" (2016). O filme que mais pareceu um longa dos Vingadores só ficou assim pois Kevin queria colocar uma união de múltiplos heróis antes da "rival" DC.




E agora a história pode estar se repetindo, pois, meses após a Warner Bros. anunciar que o filme do Flashpoint estava sendo planejado, e mais que isso, que trata várias versões de personagens de filmes anteriores do DC Universe, os rumores e anúncios da Marvel em relação ao teioso começaram. Além disso, essa talvez seja a última fase em que Sony e Marvel trabalharão juntos e nada melhor para fechar a parceria com chaves de ouro do que um arco focado em multiverso com o Homem-Aranha no centro.

Isso ainda deixaria a bola quicando para Sony poder caminhar de vez com as próprias pernas e tornar o Aranhaverso real, trazendo todos os tipos e versões de teisos que existem a sua disposição, usando o Milles Morales como seu protagonista. E talvez até cedendo o Tom Holland totalmente para o UCM, enquanto a Sony domina o resto.

Enfim só resta esperar que pelo menos alguns destes rumores se tornem reais, para que os cinemas vibrem como em final de copa do mundo.
 

REFERÊNCIAS:  

ELOI, A. Homem-Aranha 3 | Doutor Estranho será mentor de Peter Parker no novo filme. OMELETE. 08 de out de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/homem-aranha-3-doutor-estranho> Acesso em: 12 de out de 2020.

GARCIA, F. Jamie Foxx será o vilão Electro mais uma vez em Homem-Aranha 3. OMELETE. 01 de out de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/jamie-foxx-homem-aranha-3> Acesso em: 12 de out de 2020.

AVILA, G. Homem-Aranha | J.K. Simmons está otimista para voltar a viver J. Jonah Jameson. OMELETE.  21 de set de 2020. Disponível em:<https://www.omelete.com.br/homem-aranha/homem-aranha-j-k-simmons-otimista-j-jonah-jameson> Acesso em: 12 de out de 2020.

 NASCIMENTO, V. Homem-Aranha no Aranhaverso live-action vai acontecer na Marvel, diz site. OBSERVATÓRIO DO CINEMA. 03 de out de 2020. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2020/10/homem-aranha-no-aranhaverso-live-action-vai-acontecer-diz-site> Acesso em: 12 de out de 2020.
 
JORDAN, P. Vai ter os 3 Aranhas juntos nos cinemas? Ei NERD – YOU TUBE. 24 jun 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SibSxzmurGI&feature=emb_title> Acesso em: 12 de out de 2020.

LOKIA, M. Filmagens de Homem-Aranha 3 começam! Miles Morales, Aranhaverso e Venom nos Rumores. MIGUEL LOKIA – YOU TUBE. 14 de out de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PSGo8BO0QgQ> Acesso em: 14 de out de 2020.
 
CUNHA, G. Homem-Aranha 3 – Trilogia do Aranhaverso com Doutor Estranho. GUSTAVO CUNHA – YOU TUBE. 13 de out de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_d0lI8nyguk > Acesso em: 14 de out de 2020.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »