Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/10/2020 às 16h30min - Atualizada em 31/10/2020 às 15h12min

Nasa comprova que existe água na Lua

Paulo Marques Pinto - labdicasjornalismo.com
Com informações da Nasa e da revista Planeta.
A Agência Especial Norte-Americana (NASA), por meio do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (SOFIA), anunciou no dia 8/10 a descoberta de água e moléculas orgânicas nas nuvens, girando em forma de disco ao redor de enormes estrelas. Algo semelhante ocorreu durante a formação do Sol e dos planetas rochosos, inclusive a Terra.

No dia 26, a missão descobriu água na superfície luminosa da Lua, a cratera Clavius, pela primeira vez. Apesar da dedução de pesquisas anteriores, ainda não se sabia se era água ou seu elemento químico mais próximo, o hidroxil.

A água pode ter surgido de impactos gerados por meteoritos ou da interação com partículas de luz vindas do Sol. A descoberta reforça a tese de que a água não se limita às regiões de sombra e pode se espalhar pela superfície da Lua. Isso contribui para as explorações a longo prazo do programa Artemis.

 A responsabilidade pela descoberta cabe à cientista Casey I. Honnibal, de 27 anos. Natural do Havaí, integra o programa de pós-doutorado do Centro de Voo Espacial da Nasa, com experiência em observação, instrumentação e operação de telescópios. Ela publicou a descoberta em um artigo para a revista Natural Astronomy.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »