17/11/2020 às 10h33min - Atualizada em 17/11/2020 às 10h33min

Candidatos ligados ao esporte fracassam nas eleições para prefeito e vereador

Nomes consagrados como Marcelinho Carioca, Roberto Dinamite e Carlinhos Bala ficaram para trás nas disputas municipais em 2020

Bianca Costa - editado por Wesley Bião
Atletas e dirigentes tentaram cargos políticos em 2020 (Foto: Reprodução/Facebook; Ben Stansall/AFP; Alexandre Vidal/Flamengo)

Ex-presidentes de clubes, dirigentes de futebol e ex-atletas foram candidatos aos cargos de vereador e prefeito em São Paulo e em outras cidades do Brasil no último domingo (15). Nomes consagrados no meio do esporte conseguiram se eleger, já outros não teve a mesma sorte nas urnas.

De todos os esportistas que almejavam o mundo político municipal quem foi o mais votado foi o Deputado Federal e ex-nadador Luiz Lima, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, que recebeu cerca de 180 mil votos e ficou no quinto lugar, com 6,8% dos votos. 


SÃO PAULO 

Ídolo da torcida do Corinthians, Marcelinho Carioca teve pouco mais de sete mil votos e além de não conseguir se eleger como vereador o ex-jogador colecionou mais uma nas diversas derrotas eleitorais - foi a sexta consecutiva - e nesse ano teve a pior votação na carreira política. Dinei, outro ex-atleta do Timão, também candiatou-se ao cargo de vereador mas não conseguiu se eleger.  

Maurren Maggi, que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, não conseguiu ficar entre os dez mais votados do seu partido. Já o ginasta Diego Hypolito conseguiu apenas 3.786 votos, que não foi suficiente para conquistar uma vaga na Câmara Municipal. Na cidade de Bauru, no interior do estado, a jogadora de vôlei transexual Tifanny também se candidatou ao cargo de vereadora, mas recebeu apenas 266 votos.

O único candiato vinculado ao mundo do esporte no estado de São Paulo que se sagrou vencedor foi o presidente do Mirassol, Edson Ermenegildo, que foi eleito prefeito da cidade do clube que comanda, também no interior do estado, com 11.708 votos. 


RIO DE JANEIRO

Os cariocas elegeram o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, vereador. O dirigente flamenguista já garantiu que não terá problemas para conciliar as duas funções. Já em Campos dos Goytacazes, no norte do estado, Raphael Thuin, atleta na natação por 22 anos, foi eleito vereador com 1.738 votos.

Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do rubro-negro, concorreu à prefeitura da capital e ficou na oitava posição, com 65.296 votos. Logo em seguida, em 

nono lugar, mais um ex-integrante da direção do atual campeão brasileiro e da Libertadores: Fred Luz, que teve o apoio de 46.246 votantes.  

O maior artilheiro da história do Vasco, Roberto Dinamite, que tem carreira na política desde 1992, ficará como suplente na Câmara dos Vereadores da capital. Outro ex-jogador do Cruzmaltino que se lançou às disputas por um cargo como vereador foi Sorato, autor do gol do título do Campeonato Brasileiro em 1989, conseguiu 1.998 votos e também está na lista de suplentes
 

RECIFE

O clássico das emoções, como é conhecido a partida entre Santa Cruz e Náutico, também aconteceu nas eleições para vereadores em Recife. Carlinhos Bala, ex-Santa, foi melhor que Kuki ex-jogador e auxiliar técnico do Náutico: 1.884 x 1.329, mas nenhum conseguiu ser eleito.  
 

BELO HORIZONTE 

Em BH o ex-presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, foi reeleito para o segundo mandato na prefeitura da capital com 63,36% dos votos. Os ex-jogadores Nonato, do Cruzeiro e Sérgio Araújo, do Galo, também se candidataram e não foram eleitos para vereadores. 

O ex-diretor executivo da Raposa, Marco Antônio Lage recebeu 33.141 votos, o maior número dentre os postulantes ao cargo de prefeito de Itabira. Porém sua candidatura está sub judice e será avaliada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Pelas regras, se candidato que está "sub judice" vencer o resultado é considerado indefinido até decisão da justiça. Caso Lage seja considerado inapto para assumir o cargo todos os votos serão anulados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »