Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/10/2020 às 11h01min - Atualizada em 23/10/2020 às 10h28min

Um presente de fãs para fãs: capítulo final de Caverna do Dragão

Em 1985, a animação foi cancelada antes da produção do último episódio

Ruan Amorim - labdicasjornalismo.com
Fonte : Mill Creek Entertainment / Reprodução: Site Pipoca Moderna


Após 35 anos, o desenho animado Caverna do Dragão, que marcou as gerações dos anos 80 e 90, ganhou o seu desfecho. O final da história foi produzido pelos fãs americanos, Ryan Nead e Marshal Hubbard, com base no roteiro oficial escrito por Michael Reaves, e compartilhado no YouTube.

 

A produção do último capítulo da série, feito de maneira independente, durou 4  anos. Os diretores do projeto tentaram ser o mais fiel possível ao roteiro, usando recursos como rotoscopia, que permite aos animadores redesenhar quadros das filmagens para serem usados em animação. Além disso, a dupla conseguiu recriar parte da trilha sonora, mas algumas passagens foram alteradas por limitações técnicas. 

 

Linha do Tempo

Baseado no jogo de RPG de mesmo nome, Dungeons & Dragons, em português “Caverna do Dragão'', o desenho animado ganhou vida graças a Marvel Productions em parceria com a TSR e a Toei Animation. Com um enredo muito enigmático, o clássico atravessa décadas e continua presente na memória de muita gente. Atualmente, os direitos autorais pertencem a  Mill Creek Entertainment.

 

A obra segue um grupo de jovens transportados de um parque de diversão para um mundo medieval mágico, onde eles vivem diversas aventuras para encontrar o caminho de volta para casa. A animação possui 27 episódios e é dividida em 3 temporadas. A série começou a ser exibida em 1983, nos Estados Unidos, e terminou em 1985. No Brasil, a estreia ocorreu em 1986 na Rede Globo.
                                                                                       



Apesar de ter feito grande sucesso no período de transmissão, um ano precedente ao lançamento no Brasil, o desenho foi cancelado. Antes disso, o episódio denominado como Réquiem, o desfecho da série, foi roteirizado, mas não saiu do papel.

 

Sem final, mas com muitas teorias 

Com o encerramento abrupto de uma narrativa cheia de mistérios, muitas teorias surgiram. Eles voltaram ou não para casa? O Mestre dos Magos é o vilão? Os jovens morreram em um acidente na montanha-russa e, por isso, não retornaram? Esses questionamentos, ao longo dos anos, ganharam força. Para tirar as dúvidas, o roteirista da série, Michael Reaves, divulgou o roteiro do que seria a última aventura dos seis jovens e desmentiu as teorias.  

 

Vale lembrar que, em 1999, o jornalista brasileiro Pablo Miyazawa conseguiu os  detalhes sobre o final da história, quando entrou em contato com os produtores do desenho e recebeu uma cópia dos escritos. Esses foram adaptados para uma HQ pelo ilustrador Reinaldo Rocha.
                                                                                              

 

Com acesso ao texto do último episódio, os fãs norte-americanos transformaram as palavras em animação e presentearam aos admiradores da trama com a sua conclusão. No final, os jov… brincadeira, não teremos spoiler aqui. 

 

Assista ao vídeo abaixo

 

REFERÊNCIAS

Nóbrega, Rodrigo. “
Fãs criam episódio final de Caverna do Dragão e lançam no YouTube; assista”. Ei Nerd, 2020. Disponível em:
<https://www.einerd.com.br/caverna-do-dragao-episodio-final/>. Acesso em: 21/10/2020.

 

Charleaux, Lupa. “Caverna do Dragão: episódio final do desenho é feito por fãs”. Tecmundo, 2020. Disponível em:<https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/205333-caverna-dragao-episodio-final-do-desenho-feito-fas.htm>. Acesso em 21/102020.

 

Rocha, Guilherme. “Pode acabar, 2020! Fãs fazem episódio com final para Caverna do Dragão”. Uol, 2020. Disponível em:<https://www.uol.com.br/splash/noticias/2020/10/14/pode-acabar-2020-fas-criam-final-para-caverna-do-dragao.htm>. Acesso em: 22/10/2020.

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »