Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/10/2020 às 12h04min - Atualizada em 16/10/2020 às 11h22min

Outubro Rosa: livros ensinam e inspiram a batalha contra o câncer de mama

Thaís Cordeiro - Editado por Bruna Araújo
Imagem: divulgação/Prefeitura da Estância de Atibaia
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, um tipo de tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que apresentam um crescimento anormal. O câncer de mama é segundo tipo de câncer mais comum nas brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Conhecimento, apoio e prevenção, são palavras-chave quando se é preciso lidar com a doença. Livros sobre câncer de mama podem, além de informar, ensinar e servir como fonte de inspiração, aumentar a capacidade de compreender e se solidarizar emocionalmente com o outro, como aponta estudos realizados na Universidade Emory (EUA).

Listamos oito obras literárias que valem a pena ser lidas por mulheres que lutaram ou estão na luta contra o câncer de mama, assim como por amigos, familiares e todos os interessados em obter uma perspectiva mais visceral sobre o tema.

 
 


Título
: Laços de Amizade - As Primaveras de uma Vida
Autores: Cassia G. Montouto de Azevedo
Editora: Desfecho
Sinopse: Clara é uma jovem musicista que alimenta uma paixão pela música e pela instrumentalidade da arte em transmitir seus sentimentos mais profundos. Apaixona-se por Guilherme e juntos vivem uma linda história de amor, na cidade onde a primavera encanta os olhos de quem a vê, mas o destino traz para Clara uma infeliz notícia e uma surpreendente missão. Tocar os corações daqueles que mais amou. Clara assim fez, tocando o coração do mundo.

 
Título: Cadê seu Peito, Mamãe?
Autor: Ivna Maluly
Editora: Escrita Fina
Sinopse: Este livro conta a história do pequeno Elias e sua mãe diante da dolorosa realidade do câncer de mama. Um conto delicado e comovente.

 



Título
: Você é mais Forte do que o Câncer
Autoras: Susan Sorense
Editora: Thomas Nelson Brasil
Sinopse: O câncer causa medo e angústia em qualquer pessoa, por mais forte que seja. Se você recebeu este diagnóstico ou tem uma amiga ou familiar que está lutando contra a doença, você entende isto melhor do que ninguém. A boa notícia é que você não tem de enfrentar o câncer sozinha, mas pode se apoiar na experiência de outras mulheres que passaram pela mesma situação.










Título: Doutor, É Câncer?
Autor: Lísias Nogueira Castilho
Editora: United Press
Sinopse: Certas palavras causam arrepios. Câncer é uma delas. Muitos nem pronunciam a palavra com medo de que apareça, por algum mecanismo mágico, um câncer em algum lugar do corpo. Chamam de aquela doença, doença ruim ou aquilo. Se todos à sua volta negam a doença ou amaldiçoam a Deus e à vida, ou então permanecem deprimidos, é evidente que o paciente não vai conseguir evoluir para a aceitação.









Título: Como o Câncer (Des)Estrutura a Família
Autora: Celia Nunes Silva
Editora: Annablume
Sinopse: Este livro está voltado para pessoas que tiveram um diagnóstico de câncer, seus familiares, amigos e colegas de trabalho.












Título: Força na Peruca – Tragédias e Comédias de um Câncer
Autor: Mirela Janotti
Editora: Just
Sinopse: A autora desse livro, separada e desempregada, descobriu que estava com câncer. Para ocupar o tempo ocioso, resolveu escrever, contando a experiência diante da doença e da possibilidade da morte. Ela tirou os seios, passou por 8 sessões de químio e 25 de radioterapia. Durante esse período, tentou levar uma vida normal, nunca se sentindo como doente. Durante o tratamento arranjou emprego, namorado e ainda conseguiu dar risadas.









Título:
 Quimioterapia e Beleza
Autor: Flávia Flores
Editora: Geração
Sinopse: A obra reúne dicas de uma ex-modelo para superar o câncer e manter a saúde, a sensualidade e o alto astral. Flávia abre o coração e conta todos os percalços que o tratamento quimioterápico para combater um câncer de mama - principalmente para uma ex-modelo e jovem.








Título: Do Outro Lado do Outubro Rosa
Autor: Silmara Franco
Editora: Fontenele Publicações
Sinopse: Silmara Franco estava vivendo a melhor fase de sua vida. Três anos de casada, dois concursos públicos, aquisição do seu primeiro carro, muitas viagens e o projeto de ter um filho. No entanto, a vida lhe prega uma armadilha e ela é arremessada em uma correnteza de tragicidades causadas por uma doença.








Previna-se

O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença, por isso, evitar a obesidade, mantendo uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenção do câncer de mama. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor,

Embora ainda não haja certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama, mulheres que usaram contraceptivos orais com elevadas dosagens de estrogênio por longo período e as que usaram anticoncepcional antes da primeira gravidez, podem estar mais predispostas a ter a doença.

Ainda não é possível prevenir por completo a prevenção primária dessa neoplasia devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.
 
Como ajudar

O papel dos familiares e amigos durante o período de descoberta e tratamento do câncer pode ter influencia na saúde física e emocional do paciente. Dicas importantes são manter-se sempre por perto, presente na vida da pessoa e disposto a ouvir.

Evitar comentar sobre situações alheias de pessoas com a doença e como o caso se desenrolou. Cada um possui a sua história.

Rir é sempre um grande remédio. Conte histórias engraçadas, relembre momentos e apresente programas humorísticos . Quando a pessoa está com a saúde debilitada, elevar o humor pode melhorar o seu dia.
Não se afaste. Seja positivo e paciente.
 
Referências

Espaço de Vida. “Top 10 Livros encorajadores sobre o câncer”. Disponível em: <https://www.espacodevida.org.br/seu-espaco/pilulas-de-cultura/dica-cultural-top-10-livros-encorajadores-sobre-o-cancer > Acessado em 14 de Outubro de 2020.

Onco Guia. “Dicas de leitura”. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/dicas-de-leituras/2241/1198/> Acessado em 14 de Outubro de 2020.

Fundação Laço Rosa. Disponível em: <https://fundacaolacorosa.com/> Acessado em 14 de Outubro de2020.

Sociedade Brasileira de Mastologia. Disponível em: <https://www.sbmastologia.com.br/> Acessado em 14 de Outubro de 2020.

Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio À Saúde da Mama. Disponível em: <https://www.femama.org.br/site/br/home?t=1602799281> Acessado em 14 de Outubro de 2020.

PUC-RS. “Hábito de leitura estimula o cérebro e promove benefícios para a saúde mental”. Disponível em: <https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura-estimula-o-cerebro-e-promove-beneficios-para-a-saude-mental/#:~:text=Ler%20protege%20a%20mente%20hoje%20e%20no%20futuro&text=Segundo%20a%20professora%20Aline%2C%20q,conex%C3%B5es%20neurais%20durante%20a%20leitura> Acessado em 14 de Outubro de 2020.
 
 
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »