06/11/2020 às 12h32min - Atualizada em 06/11/2020 às 12h27min

Leia livros!

A importância de desenvolver a leitura nos dias atuais e seus benefícios

Gabriel Leandro - Editado por Gustavo H Araújo
Reprodução: Pixabay
"Para mim a importância da leitura é total, é plena, justamente pelo impacto que a leitura causa nas pessoas. Eu acredito que toda pessoa deveria sim ter o contato com a leitura, pois ela transforma ideias, traz novos pensamentos, te ensina e te faz ensinar, te torna mais analítico e ser analítico na atual geração é crucial, pois vivemos muito de alto falantes, ou seja, repetidores de falas, e pouco de conhecimento, o que nos torna alienados e nos prejudica". Esse é o pensamento de Letícia Lima, uma jovem de 19 anos apaixonada pela leitura e pela influência que ela traz. Um dos seus maiores sonhos é cursar Letras e, futuramente, ser uma escritora bem sucedida desenvolvendo projetos que envolvem a leitura. 

Nos dias atuais, com a nova era digital, o acesso ao livro físico se tornou ainda mais complexo. Muitas pessoas utilizam as redes sociais e, quando sobra um tempo livre, ao invés de ler um livro e adquirir mais conhecimento, essas pessoas preferem gastar o seu tempo com mídias digitais e coisas do gênero quando poderiam investir na leitura, a qual traz diversos benefícios.

Dentre os benefícios da leitura principalmente para os jovens, é possível interpretar melhor uma questão durante exames como o Enem ou concursos públicos; a leitura também ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico das pessoas, além de melhorar a escrita em redações, pois se aprende sobre novos assuntos.

A leitura é essencial para discernir e solucionar problemas, saber interpretar e distinguir os mais variados textos ou discursos, por exemplo.

Algumas dicas para quem quer se dedicar a leitura mas não sabe como começar, são as seguintes:

 
  • Não comece querendo ler diversas páginas em pouco tempo, o melhor é ler sempre um pouco a cada dia, absorver a ideia do livro, dar atenção ao que foi escrito. Lembre-se, o melhor não é a quantidade, mas a qualidade.
  •  Leia o que você gosta, procure por um gênero do seu interesse e, aos poucos, lei sobre ele, assim você irá desenvolver o hábito da leitura.
  • Para uma leitura de qualidade, é necessário um local confortável, sem barulhos ou incômodos. Dessa forma, sua atenção estará voltada apenas para a leitura.
 
Desenvolva o hábito de, a cada dia, desligar-se um pouco do mundo digital e se envolver com o mundo real.
Leia um livro, abra a mente, aprenda algo novo. A leitura vai te impactar.

 

"Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado".

René Descartes


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »