Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/10/2020 às 12h20min - Atualizada em 29/10/2020 às 12h07min

Compras online: Entenda o sucesso de sites internacionais no Brasil e as principais motivações dos consumidores

Shein é um dos sites mais populares para compras entre brasileiros

Adriane Cristhine - Editado por Larissa Barros
Divulgação Shein Basics
Nos últimos meses, frequentar lojas físicas passou a não ser a melhor opção e muitos consumidores recorreram aos e-commerces para realizar suas compras. Dentre as lojas escolhidas, os sites internacionais ganharam espaço no gosto do público e seus preços acessíveis se tornaram amigos dos consumidores. Um dos mais elogiados pelos internautas é o Shein, uma rede virtual de lojas que atua em diversos países da Europa, das Américas, Austrália e no Oriente Médio, criado em 2008.

O site tem chamado atenção dos brasileiros após viralizar nas redes sociais por causa dos influenciadores e youtubers que fizeram vídeos experimentando roupas e compartilhando feedbacks, uma prática já antiga entre os criadores de conteúdo da plataforma. A partir de então, a curiosidade de muita gente aflorou e comprar na plataforma veio a ser vontade de grande parte dos consumidores.

Em julho deste ano, a 
youtuber Pamela Mendes,18 anos, publicou um vídeo em seu canal no qual experimentava roupas compradas na Shein. “Eu lembro que quando eu fiz aquele primeiro vídeo da Shein, mostrando as minhas roupas, muita gente pesquisou nas primeiras 24 horas. Meu canal era super pequeno, não tinha nem 100 inscritos e o vídeo teve uma popularidade anormal para o tamanho do meu canal. As pessoas até hoje pesquisam”, conta.


Pamela diz que sentiu no seu público a curiosidade que ela mesma tinha antes de decidir comprar. Além disso, ela afirma que passou meses procurando avaliações e assistindo vídeos iguais ao que fez posteriormente.
“É o que a maioria do meu público faz, eles procuram esse tipo de vídeo. As pessoas querem saber quanto tempo que demora, se as peças são de qualidade e como são os tamanhos. O vídeo aumentou muito as visualizações do meu canal, na época", disse.
Questionada sobre os motivos pelos quais ela tem escolhido comprar em sites como o Shein, a youtuber aponta que a variedade de peças é uma das coisas que mais chamam atenção durante a procura. “Eu finalmente encontrei uma roupa exatamente como eu queria, porque tem vários estilos diferentes. Estou conseguindo encontrar meu estilo nessa loja e em outras do tipo, coisa que eu não encontrava aqui no Brasil", disse. 
 
Ela destaca também que a maior dificuldade que sente ao comprar em lojas online é encontrar os tamanhos certos e bons tecidos, pois, na sua avaliação é muito difícil encontrar pessoas que possuem os mesmos tipos de corpos e medidas. De acordo com Pâmela, algumas blusas que comprou ficaram muito curtas e por isso acabou por não usando as peças. “Eu recomento que as pessoas tirem suas medidas antes de comprar, porque isso foi um erro que eu cometi quando comprei pela primeira vez", sugere.

Os tamanhos das peças de roupas são identificados de formas diferentes em diversos países, o que pode ser um obstáculo para quem pretende iniciar compras online. As medidas no Brasil são diferencias pelas siglas PP (muito pequeno); P (pequeno); M (médio); G (grande); GG (gigante); GGG (extra-grande). Já nos Estados Unidos os tamanhos muito pequeno, pequeno, 
médio, grande, gigante e extra-grande são representados pelas letras XS, S, M, L, XL e XXL respectivamente. 

No mais, entre as recomendações gerais que os clientes devem tomar antes de finalizar o carrinho estão o conhecimento sobre as suas medidas, estar confiante do site e suas avaliações, além de optar por métodos de pagamento mais seguros, como o cartão virtual ou boleto bancário.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »