Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/05/2019 às 16h36min - Atualizada em 08/05/2019 às 16h36min

Vitória das mulheres: Futebol feminino volta à grade da TV aberta no Brasil

Band e Rede Globo transmitirão ao vivo os jogos dos principais campeonatos da modalidade como Brasileirão e Copa do Mundo

Izabela Avelar - Editado por Amanda Cruz
Marta, jogadora da Seleção Feminina. Foto: @BRFeminino (divulgação)

O futebol feminino ganhou repersussão na imprensa nas últimas semanas no Brasil, pois, após dois anos longe das telas, a modalidade voltará a ser televisionada. Anteriormente, só era possível acompanhar o Campeonato Brasileiro Feminino na rede social Twitter, pelo perfil @BRFeminino (que ainda tem o direito de transmitir o torneio por mais dois anos). O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última quinta-feira (2).

Desde 2017, o principal torneio disputado por mulheres no país não era exibido na televisão. Sua última aparição foi no canal de tv a cabo Sportv. Agora, a Rede Bandeirantes será a emissora responsável pelas transmissões da 1ª e a 2ª divisão nacional, pelos próximos três anos. A princípio, segundo o acordo feito, a Band escolherá um jogo por rodada, entre a Série 1A e 1B para ir ao ar.

No último ano, as mulheres também tiveram motivo para comemorar. Em 2018, a Rede Globo anunciou que irá transmitir, na íntegra e ao vivo, a Copa do Mundo Feminino, que será disputada em junho, na França. Esta é a primeira vez que a competição será televisionada em rede nacional.

O retorno a TV aberta, é uma tentativa da entidade máxima (CBF) de reafirmar seu compromisso de trazer mais visibilidade para a categoria. O futebol feminino sofre para se expandir no território brasileiro. O baixo investimento por parte das emissoras de televisão, a média de público em partidas e a falta de patrocinadores contribuem para elevar a diferença entre as realidades de homens e mulheres que vivem da prática do esporte. Como consequência, as atletas sofrem para se profissionalizar e com a disparidade de salários, em comparação com jogadores do sexo masculino.

A expectativa é que cada vez mais, iniciativas como estas cooperem para que o futebol feminino alcance um lugar de destaque, tanto no Brasil como no mundo. Lentamente, o cenário avança para uma mudança. Porém, como anda a percepção dos telespectadores sobre esse mundo, até então pouco conhecido? Falta reconhecimento e a mudança de pensamento, para quebrar o paradigma de que mulher não foi feita para o futebol.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »