Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/10/2020 às 11h59min - Atualizada em 30/10/2020 às 11h57min

Home office: a nova realidade do mercado de trabalho

Gabriel Leandro - Editado por Bruna Araújo
O ano de 2020 ficou marcado pelas mudanças e transições provocadas pela pandemia de Covid-19. No mercado de trabalho, muitas pessoas precisaram se adaptar a uma modalidade de serviço ja conhecida mas que até então não era muito utilizado: o home office (escritório em casa, em tradução livre). 

É um estilo de trabalho que impacta muito a vida pessoal e profissional da pessoa, traz consigo benefícios e desvantagens, tudo depende muito do ponto de vista de quem está inserido nesse meio.  Apesar de ter sido bastante usado em meio a uma situação conturbada, o home office ajudou muitos profissionais a se descobrirem e se reinventarem. 

Muitas pessoas relatam que através do home office encontraram melhor qualidade de vida, podendo trabalhar no conforto de suas casas, mas também precisando lidar com o fato de  estar muitas vezes num ambiente mais despojado, com familiares ao redor perguntando algo a todo instante, precisando se adaptar com os meios tecnológicos para manter contato com a equipe, etc. 

Quando questionadas se o home office trás benefícios, profissionais do RH da empresa Atento declararam com 100% de convicção que o trabalho remoto em casa trouxe diversas vantagens, isso porque grande parte dos funcionários mora longe do trabalho e alegam que o fato de não precisarem ficar horas no transporte público e poderem descansar um pouco mais, estar mais próximo da família, muitas dessas pessoas conseguem conciliar a vida profissional com a pessoal. 

Outro fator relacionado ao home office, são os meios usados para esse trabalho, num momento conturbado e inesperado como a pandemia de Covid-19, a tecnologia foi essencial para dar continuidade ao trabalho que não pode parar; novas plataformas foram exploradas e as já conhecidas pela população foram mais utilizadas ainda. 

Com tanta aprovação pelos trabalhadores, será que o home office será aderido pelas grandes empresas após a pandemia? Muitas coisas precisam ser ajustadas para o home office realmente ser aderido, um treinamento para utilização de meios tecnológicos mais avançado por exemplo, mas há quem indique que essa é a nova aposta do mercado de trabalho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »