Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/10/2020 às 12h12min - Atualizada em 30/10/2020 às 11h54min

Precisa escolher um notebook? Entenda as especificações ideais!

Na era do home office e aulas online, muitas pessoas estão buscando um equipamento que cumpra funções específicas. Porém, nem todos sabem escolher entre diferentes tipos de processador, memórias e placas.

Celine Almeida - Edição: Manoel Paulo
Foto: Windows/Unsplash

Pesquisar por um notebook pode ser uma tarefa assustadora para a maioria das pessoas. Entre tantas opções, como escolher um equipamento de boa qualidade, que atenda todas as suas necessidades e que caiba no seu bolso? Acredite, há uma grande importância em cada detalhe.

 

O primeiro passo é saber para o que você irá usar sua máquina, será apenas para estudos usando internet e editor de texto ou você pretende trabalhar com programas mais pesados, como editores de vídeo e imagem? Ou, ainda, curtir seus jogos com qualidade? Tudo isso conta para escolher o melhor equipamento.

 

1. Processador

O processador pode ser considerado o cérebro do notebook. Ele é responsável por coordenar todas as ações. Nesse sentido, quanto mais pesada a atividade que você irá utilizar, melhor terá que ser o processador. 

Atualmente no mercado, os processadores da Intel são os mais conhecidos e os da AMD ficam em segundo lugar no quesito popularidade. Aqui, focaremos nas Intel, pois são mais comuns de encontrar. 

Chips básicos - Intel Pentium e Intel Celeron

Para tarefas básicas como navegação na web e produção de textos.
 

Chip entre básico e intermediário - Intel Core i3

Roda vídeos em streaming e 4K, edições de arquivos leves e jogos leves.
 

Chip Intermediários - Intel Core i5

Para programas mais exigentes como os da Adobe, jogos um pouco mais pesados.
 

Chip avançado - Intel Core i7/i9

Para programas e jogos mais complexos e pesados, alguns PCs gamers. 
 

Outro ponto a ser considerado é: os processadores da Intel podem ter diferenças nas gerações, assim, um Core i5 de 8ª geração pode ter melhor desempenho que um Core i7 de 5ª geração. Porém, esses detalhes podem ser avaliados depois que suas opções já estejam filtradas. 

 

2. Memória RAM

É o espaço de funcionamento do seu notebook. A RAM mantém em ordem os processos que estão sendo trabalhados pelo processador para evitar travamentos. 

Para notebooks com Windows 10, é necessário, no mínimo, 2GB de RAM, o indicado é investir em um equipamento com mais capacidade.

Os notebooks de 4GB são indicados para funções mais simples, é recomendável manter poucas tarefas funcionando ao mesmo tempo para não causar lentidão no sistema. 

Já os de 8GB serão mais eficientes em programas mais pesados e oferecem um melhor custo-benefício. 

Mas não se preocupe, se 8GB não couber no seu orçamento, muitos equipamentos permitem fazer um upgrade para uma memória maior.

 

3. Armazenamento

O armazenamento refere-se ao espaço para guardar coisas na sua máquina. 

Os HDs disponíveis no mercado variam entre 500GB e 2TB, no entanto, o de 1TB é tamanho suficiente para guardar o que for necessário.

Atualmente, encontramos também os SSDs que competem com o HD comum. O SSD tem foco em velocidade para acessar arquivos, torna a máquina visivelmente mais rápida. É possível encontrar notebook com SSD já integrados, no entanto, também é possível instalá-los depois de acordo com sua necessidade. Para isso, tenha certeza que o notebook que você deseja comprar tenha espaço (slot) para SSD. 

 

4. Placa de Vídeo/GPU 

Todos os notebooks trazem um chip de vídeo, pois é através dele que as imagens irão se formar na sua tela. No geral, os equipamentos Intel trazem a placa integrada Intel HD Graphics que suporta atividades básicas e até alguns jogos.

No entanto, existem as placa de vídeos dedicadas, adicionadas ao notebook para melhorar seu desempenho em jogos e programas de edição. Aqui pontuamos as da NVIDIA, mais comuns no mercado.

 

Para atividades como editar fotos e vídeos em menor resolução e jogos mais leves:

  • GeForce MX110.
  • GeForce MX130.
  • GeForce MX150.

Para edição de vídeos em maior definição ou games pesados em alta qualidade:

  • Nvidia GeForce 1050.
  • Nvidia GeForce GTX 1060.

5. Tela

​Os tamanhos de telas mais comuns são de 14 polegadas e 15,6 polegadas, com definição HD ou Full HD. 

A definição também segue suas necessidades - a HD cumpre as mesmas funções que a Full HD, no entanto, esta última tem uma melhor definição de imagem, com melhores detalhes, cores e contrastes, mais recomendada para quem trabalha com imagem ou quer uma melhor imersão na hora de jogar.

 

6. Sistema Operacional

Atualmente, a maioria dos computadores saem de fábrica com Windows 10. Por ser mais popular, pode ser mais fácil de usar e também de encontrar programas compatíveis, tutoriais, soluções para erros etc. 

O Linux costuma baratear o equipamento, porém, você pode ter dificuldades em encontrar programas compatíveis. Esse sistema é mais utilizado por pessoas que entendem melhor de computadores.

Outro sistema que começou a ganhar notoriedade no mercado é o Chrome OS da Google, presente nos Chromebooks. São simples e básicos, apenas para navegar, editar documentos e acessar redes sociais, assim, não é possível baixar programas tradicionais como fazemos no Windows, apenas alguns aplicativos do Android. O preço dos Chromebook pode ser convidativo, no entanto, ele é bem é limitado e tem configurações bem simples.

 

Por fim, na hora de escolher seu notebook, leve em consideração todos os pontos mencionados para investir no melhor equipamento que cumpra todas as suas necessidades sem futuros problemas.



Fontes:

JORDÃO, Fábio. Tudo o que você precisa saber para escolher o notebook mais adequado. 2006. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/notebook/95014-tudo-voce-precisa-saber-escolher-notebook-adequado.htm. Acesso em: 28 out. 2020.

ALECRIM, Emerson. 12 dicas para a compra de um notebook. 2019. Disponível em: https://www.infowester.com/dicascnotebook.php#ssd. Acesso em: 28 out. 2020.

BRITO, Felipe. Como escolher um Notebook? Entenda as especificações de cada modelo! Disponível em: https://www.zoom.com.br/notebook/deumzoom/guia-de-compras-notebook. Acesso em: 28 out. 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »