Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/11/2020 às 19h12min - Atualizada em 04/11/2020 às 19h07min

Parque Ibirapuera reabre aos finais de semana e feriados

Decisão foi divulgada no dia 26 de outubro pela prefeitura de São Paulo

Miriã Gomes - Revisado por Jéssica Natacha
Urbia; Flávia Salles.
(Foto: reprodução/ Miriã Gomes)
O parque Ibirapuera estava fechado desde o dia 21 de março por ordem da prefeitura de São Paulo devido a pandemia causada pela Covid-19 e, como medida de segurança estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação do vírus. Contudo, os visitantes permaneceram fazendo as atividades diárias ao redor do parque até a reabertura que aconteceu no meio do ano, em julho.

Para o retorno das atividades dentro do parque as pessoas tiveram que se adaptar a algumas mudanças. A capacidade permitida para a entrada no local é de apenas 40% do público, de segunda a sexta-feira dentro dos horários das 06h as 16h, os guardas ficam nos portões para medir a tempetura dos visitantes, manter distanciamento de dois metros entre as pessoas, além da obrigatoriedade do uso de máscaras ao circular pelo parque. 

Só no primeiro dia foi contabilizado cerca de 6,5 mil visitantes no Ibirapuera. A estudante Flávia Salles, 23, conta que está muito feliz em voltar a praticar atividades no parque, ela conta que 
durante as corridas acaba vendo pessoas de máscaras abaixadas, mas que a fiscalização está sendo rigorosa e sempre é instruída a seguir todas as recomendações de segurança. “Quando abriu em julho eu vinha durante a semana, mas sentia falta de vir todos os dias, meu corpo sentiu muita falta também e voltar é ótimo”, diz ela.

No dia 26 de outubro foi divulgado pela prefeitura de São Paulo que os parques municipais controlados pela Urbia Gestão de Parques voltariam a funcionar também durante os finais de semana e feriados, porém com controle de entrada limitada a 60% da capacidade total, seguindo as orientações anteriores permanecendo com o uso obrigatório de máscaras em tempo integral.

Estão reabertos também os serviços de alimentação como: as lanchonetes e barraquinhas presentes em todo o parque. Mas, é necessário manter o distanciamento social para evitar aglomerações nas filas de atendimento. Em contrapartida, as quadras esportivas e parquinhos foram fechados por conta do uso intenso do final de semana ao feriado da última segunda-feira, dia de finados. E por enquanto permanecerão com a entrada suspensa.

A reabertura dos espaços de lazer estão ocorrendo de forma gradual. A prefeitura de São Paulo ainda não informou quando os demais parques voltarão com as atividades, até o momento somente 70 dos 108 parques municipais presentes no estado voltaram a ativa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »