Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/11/2020 às 17h56min - Atualizada em 11/11/2020 às 17h46min

Conheça a série brasileira, Desalma

Ana Terra - Editado por Bárbara Miranda
Desalma é a nova série de suspense, original do Globoplay. Dirigida por Ana Paula Maia, a trama tem estrelas como Cássia Kiss, Claudia Abreu e Maria Ribeiro. Ela vem recebendo boas avaliações das críticas, o que rendeu a confirmação de sua segunda temporada. A série é uma mistura de suspense, horror e sobrenatural.
 
Brígida é uma pequena cidade rural, escondida no Sul do país. Os seus habitantes são descendentes de ucranianos e levam bastante a sério a cultura e práticas de seus antepassados. A trama se passa em duas linhas temporais, o ano de 1988 e 2018. As duas histórias mostram os cidadãos se preparando para o Ivanà-Kupala, uma noite folclórica da cultura pagã. Em 1988 uma jovem foi assassinada, durante essa celebração, abalando todos da comunidade. Esse crime leva diretamente aos acontecimentos de 2018, revelando que há muitos mistérios envolvendo os moradores.
 
A trama principal, no ano de 2018, mostra que a algo muito perturbador na cidade e acontecimentos levam os personagens a questionarem os eventos passados e suas crenças. A bruxa Haia (Cássia Kiss) tem o papel de apresentar as maldições eslávicas que rondam aquela cidade, mas a personagem tem seus próprios temores e ressentimentos. Ignes (Cláudia Abreu) e Giovana (Maria Ribeiro), aprofundam o desespero de duas mães que não medem esforços para proteger seus filhos do que aquela comunidade esconde. A história de Desalma mostra que mesmo depois de 30 anos, há segredos tão profundos nos personagens, que ainda atormentam a todos.
 
O Brasil é um país bem diversificado, não é tão estranho imaginar uma pequena colônia ucraniana perto das florestas do Sul. É interessante ver a forma como as culturas se relacionam e como a cidade mantém seu aspecto rústico. Outro ponto da série, é como ela mostra a cultura religiosa dos moradores, oscilando entre o catolicismo e o paganismo.

Desalma é uma grande produção, que leva o telespectador ao ambiente rústico e precário da pequena cidade de Brígida. O visual das florestas, cachoeiras complementam a história de forma perfeita. As cenas e a dinâmica dos personagens conseguem passar o suspense e criam um aspecto de estranhamento. O público sente que há algo de errado. Ela eleva os padrões de séries de horror nacionais.
 
A série está disponível no Globoplay e contém dez episódios. A segunda temporada já está confirmada pela produtora.
 

 
REFERÊNCIAS
 
'Desalma': data de estreia, trailer, sinopse, tudo o que sabemos sobre a série original Globoplay! GSHOW, 2020. Disponível em: <https://gshow.globo.com/series/desalma/noticia/desalma-data-de-estreia-trailer-sinopse-tudo-o-que-sabemos-sobre-a-serie-original-globoplay.ghtml>. Acesso em: 9/11/2020.
 
ELOI, Arthur. Desalma - 1ª Temporada. Omelete, 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/criticas/desalma-1a-temporada>. Acesso em: 9/11/2020.
 
PRATINI, Vitória. Desalma: Crítica da série do Globoplay. Adorocinema, 2020. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-156438/>. Acesso em: 9/11/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »