Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/11/2020 às 13h01min - Atualizada em 02/11/2020 às 13h06min

Para além de Lampião e Maria Bonita

Paulo Pereira - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: shiko.lombra.org | Reprodução: Universo HQ

Carniça e a Blindagem Mística - É bonito o meu punhal, nova HQ do multiartista sertanejo paraibano Shiko, entrou em pré-venda no site oficial do autor no último dia 22 de outubro.
 
O ganhador do prêmio HQ Mix - o Oscar dos quadrinhos no Brasil - com a Graphic MSP Piteco: Ingá (2013 - melhor desenhista nacional e melhor publicação de aventura de 2014) e Lavagem (2015 - melhor publicação de aventura, terror e fantasia de 2016), elogiado por O azul indiferente do céu (2015) e Três buracos (2019) mantem a sua “tradição” em abordar contextos marginais. Após adentrar a dura realidade dos manguezais e dos garimpos brasileiros, e evidenciar a vida de um ícone do ativismo político latino-americano, Shiko visita agora o período histórico do Cangaço.
 
Em tempo, grosso modo, o Cangaço foi uma espécie de movimento que abrangeu quase todo o sertão nordestino entre os séculos XVIII e XX. Nele, sertanejos, à margem da lei, instituíram as próprias regras de conduta a fim de manter a ordem que o governo foi incapaz de estabelecer. O bando de Lampião e Maria Bonita é o seu maior representante conhecido.
 
Sem revelar muitos detalhes até o  momento, no site oficial o autor - onde a pré-venda pode ser adquirida - informa-se que a nova obra de histórias em quadrinhos apresentará a “história do bando mais improvável do cangaço.” A arte em destaque, que serve à divulgação da obra - apesar de Shiko já ter disponibilizado cerca de 20 páginas no seu perfil do Twitter -, com um trio de mulheres expondo cabeças cortadas, pode fornecer algumas pistas interessantes.
 

Se seguir por “este caminho”, o protagonismo feminino continuará a ser uma constante na obra do quadrinista. Lavagem e Três buracos por exemplo, têm suas narrativas baseadas na história de mulheres resilientes, fortes, com personalidades à frente de seu tempo. De forma proposital ou não, fato é que Shiko dá robustez e valor ao “lado feminino da força”.  

No entanto, a informação consolidada é que Carniça e a Blindagem Mística terá três partes. A primeira delas, intitulada É bonito o meu punhal, será lançada em novembro deste ano. As partes dois e três, ainda sem nomes divulgados, estarão disponíveis em março e julho de 2021 respectivamente.
           

Para a criação no universo narrativo deste gibi, Shiko realizou uma extensa pesquisa em documentos (jornais, revistas e entrevistas) da época. Junto à sua arte, de plasticidade realista, a nova HQ do prestigiado quadrinista promete.

 
REFERÊNCIAS:
CARNIÇA E A BLINDAGEM MÍSTICA. Shiko. [s.d]. Disponível em: http://shiko.lombra.org/. Acesso em 29. out. 2020.
 
NALIATO, S. Carniça, novo trabalho de Shiko, entra em pré-venda. Notícias. Universo HQ. 22. out. 2020. Disponível em: http://universohq.com/noticias/carnica-novo-trabalho-de-shiko-entra-em-pre-venda/. Acesso em 25. out. 2020.
 
NAVARRO, R. O que foi o cangaço? História Mundo Estranho. Super Interessante. 4. jul. 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-o-cangaco/. Acesso em 29. out. 2020.
 
VITRAL, R. Três Buracos: o quadrinista Shiko fala sobre as origens, influências, técnicas e inspirações de sua próxima HQ. HQ. Vitralizado. 28. mar. 2018. Disponível em: https://vitralizado.com/hq/tres-buracos-o-quadrinista-shiko-fala-sobre-as-origens-influencias-tecnicas-e-inspiracoes-de-sua-proxima-hq/. Acesso em 30. out. 2020.
 

Shiko Loja. Instagram. 22 out. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CGp3IYbp7a5/. Acesso em: 30. out. 2020.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »