Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/11/2020 às 11h28min - Atualizada em 02/11/2020 às 03h01min

Conheça o Natal Luz de Gramado, na Serra Gaúcha

Evento é um dos mais tradicionais do gênero no Brasil

Priscila Coutinho - Alexandra Machado
Reprodução/Melhores Destinos

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, se transforma na “Cidade Mágica do Natal”. Ruas enfeitadas e lindas decorações natalinas adornam a 35⁰ edição, que será a maior da história do festival, com 101 dias de festas, que começaram no dia 22 de outubro e vão até 30 de janeiro de 2021.

Por conta da pandemia de Covid-19, eventos fechados foram cancelados. Em nota ao portal G1, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pela festa, explicou que, ao longo dos últimos meses, trabalhou com simulações em diversos cenários, ao lado de médicos e comunidade científica, buscando viabilizar a realização dos espetáculos.
 
"Temos o compromisso de cuidar de pessoas. A decisão, tomada por unanimidade pelo nosso Conselho de Administração, foi objeto de força maior: diante da ausência de deliberações do Estado e dos prazos necessários à licitação e execução da estrutura dos espetáculos, a não-realização destes espetáculos não se apresentou como uma escolha", explica a nota.
 
“Trata-se de uma matéria técnica e científica. Não podemos ir contra as manifestações científicas e promover eventos que possam contribuir para disseminação do coronavírus. Lamentamos ter que tomar esta decisão”, destaca o prefeito da cidade, Fedoca Bertolucci.

A decoração é uma das principais apostas para encantar o público: 2,5 milhões de lâmpadas de LED que enfeitam e iluminam o Natal das ruas e principais pontos turísticos de Gramado. As luzes se acendem diariamente às 20h. Já a Rua Pedro Bonetti, que fica no centro do município, se transformou na Rua das Renas, reunindo obras de artistas plásticos regionais que homenageiam, neste ano, a imigração em Gramado.

 A Trupe de Natal, formada por um grupo de atores, promete fazer 1200 apresentações teatrais e musicais em restaurantes, hotéis e parques da cidade. Serão 12 aparições diárias, de 15 minutos cada, e no parque temático Mundo a Vapor, sempre às 15h.

A Vila de Natal é onde está localizada a Casa do Papai Noel, na Praça das Etinias, onde também se encontram produtos artesanais. Este espaço estará aberto ao público a partir do dia 7 de novembro, das 10h às 22h. O Papai Noel vai interagir com o público seguindo as normas de biossegurança recomendadas pelo Ministério da Saúde, das 14h às 18h.

Haverão diariamente também apresentações artísticas às 19h, a partir de 7 de novembro, antecedendo o acendimento das luzes. O palco será móvel e contará com um toque de raridade especial: o Grupo Dreams/American Old Truck forneceu o modelo GMC W500 “Marta Rocha”, de 1958. 

A tradicional Orquestra Sinfônica de Gramado inicia, em 25 de novembro, uma série de 35 apresentações durante a missa das 10h30, na Igreja Matriz São Pedro, integrando erudição e fé. Já o concerto sob a regência do maestro Linus Lerner ocorrerá no dia 13 de dezembro, às 13h, também na Igreja Matriz. Em 15 de dezembro, em comemoração ao aniversário da cidade, haverá outro concerto na Linha Nova, interior de Gramado.

É preciso registrar também o já conhecido concurso de decoração de pinheiros, um dos símbolos do Natal. O chamado Tannenbaumfest acontecerá no dia 7 de novembro, das 14h às 19h. Nesta data, empresas locais se reúnem para decorar as árvores espalhadas pela Av. Borges de Medeiros. São 35 pinheiros no total, em alusão à quantidade de edições do festival.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »