Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2020 às 15h59min - Atualizada em 28/10/2020 às 16h11min

The Batman: os caminhos que levam o público até Gotham

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
(Cena de Robert Pattinson no trailer de 'The Batman'. Reprodução: Warner Bros. Entertainment)

Um dos principais heróis da DC Comics vai retornar às telonas em “The Batman, filme dirigido Matt Reeves, de “Planeta Dos Macacos: O Confronto”, que também assina o roteiro ao lado de Peter Craig. E como de costume para as produções do vigilante em Gotham, o filme vem repleta de mistérios e segredos, mas agora que as filmagens formam retomadas, temos algumas informações e imagens sobre o tão aguardado filme da Warner Bros.

Quando começaram as divulgações do longa, Reeves explicou que seu filme não é uma história de origem apesar de retratar os primeiros anos do cavaleiro das trevas lutando contra o crime. A relação do herói com a polícia ainda estará em desenvolvimento, bem como seus equipamentos e métodos. E a história focará na busca por um assassino em série que mata cidadãos de Gotham, focando na psicologia e no lado mais detetive do Homem-Morcego. A investigação levará ao descobrimento de uma profunda conspiração na cidade.

O cineasta disse: “Ele não é um super-herói no sentido tradicional. Ele pode ter uma capa, mas não pode voar. Ele é como você e eu. Mas se ele tem um superpoder é a habilidade de suportar. E não só a habilidade, mas o tipo de compulsão para fazê-lo, declarou Reeeves, que disso ainda que isso faz o personagem ser “vivo”.

Por se tratar de um filme que traz o lado detetivesco do Batman, Matt Reeves buscou inspiração em filmes como Taxi Driver (1976) e Chinatown (1974) para escrever o roteiro, que foca em uma Gotham assolada pela corrupção e por uma série de assassinatos. O diretor revelou também, outra fonte de pesquisa para o filme, o quadrinho Batman: Ego, de Darwyn Cooke. Na HQ, Bruce Wayne confronta a besta, que é o próprio Batman. "Queria entrar na mentalidade do personagem e abordar a psicologia... Ele confrontando o lado sombrio de si mesmo", disse o diretor em entrevista ao Comic Book Movie.



Mas isso não foi o suficiente logo de cara, já no início o novo filme do morcegão não agradou a todos, ainda mais por ser a decima vez que um filme focado no Homem-Morcego irá ganhar as telas do cinema, e com o sétimo ator vestindo a máscara de orelhas pontudas, o que faz com que a régua de exigência seja alta [mesmo com alguns destes nem sendo tão bons assim.

Por falar em interpretação, esse foi um dos motivos que fez com que os fãs mais incrédulos não comprassem o filme logo de cara, isso porque o escolhido da vez é Robert Pattinson, que ganhou a difícil missão de assumir o papel que já pertenceu a atores como Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck no cinema. E Pattinson, que apesar de ter uma razoável trajetória na frente das telas, ficou marcado mesmo, é pela franquia da “Saga Crepúsculo”, onde o ator também teve uma grande relação com morecegos...

Mas tudo isso mudou completamente após um trailer divulgado no evento virtual do DC FanDome, onde os fãs puderam sentir um gostinho da dinâmica do novo longa, e coroaram a escolha de Pattinson como protagonista, após o público vê-lo em ação na prévia.

Confira o trailer abaixo:



Nova linha temporal

Apesar de ainda estar longe de chegar as telas, a cada dia o novo filme do Homem-Morcego parece estar mais próximo do público. Isso pois “The Batman” além de ser regado a enigmáticos rumores, todo dia entrega aos fãs (de proposito ou não), novas imagens vindas diretamente do set de filmagens em Chicago.

E isso veio com ainda mais força agora que as filmagens voltaram a todo vapor, graças a recuperação de Pattinson, que estava com o novo coronavírus. São fotos e vídeos de bastidores que começam a dar um rosto para o universo cinzento da nova Gotham. Como resultado, o público começou a juntar todas essas inúmeras pistas que os vazamentos foram deixando ao longo do caminho, provando que na verdade, os maiores detetives do mundo, são na verdade os fãs.



As primeiras imagens que caíram na internet foram a dos visualis urbanos dos personagens. Como o do próprio Robert Pattinson (Bruce Wayne/ Batman), Zoe Kravitz (Selina Kyle/ Mulher-Gato), e de Colin Farrell (Oswald Cobblepot/ Pinguim). Todos flagrados em uma espécie de funeral, que especulasse ser do governador que aparasse morto no trailer. Além de fotos de um grupo, que aparenta ser uma gangue que trabalha a mando no vilão Charada.

Mas por que essas simples imagens com o viasual dos habitantes de Gotham, poderiam dar alguma dica sobre a trama do longa?

Porque uma outra foto que surgiu dias depois, mostra o emblema de um taxi de Gotham City, e nele contem a data de 2019, o que acaba completamente com a possibilidade do filme se passar no final dos anos 90 ou inicio dos anos 2000, como a muito havia se especulado, tanto entre fãs como entre grandes portais de notícias como DEADLINE e The Hollywood Reporter.



Isso faz com que as chances do novo filme do Batman de se passar em uma realidade totalmente paralela, e que não tenha nenhuma conexão direta com o DCEU, aumentem significativamente. Criando assim seu próprio universo, a exemplo da trilogia do “Cavaleiro das Trevas” do Christopher Nolan, só que com um diferencial chave. O filme “The Batman” não deve ter uma veia tão “realista” quanto a versão do Nolan, que se esforçava ao máximo para inserir aqueles personagens no mundo cotidiano.

E isso remete ao visual daqueles personagens referidos em fotos vazadas dos bastidores do longa, onde aparentemente todos os habitantes de Gotham usam vestimentas de época, mesmo como o filme se passando no presente. Isso demostra que a trama pode se passar em um mundo onde as coisas não evoluíram como deveriam, talvez a tecnologia seja muito ultrapassa para o ano de 2019, mesmo que esse evento ocorra só em Gotham.

Mas uma prova disso está no vídeo divulgado pelo site Comic Book, que mostra detalhes do set e da cenografia que servirá para representar Gotham em "The Batman". No vídeo é possível ver diversos carros que foram alterados para parecerem mais sujos ou destruídos, além de placas de Gotham City.




O diretor Matt Reeves, nunca confirmou a linha do tempo em que o filme realmente usaria, o que pode significar, que o período em que o longa se passa, é algo muito importante para trama em si. Mas agora está “confirmado”, o novo filme do vigilante de Gotham não será no passado, o que quebra logo de cara a possibilidade de um crossover com o Coringa de Joaquin Phoenix, já que este realmente foi um filme de época.

A revelação desta data também impede que, a teoria que imaginava que o Bruce Wayne de Pattinson fosse a versão mais jovem do Batman do Ben Affleck, dando uma origem para o Homem-Morcego que vimos em “Liga da Justiça(2017), seja possível.

Liga da Justiça alternativa

Já outras imagens também divulgadas na internet, deixaram os fãs com dúvidas ainda mais monstruosas, já que trazem figurantes trajados de Super-Homem e Mulher Maravilha. Especula-se que essa fantasia está sendo usada para uma cena em que ocorre uma festa de Halloween no filme.

Mas o que essa imagem deixa bem claro, é que de alguma forma existem outros super-heróis no universo de “The Batman”, heróis esses cativos ao grande público, já que para que alguém se fantasie de algo, é preciso conhecê-lo. O que resta saber agora é se os membros da Liga da Justiça realmente vivem neste universo, como alguma versão alternativa, ou se eles são simplesmente personagens de quadrinhos dentro da trama.



A questão é que se eles forem apenas personagens fictícios, as chances de os heróis reais aparecerem em alguma futura continuação do longa diminui drasticamente. Mesmo assim seria algo muito interessante de se ver, já que isso poderia significar que o Homem-Morcego deste universo pode ter se inspirado nas histórias em quadrinhos para vestir a capa.

Além disso esses não são os únicos membros da liga que podem ter homenagens no filme do Morcego. Já que o crítico de cinema, e ancora do canal norte-americano Fox News, Jake Hamilton, publicou uma foto tirada no set durante as filmagens do longa, em seu twitter. Onde o símbolo do Flash aparece ao lado de um cartaz rasgado, o que logo levanta a suspeita de que o velocista também vai existir, de alguma forma, neste universo.



Contudo, outra coisa também chama bastante a atenção nesta imagem, o cartaz rasgado que aparece acima do emblema. Nele pode-se ler “Apunhale o olho. Destrua a Corporação Gotham”, empresa que em Batman: A série Animada foi a grande responsável pela transformação de Victor Fries no vilão Sr. Frio. Agora se tudo isso são pistas reais de uma trama ainda maior envolvendo o universo de Gotham, ou simplesmente easter-eggs, ainda são perguntas sem respostas.


FLASHPOINT

Durante um painel sobre o multiverso da DC nas telas no DC FanDome, o chefe de filmes, Walter Hamada, afirmou que "The Batman" não faz parte do DCEU. Em entrevista, Hamada disse que há uma terra com "a versão de Liga da Justiça de Gal [Gadot], Jason [Momoa] e Ezra [Miller]" e "outra com o Batman de Pattinson". 

A informação implica que os filmes solo de cada um dos heróis de Liga da Justiça não será afetado pelo próximo longa do Homem-Morcego. Deste modo, a sequência de Aquaman, por exemplo, não precisará lidar com as consequências do filme com Robert Pattinson



Mas como os inúmeros rumores de que o filme solo do Flash (Ezra Miller), pode colidir inúmeras versões dos filmes clássicos e atuais da DC, incluindo as séries da CW (onde inclusive o Miller já faz uma pontinha no arco da Crise das Infinitas Terras), e com a confirmação da volta de Michael Keaton reprisaria o papel de Batman no filme solo do velocista escarlate, deixa sim os fãs com muitas esperanças de ver essa versão do Homem-Morcego nos dois universos.

Vale lembrando que a estreia de “The Batman” foi adiada mais uma vez, e ao invés de chegar em outubro de 2021, o longa será lançado apenas em 04 de março de 2022, se nada mudar. E até lá, os produtores podem dar um jeitinho de incluir o longa no evento do Flash.

Além dos atores já citados o novo longa do Homem-Morcego tem no elenco Andy Serkis como Alfred Pennyworth, Paul Dano como Edward Nashton/ Charada, Jeffrey Wright como Jim Gordon, Peter Sarsgaard como Gil Colson (advogado), Alex Ferns como Comissário Pete Savage e John Turturro como Carmine Falcone.

REFERÊNCIAS:  
BRANDÃO, A. The Batman: Novas imagens de bastidores revelam presença de Superman no set. ADORO CINEMA. 19 de out, 2020. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-156324/>Acesso em: 20 de out, 2020

JORDAN, P. Superman existe em The Batman e isso muda tudo. EI NERD – YOU TUBE. 19 DE OUT DE 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BumkmV4YEzE>Acesso em: 20 de out, 2020

LOKIA, M. The Batman Mentiu para gente! MIGUEL LOKIA – TOU TUBE. 19 de out, 2020.  Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5KDAv6iofdc>Acesso em: 20 de out, 2020

TORRES, A. ‘The Batman’: Traje de voo do herói reserva novas surpresas em imagens dos bastidores; Confira! CINE POP. 16 de out, 2020. Disponível em: <https://cinepop.com.br/the-batman-traje-de-voo-do-heroi-reserva-novas-surpresas-em-imagens-dos-bastidores-confira-269493/>Acesso em: 20 de out, 2020

GOMES, R. ‘The Batman’: Após foto do Superman, nova imagem indica ano em que a produção se passará; Confira! CINE POP. 17 de out, 2020. Disponível em: <https://cinepop.com.br/the-batman-apos-foto-do-superman-nova-imagem-indica-ano-em-que-a-producao-se-passara-confira-269610/>Acesso em: 20 de out, 2020

VICTOR, M. The Batman | Tudo o que sabemos sobre o novo filme da DC. 23 de ago, 2020. JORNADA GEEK. Disponível em: <https://www.jornadageek.com.br/colunas/the-batman-tudo-o-que-sabemos/#:~:text=O%20pr%C3%B3prio%20Matt%20Reeves%20chegou,personagens%20do%20universo%20do%20Batman.&text=Reeves%20prometeu%20que%20o%20personagem,vil%C3%A3o%20at%C3%A9%20hoje%20nas%20telas.>Acesso em: 20 de out, 2020

ALIAGA, V. The Batman: Data de estreia, trailers, elenco e mais. 11 de set, 2020. IGN. Disponível em: <https://br.ign.com/batman-filme/84219/news/the-batman-data-de-estreia-trailers-elenco-e-mais> Acesso em: 20 de out, 2020

REININGER, D. Revelamos os segredos e referências de The Batman. 01 de set, 2020. CINE CLICK-UOL. Disponível em: <https://cineclick.uol.com.br/noticias/revelamos-os-segredos-e-referencias-de-the-batman> Acesso em: 20 de out, 2020


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »