Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/11/2020 às 09h50min - Atualizada em 13/11/2020 às 09h33min

Kamala Harris: da promotoria à Casa Branca

Harris é a 1° mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos

Talyta Brito - Editado por Bruna Araújo
Reprodução - Site Exame.com / crédito: REUTERS

“Embora eu seja a primeira mulher no cargo, não serei a última – porque cada menina que está assistindo essa noite vê que este país é um país de possibilidades”, afirmou Kamala Harris em seu primeiro discurso como vice-presidente dos Estados Unidos. A advogada que compõe a chapa com o democrata Joe Biden é a primeira mulher a ocupar o posto.

No sábado, dia 7 de novembro, logo após a conclusão da contagem de votos, Kamala discursou em Wilmington. Para a ocasião, ela optou por um terno branco, homenagem a uma das cores da bandeira do movimento sufragista – grupo de mulheres que lutaram pelo direito ao voto em vários países no final do século XIX. 

                   
“ Vocês   escolheram  a esperança, a união, a decência, a ciência e, sim, a verdade”
                                                 Fonte: (Reprodução - site Valor Econômico - Globo)

Filha de imigrantes, formou-se em Direito pela Universidade da Califórnia em 1989. Desde então, começou a atuar na área. Em 2010, assumiu o cargo de Procuradora Geral da Califórnia – fato inédito até então para uma mulher negra. A senadora foi tida por muitos apoiadores do atual presidente Donald Trump como integrante da“ esquerda radical” por defender pautas como a política climática denominada “Green New Deal” (Novo Plano Verde, em tradução livre) .Embora a atuação política de Kamala sobressaia, a norte-americana também atua como escritora.

 Superheroes are Everywhere – A narrativa que tem como personagem a própria autora reitera ao público infantil que o poder para mudar o mundo está dentro de nós mesmos. 


                                                            Fonte:( Reprodução - Site da Amazon) 

Smart on crime – Estatísticas comprovam que dois terços dos presidiários voltam a cometer outros crimes em dois anos. Dessa forma, a promotora propõe alternativas para tornar a segurança pública do país mais eficiente.



( Fonte: Reprodução - Site da Amazon) 

The Truths We Hold: An American Journey – No decorrer das páginas o leitor conhecerá mais amplamente a infância de kamala  em West Berkeley, episódios importantes da sua carreira como a disputa com Loretta Sanchez  nas eleições para o Senado em 2016 também são citados.


Várias personalidades do mundo da música como Lady Gaga, Beyonce, Sam Smith e Jessie J comentaram a vitória dos democratas.  Um vídeo feito pela filósofa Ângela Davis, mundialmente conhecida pelo ativismo dos direitos civis está circulando pelas redes sociais. A ativista se diz animada pela vitória da dupla, todavia ressalta algumas atitudes de Harris enquanto senadora da Califórnia como a sua não oposição à pena de morte.  A posição ocupada por Kamala configura-se um novo horizonte para as mulheres, negros e imigrantes.



 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »