11/11/2020 às 23h12min - Atualizada em 11/11/2020 às 22h58min

Estudantes se Preparam Para o Enem

A adaptação ao estudo online e a mudança de rotina devido a quarentena, estão entre os desafios que os estudantes precisam enfrentar para realização do Enem 2021

Sarah Lydia - labdicasjornalismo.com
https://enem.inep.gov.br/
Imagem por Pixabay
Os últimos meses do ano fazem parte do calendário de muitos estudantes de uma forma diferente, é o período de inscrição e realização de exames para ingressar na universidade, os meses que antecedem são marcados pela preparação através de métodos de estudo e organização. Contudo o ano de 2020 entrou para a história de uma forma diferente, a pandemia provocada pelo surgimento do COVID-19 trouxe consigo grandes impactos em todas as áreas, dentre elas na educação. Através de decretos estaduais, foi declarado isolamento social e consequentemente a suspensão de aulas presenciais. Assim as instituições de ensino passaram a utilizar o sistema de aulas remotas. Outra mudança importante foi a data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foi alterada.

Nova Data da Prova
De acordo com o site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisa), a prova impressa acontecerá no dia 17 e 24 de janeiro de 2021, e a aplicação digital acontecerá no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro do mesmo ano. As novas regras para o dia da prova ainda não foram divulgadas.
O novo modelo de ensino remoto trouxe dificuldades para os estudantes que precisaram se adaptar a “um novo normal” com a finalidade de continuar com seus objetivos.

Desafios dos Estudantes
A estudante do terceiro ano do Ensino Médio Laysa Luisa, 17 anos, comenta sobre as diferenças de se preparar para as provas através do estudo online “Estudar online tem seu lado bom, mas como é o meu ano decisivo e de muitos, seria essencial a aula presencial” Relata.
Para Laysa, que pretende cursar medicina, as expectativas são grandes em relação a realização do exame e a nova data trouxe consigo novas perspectivas “Pra falar a verdade foi bom e ruim, o bom é que nos deu um tempinho a mais, o ruim é que eu acho que vai demorar um pouco mais pra saírem as notas” Comenta.
O método de estudo usado pela estudante têm sido a leitura constante, pesquisas e exercícios, além disso faz um curso particular voltado para o vestibular do curso desejado.

Porém muitos estudantes não possuem acesso a cursos preparatórios, dessa forma desenvolvem métodos para um estudo pessoal, é o caso de Maria Antônia, 18 anos, também estudante do último ano do Ensino Médio, por não fazer um curso preparatório encontrou como melhor método o estudo através de vídeos para a internet.
Maria que pretende fazer psicologia ou biomedicina, acredita que tenha sido uma boa escolha a nova data da prova “Eu achei bom, com a pandemia muita coisa mudou.” porém relatou dificuldades enfrentadas pelo ensino online “Posso dizer que trouxe benefícios, mas também prejuízos, pois a minha forma de aprender realmente é presencial e com as aulas online muita coisa mudou” Afirma.

De acordo com Ana Quéren, 17 anos, que pretende cursar Arquitetura, a maior dificuldade em estudar online é manter a concentração “Quando estou estudando em casa o maior problema é a distração, diferente da escola, pois os professores estavam sempre perto tirando dúvidas” Relata.
A mudança da data da prova de acordo com as estudante trouxe dois lados “Um lado bom e um lado ruim, mas eu prefiro atentar ao lado bom, mais tempo para estudar.”
Para passar por esse momento, Ana resolveu criar uma página em uma rede social onde posta dicas de apoio para estudantes “Criei um perfil no Instagram para postar conteúdo sobre o vestibular e o Enem, além de dar dicas para quem está na mesma situação que eu, é um incentivo para eu não desanimar e continuar firme até a data da prova” Comenta.

Planejamento e Estudo
A professora de redação, Thalita Maciel Leandro Oliveira, que possui vasta experiência na área, destaca como uma das maiores dificuldades dos estudantes durante o estudo, a questão da disciplina “Principalmente, em uma época atípica como esta, muitos desistem e não tem foco.”
Deixa orientações para os estudantes não perderem o foco “É preciso realizar um planejamento diário. Organizar-se em relação às matérias que serão estudadas durante o dia. Vislumbrar-se dentro da faculdade.”

Persistência
Os três meses que antecedem a prova são marcados pela corrida dos estudantes em relação a organização de matérias e cronogramas de aprendizado nesse sentido a professora cita a importância do enfoque que precisa ser dado à algumas disciplinas “O importante agora é focar nas disciplinas que farão a diferença na hora da aprovação. Invista em Linguagens e Matemática” Salienta.
As mudanças ocorridas durante o ano e a migração do ensino presencial para aulas remotas trouxe muitos impactos, um deles o desânimo, alguns alunos encontraram dificuldades em continuar com os estudos, para esses alunos a professora Thalita Maciel deixa um conselho. “Lembrar-se de que os desafios que a vida nos propõe nos fazem vencedores! Diante disso, manter o foco no objetivo em que eles traçaram para a carreira estudantil" Conclui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »