Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/11/2020 às 12h11min - Atualizada em 12/11/2020 às 12h25min

A Famílias Addams e Tim Burton: a parceria dos sonhos

Diretor está envolvido em projeto live action para uma série da família mais excêntrica dos cinemas

Ricardo Accioly Filho - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Sony Pictures / Reprodução: Leia Já

Se você é daqueles que cresceu nos anos 90, certamente se lembra do estalar de dedos da música clássica “os Addams vem aí”, na versão brasileira... e, mesmo após um retorno em animação, literalmente, a Família Addams está voltando em formato de série live-action e com possível direção de Tim Burton!! Esta não será a primeira vez que o universo dos Addams é explorado. Criada em 1938, pelo cartunista estadunidense Charles Addams, a primeira versão audiovisual da família foi na década de 60 em uma série de TV já chamada A Família Addams. Nela, os protagonistas eram interpretados por Carolyn Jones e John Astin.

Quase 30 anos depois, o sucesso e apelo popular vieram em dois filmes consagrando as atuações de Raul Julia, como Gomez, e Anjelica Huston, como Mortícia. Além de eternizar Christopher Lloyd como o Fester Addams e apresentar Christina Ricci como a Wandinha. Mas se você ainda não está ambientado ou não se lembra, a Família Addams não é das típicas famílias que estamos acostumados, eles têm prazeres incomuns, hábitos exóticos e gostam da maioria das coisas que as pessoas normais tem horror. Liderados pelo casal Gomez e Mortícia Addams, eles são bizarros, macabros e aristocráticos, mas tem sua dose de humor.

Agora, segundo o Deadline, A Família Addams ganhará uma série de TV em live-action com financiamento da MGM TV, que é dona dos direitos da franquia. Ainda de acordo com a fonte, o estúdio busca emissoras para exibir a produção, entre elas está a Netflix como uma das principais candidatas. No entanto, como o projeto está em início, não há confirmações. E entre as negociações para viabilizar a série está o envolvimento de Tim Burton como produtor executivo. Mas, o consagrado diretor de Peixe Grande e suas histórias e Alice no País das Maravilhas ainda quer assinar a direção de todos os episódios do seriado inédito.

Dessa forma, a trama central da série sobre a Família Addams deve se passar nos tempos atuais, sob a perspectiva da Wanda, acompanhando como os excêntricos familiares se comportariam no caótico 2020. Além disso, o roteiro será criado pela dupla Alfred Gough e Miles Millar que também farão a função de showrunners da produção. Caso venha a se confirmar, este será o primeiro trabalho do diretor Tim Burton para a televisão. Com megassucessos como Os Fantasmas se Divertem, de 1988, e Edward Mãos de Tesoura, de 1990, o cineasta ainda assinou a direção de recentes clássicos de humor sombrio como Sombras da Noite e O Estranho Mundo de Jack, este em animação.

É desse estilo dark com pitadas de humor que vem os elementos que fazem da união da franquia com o diretor a melhor parceria para a volta de A Família Addams. Pois, a produção reúne todas as características que consagraram Tim Burton: excentricidade, obscuridade, humor mórbido, apelo popular e fotografia exótica. Além disso, ter como fio condutor uma personagem feminina não é dificuldade para o diretor que já lidou com isso no já citado Alice no País das Maravilhas e em A Noiva Cadáver, e diga-se de passagem, foi bastante bem sucedido, apesar de não ter voltado para a sequência do primeiro, Alice através do Espelho.

Outros filmes que garantem o sucesso da empreitada com os Addams são os trabalhos no cultuado Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet e no incômodo A Fantástica Fábrica de Chocolates. Comum a quase todos os seus filmes, a parceria com o ator Johnny Depp pode voltar a acontecer na série da família Addams, pelo menos no que depender de uma legião de fãs que já iniciaram campanha para que o eterno Jack Sparrow, e atual Grindelwald, da franquia Animais Fantásticos, seja escalado.

Além dele, a ex-esposa de Tim Burton, Helena Bonham Carter, também é alvo de apelos. No entanto, as polêmicas sobre violência contra a atriz Amber Heard, então sua esposa, ainda pairam na vida de Depp e podem afastá-lo do projeto. Por fim, apesar de ainda não ter trabalhado em algum grande projeto para TV, o universo das séries não é tão incomum para Tim Burton que já assinou um dos episódios da antologia Alfred Hitchcock Presents e da minissérie The World of Stainboy.

Dessa forma, tendo se concentrado em projetos para o cinema nas últimas décadas, Tim Burton percebe o mercado em mudanças e a entrada de grandes diretores para a televisão pode ser um impulsionador para sua volta ao humor sombrio em A Família Addams. Uma união que aparenta ser óbvia de tão perfeita para o ressurgimento em live-action de uma das mais populares franquias da sétima arte.

REFERÊNCIAS:

NASCIMENTO, V. Tim Burton fará série de A Família Addams; veja detalhes. OBSERVATÓRIO DO CINEMA. 22 de out. de 2020. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/series-e-tv/2020/10/tim-burton-fara-serie-de-a-familia-addams-veja-detalhes> Acesso em: 30 de out. de 2020.

TORRES, A. ‘A Família Addams’: Fãs querem Johnny Depp como Gomez na série de Tim Burton. CINEPOP. 24 de out. de 2020. Disponível em: <https://cinepop.com.br/a-familia-addams-fas-querem-johnny-depp-como-gomez-na-serie-de-tim-burton-270522/> Acesso em: 30 de out. de 2020.

WITIUK, G. A Família Addams: Tim Burton irá produzir e dirigir série sobre a franquia. TECMUNDO. 22 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/205694-serie-familia-addams-tim-burton-filme-tv.htm> Aceso em: 30 de out. de 2020.

ELOI, A. A Família Addams ganhará série de TV por Tim Burton. OMELETE. 22 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/familia-addams-tim-burton> Acesso em: 30 de out. de 2020.

CORREIA, N. A Família Addams | Tim Burton irá produzir série da clássica família. CINESIAGEEK. 29 de out. de 2020. Disponível em: <https://cinesiageek.com.br/a-familia-addams-tim-burton-ira-produzir-serie-da-classica-familia/> Acesso em: 30 de out. de 2020.

FILMES HQs. A Família Addams (1991) Trailer. YOUTUBE. 31 de ago. de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pEnl6C-39zw> Acesso em: 31 de out. de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »